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Curva ABC: o que é e como pode ajudar o seu negócio

O que é a Curva ABC

A Curva ABC é uma ferramenta utilizado para visualizar e classificar processos organizacionais por sua ordem de importância, listando quais são os problemas, erros e riscos. Isso facilita as análises, processamento das informações e principalmente, a tomada de decisão. Portanto, a Curva ABC tem como finalidade de gerenciar todas as prioridades da empresa.

Como visto na imagem acima, a Curva ABC é basicamente apresentada por um gráfico. Nesse sentido, ela mostra, de forma clara e objetiva, onde estão os problemas mais críticos de uma empresa. Logo, se trata de um método muito útil para identificar pontos de melhoria e monitorar a qualidade dos processos.

Ademais, nota-se que a Curva ABC é dívida em 3 partes: A, B e C, que será explicada a seguir. Vale ressaltar, que a Curva ABC pode ser utilizada em vários âmbitos empresarias, como em vendas, estabelecimento de preços e compras, programação da produção, entre outros. Porém, os exemplos a seguir será focado no meio administrativo com a finalidade de controle e gestão de estoque.

Como funciona Curva ABC

O gráfico apresenta no eixo x a quantidade dos itens em estoque, e no eixo y representa o impacto que aquele produto e/ou serviço possui nas vendas. Além disso, a curva possui 3 tipos de classificações dos produtos/serviços – A, B e C. Os itens classificados como:

  • Classe A: representam 20% dos itens em estoque e trazem 80% do resultado das vendas
  • Classe B: representam 30% dos itens em estoque e são responsáveis por 15% dos resultados.
  • Classe C: representam 50% dos itens em estoque e são responsáveis por 5% das vendas

Dessa forma, pode-se entender o seguinte:

Na classe A é possível identificar os itens de maior importância para sua empresa, e sua elaboração baseia-se na fórmula 80-20 (20% dos itens totais, que representam 80% dos resultados das vendas).

Na gestão de estoque, são esses produtos que a sua empresa precisa priorizar, pois eles são os mais importantes e têm mais valor, já que correspondem ao maior percentual nas vendas. Portanto, esses itens podem ter um maior destaque dentro da sua loja, por exemplo.

Já a classe B, é responsável por identificar os produtos com importância intermediária (ou média) para sua empresa, que será 30% dos produtos que, juntos, equivalem a 15% do total das vendas.

E por fim, no último nível, a classe C apresenta os itens de menor importância. Nessa classe será selecionados os itens que representam 50% do total de produtos e simultaneamente 5% do total de vendas.

Portanto, pode-se concluir que os itens da classe A são os que possuem maior faturamento, os que estão presente na classe B representam um faturamento médio, e por último, na classe C apresentam baixo faturamento.

Como montar a Curva ABC

A Curva ABC é construída nas seguintes etapas:

  1. Elenque os itens avaliados com seus respectivos preços e quantidade vendida.
  2. Organização por ordem decrescente do valor total
  3. Soma dos valores acumulados.
  4. Cálculo de porcentagens
  5. Definição de curvas

Por exemplo, vamos supor que a Iara é dona de um Pet Shop, e ela deseja fazer uma Curva ABC de 4 os produtos oferecidos por ela. Portanto, o primeiro passo é:

  1. Identificação dos produtos a serem analisados com seus respectivos preços e quantidade de venda:

    1. Shampoo: Quantidade: 40 – R$30
    2. Hidratante: Quantidade: 35 – R$20
    3. Ração: Quantidade 15 – R$150
    4. Brinquedos para animais: Quantidade: 75 – R$25
  2. Organização por ordem decrescente do valor total

    1. Ração: R$2.250
    2. Brinquedos para animais: R$1.875
    3. Shampoo: R$1.200
    4. Hidratante: R$700
  3. Soma dos valores acumulados.

    1. Ração: R$2.250
    2. Brinquedos para animais: R$4.125 (2.250 + 1.875)
    3. Shampoo: R$5.325 (4.125 + 1.200)
    4. Hidratante: R$6.025 (5.325 + 700)
  4. Cálculo de porcentagens

    1. Ração: 37%
    2. Brinquedos para animais: 68%
    3. Shampoo: 88%
    4. Hidratante: 100%
  5. Definição de curvas

  • Classe A: Ração
  • Classe B: Brinquedos, Shampoo
  • Classe C: Hidratante

Resultado:

Lembrando que para encontrar em qual classe o produto está é preciso definir uma porcentagem de corte, que nesse exemplo foi utilizado:

  • Classe A: 60%
  • Classe B: 90%
  • Classe C: 100%

Ademais, é recomendado que analise da Curva ABC seja feita todos os meses, pois é possível obter analises mais profundas sobre os itens.

O Princípio de Pareto

Um dos principais objetivos da Curva ABC é identificar a Lei de Pareto nos produtos e/ou serviços da empresa.

Ao classificar os processos e seus efeitos, o diagrama de Pareto demonstra que um grupo pequeno de problemas possuem um poder maior de impactar a empresa do que todos os outros juntos. Pois, segundo a lei de Pareto “apenas 80% das consequências vem de 20% das causas”, ficando conhecida também como a Regra 80/20.

Por exemplo, 20% dos vendedores ganham 80% das comissões, 20% dos clientes correspondem por 80% dos lucros de qualquer negócio e assim por diante.

Conclusão

Sendo assim, a Curva ABC é uma ótima ferramenta para gestão de estoque pois essa análise oferece para a empresas os itens que são mais vendidos e trazem mais retorno para o negócio, pode-se dizer que ela ajuda a identificar quais produtos devem ser comprados com maior frequência e quantidade e quais não devem .

Isso faz com que a composição do estoque esteja alinhada à demanda dos clientes, aumentando o índice de atendimento dos pedidos.

Por último, vale ressaltar que a PUC Consultoria Júnior (PCJ) possui o espaço do fale conosco, que pode te ajudar a tirar dúvidas que possam ter surgido sobre algum tema ou sobre a empresa em si e seus serviços.

Texto escrito por Pedro Praça, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 15/12/2021 / Categoria: GESTÃO DE ESTOQUE /

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