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8 benefícios da comunicação interna para a sua empresa

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Desenvolver a comunicação interna da empresa se tornará indispensável para o sucesso do seu negócio.

Comunicação interna

Quando se trata de comunicação, o que vem logo à mente é a forma que a marca se comunica com seus clientes.  Além disso, como realizar essa comunicação da melhor forma para atingir o público-alvo certo.

Mas não é bem assim. A comunicação entre empresa e colaboradores também tem um papel fundamental para o sucesso da companhia, já que são os trabalhadores que executam as tarefas, que resultam em aumento do capital.

Imagine que uma meta definida é passada aos colaboradores de forma mal esclarecida. As chances dela ser alcançada são bem pequenas, podendo desmotivar toda a equipe por não alcançar o objetivo proposto.

A comunicação interna é muito importante na empresa, pois ela evita que ocorra esse tipo de problema, assim como outros. Além disso, traz uma maior sensação de pertencimento da empresa para os funcionários.

Neste artigo, estarei te explicando 8 benefícios da implementação de estratégias de comunicação interna na sua empresa.

O que é comunicação interna?

Na verdade, comunicação interna é o conjunto de ações de comunicação que são implementadas dentro da empresa para se relacionar com os seus funcionários. Podemos considerar que a comunicação interna é tão importante quanto a externa.

Isso pode ser importante para que os empregados possam ter informações sobre a empresa. Por exemplo, ter conhecimento sobre missão, visão e valores da empresa. Assim, se motivam para trabalhar por um propósito.

Dessa forma, a comunicação interna contribui para que todos os setores da empresa possam trocar informações. Para isso, são desenvolvidas formas ou estratégias que auxiliam na maneira que é passada essa mensagem.

1 – Consolidar a cultura organizacional

Precisamos primeiro entender que a cultura organizacional é um ponto de partida no processo de mudar os hábitos dos funcionários. A cultura organizacional é o pacote total da maneira como trabalhamos, pensamos e agimos.

Investir na transmissão da cultura da empresa para os colaboradores permite que, além de trabalharem para um fim maior, eles irão fazer a diferença na satisfação do cliente.

Já que assim os funcionários estarão motivados e engajados, eles estarão dispostos a ir além para exceder as expectativas do cliente e investir no futuro da organização.

2 – Alinhar a equipe de trabalho

Já sabemos que trabalho em equipe e colaboração são habilidades que não são naturais para a maioria das pessoas. Elas precisam ser aprendidas e praticadas regularmente.

A partir desse ponto é que a comunicação interna vem para melhorar esse obstáculo. Ao definir uma forma de comunicação entre a equipe, torna-se mais fácil seguir um método.

E com isso a empresa só tem a ganhar, já que todos os funcionários conseguem se comunicar da mesma forma. Assim, é possível que todos contribuam para o crescimento ou melhoria da empresa.

3 – Aumentar a motivação e a produtividade dos funcionários

Para que seu negócio vá bem, é preciso entender que a motivação dos funcionários é fundamental para manter a produtividade. Existem vários fatores que influenciam a motivação, um deles é o relacionamento positivo com colegas de trabalho.

É necessário que você entenda a importância do papel da comunicação na motivação do trabalho, porque às vezes podem ser os erros de comunicação mais básicos que levam à insatisfação dentro da empresa.

Contribuir para a efetividade da comunicação pode ser fundamental para melhorar a motivação dos funcionários.

4 – Aprimorar o ambiente de trabalho

Quando você cria uma cultura de comunicação, o ambiente de trabalho se torna mais dinâmico e aberto.

Lembre-se de que esse processo é contínuo e não termina em um único evento. Consistência é a chave para você poder reivindicar que o seu local de trabalho se torne eficiente e receptivo. 

Em vez de simplesmente falar sobre querer uma cultura de comunicação, direcione suas decisões para uma comunicação honesta, transparente e aberta.

5 – Melhorar a transparência

Qualquer estratégia de comunicação interna precisa ser construída sobre transparência.

A comunicação transparente promove a confiança entre você e seus funcionários, além de aumentar o engajamento de toda a equipe. Quando os funcionários se sentem confiáveis ​​e bem informados, eles são motivados a fazer o melhor e comunicar suas necessidades aos seus líderes.

Também é importante descobrir ativamente os pontos problemáticos que os funcionários possam ter e o que gostariam como melhorias.

6 – Engajar os funcionários

É necessário compreender que o engajamento é o resultado de um bom processo de comunicação bidirecional e por meio de interação com os funcionários. Funcionários engajados são aqueles que ajudam um negócio a prosperar, crescer e ter sucesso.

Quando há esse caminho de duas vias na comunicação de um negócio, empregado-empresa, é certo de que, além de funcionários, você terá um fã da sua marca. Ou seja, uma pessoa que ama estar ali, por se sentir parte da empresa.

7 – Fomentar a inovação

Como dito anteriormente, a criação de um método para se comunicar facilita a participação de toda a empresa na troca de informação.

Dessa maneira, todos os colaboradores são capazes de opinar e sugerir novas ideias ou melhorias para a empresa, facilitando, assim, o caminho para inovações de todo o negócio.

8 – Agilizar processos

Grande parte dos problemas da empresa é causado por problema ou falha na comunicação e isso pode ser evitado com a implementação da comunicação interna.

Caso você resolva implementar esse recurso dentro do seu negócio, irá perceber que a produtividade será muito maior, pois os setores conseguem se comunicar de maneira mais fluida e os processos se tornarão mais eficientes.

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Conclusão

Encontrar maneiras de medir a comunicação interna da sua empresa ajudará a atingir e aumentar a eficiência. As métricas digitais estão ganhando importância e agora podemos medir uma série de tópicos de maneira mais direta e precisa. Pense nos pedidos recebidos por meio dos liderados, no uso da intranet como facilitador e meio de agilizar o processo e no alcance de todos os funcionários.

Além disso, os resultados medidos podem ser usados ​​de duas maneiras:

  • Informar a respeito da importância de um tópico, tornando seus pontos fortes e fracos mais aparentes;
  • Entender melhor sobre os interesses de seus funcionários.

Em resumo, uma sólida estratégia e plataforma de comunicação interna pode promover um relacionamento positivo com os funcionários e sua empresa.

Texto escrito por José Carlos, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 02/05/2019 / Categoria: RECURSOS HUMANOS /

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