O controle de estoque é a área responsável por monitorar os fluxos de mercadorias dentro da organização. É de extrema importância para obter informações sobre entradas e saídas de materiais.
Um bom gerenciamento do estoque é um dos meios de controlar um dos bens mais importantes da organização. Afinal, a venda dos produtos é tida como a fonte principal de lucro, assim como vantagem entre os concorrentes.
O que a falta de controle de estoque pode causar na sua empresa?
Sem uma gestão eficiente de mercadorias, a empresa mostrará dificuldades em identificar quais produtos estão faltando, ou que estão em baixa quantidade, além do indício de perdas e extravios.
De acordo com a revista Exame, o problema na gestão de estoque nas pode causar a falência da empresa. Pois o descontrole e a falta de organização são uma das principais causas de perda de vendas e de dinheiro em um empreendimento.
Mas afinal, como ter bom um controle de estoque?
Para empresas que apresentam esse tipo de problema existem estratégias e sistemas para auxiliar o gestor a controlar e obter informações detalhadas sobre seu estoque, assim possibilitando uma maior gestão dos seus insumos.
Com isso, a PUC Consultoria Jr. separou três melhores meios para auxiliá-lo a resolver este problema de modo a recuperar novamente a eficiência do seu negócio.
Planejamento de Vendas e Operações (S&OP)
É um método moderno de planejamento dos processos de logística empresarial, que inclui o planejamento de vendas, de produção e estratégicos de modo a trabalhar em conjunto para a melhor eficiência da organização como um todo. Esse método consiste em:
- Atualização de dados sobre as vendas, juntamente com a previsão para os próximos períodos;
- Planejamento sobre a demanda dos clientes;
- Levantamento de mercadorias indispensáveis para as vendas previstas;
- Reuniões para definir se o planejamento de demanda é compatível com o planejamento de compra de suprimentos.
Este método é bastante efetivo para o planejamento conjunto entre os setores, e também para um melhor acompanhamento das vendas, das compras e financeiro da organização, assim como influenciar o trabalho em equipe.
Sistemas de gestão empresarial para o controle de estoque
São sistemas de informática responsáveis de cuidar e integrar as operações do dia-a-dia de uma empresa, e também são oferecidos esses tipos de sistemas para auxiliar na organização e monitoramento do estoque empresarial, tornando essa tarefa simples para o gestor.
Os mais indicados são o Conta Azul, CEST e tsEstoque, todos possuindo opções de cadastro de mercadorias, relatórios e controle das movimentações de produtos no estoque.
Procure ajuda profissional externa para encontrar a raiz do problema
Muita das vezes o problema está tendo origens difíceis de serem descobertas e necessita de uma análise mais profunda, o que dificilmente pode ser identificado pelo gestor.
Com isso, um dos melhores meios para saber a origem de modo detalhado é contratando ajuda profissional externa para fazer o diagnóstico, e assim facilitar a identificação dos erros cometidos durante o processo.
Dessa forma, a Gestão de Estoque é o recomendável para mensurar a raiz do problema e assim proporcionar o crescimento profissional desejado. Saiba mais sobre!