A sustentabilidade empresarial é um conjunto de políticas e ações economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis aplicadas às atividades e produtos da empresa. Ou seja, é uma questão de responsabilidade socioambiental.
Dessa forma, essas ações ajudam a empresa a se posicionar positivamente perante seu público, uma vez que o crescimento de um negócio deve beneficiar seus proprietários, consumidor e as pessoas envolvidas na produção e, isso tudo, sem agredir o meio ambiente. Desse modo, tratar a sustentabilidade empresarial como fator de decisão estratégica dentro do ambiente corporativo é extremamente importante.
ESG
ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português), é usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Assim, essa abreviatura pode ser usada para dizer quanto um negócio minimiza seus impactos no meio ambiente e seus investimentos com critérios de sustentabilidade. Ou seja, ao invés de analisar apenas índices financeiros, eles também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma empresa
Dessa forma, entenda o significado de cada letra:
E (environmental, em inglês, ou ambiental, em português) Refere-se às práticas em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação sobre temas como aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, desmatamento e escassez de água.
S (social, em inglês e português) Diz respeito à relação de uma empresa com seu colaboradores. Por exemplo: satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade e respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
G (governance, em inglês, ou governança, em português) Refere-se à administração de uma empresa. Por exemplo: composição do conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração dos executivos e a existência de um canal de denúncias.
Benefícios do ESG e da Sustentabilidade empresarial
Investir em práticas sustentáveis empresariais ajuda a aumentar a resiliência da empresa em possíveis crises futuras. Isso, porque é de interesse mundial que atitudes sustentáveis mantenham a economia estabilizada e funcional. Uma vez que, a sustentabilidade permite que os fatores de produção sejam mais constantes e mantidos ao longo do tempo.
As empresas que aderem a essas práticas têm muitos ganhos, como:
- Crescimento do bem-estar;
- Preservação do meio ambiente;
- Imagem da empresa mais positiva, contribuindo para a credibilidade e confiança junto aos consumidores, fornecedores e investidores;
- Vantagem competitiva e diferenciação de mercado;
- Redução nos custos de produção, pois, conscequentemente, geram economia nos processos da empresa;
Práticas e processos ESGs
Abaixo estão algumas das principais práticas relacionadas à preservação do meio ambiente e de processos sustentáveis:
- Sistemas de tratamento e reaproveitamento da água;
- Uso consciente da água e da energia elétrica;
- Desenvolvimento de programas de inclusão social na comunidade;
- Programas de reciclagem;
- Respeito à diversidade cultural, sexualidade, raça, etnia e credo;
- Políticas para diminuir as diferenças de gênero.
Por que e como implementar?
Portanto, observa-se a grande necessidade de se adaptar, para evitar a perda de clientes e melhorar seus posicionamentos no mercado. Visto que, grandes empresas, como Avon, Natura, Apple, Unilever, entre outras adotam práticas sustentáveis como parte de sua cultura, o que indica que sustentabilidade também pode ser um caminho para o sucesso. E, também, é possível observar que cada vez mais os consumidores estão à procura de produto que estejam de acordo com seus posicionamentos
Ademais, quando se pensa sobre sustentabilidade logo pode-se achar que empresa terá muitos gastos para sua implementação e inovação. Porém, tal prática beneficia a empresa em diversos aspectos, como diferenciação dos concorrentes, agregação de valor seu produto, aquisição de novos clientes e muitos outros benefícios. E, desse modo, é possível retornar essa investimento para empresa a medio e longo prazo.
Dessa forma, a PUC Consultoria Jr. oferece o serviço de Plano de Negócios, ou seja, se a sua empresa está estagnada, sem qualquer taxa de progressão, com algum sinal de regressão ou quer implementar essas práticas em um novo negócio a nossa empresa pode te ajudar com esse serviço, e até mesmo, implementar as práticas sustentáveis. Clique aqui e entre em contato conosco!
Indicações de leituras
Os textos “5 Técnicas que impulsionam a inteligência de mercado da sua empresa” e “Empreendedorismo Sustentável e seu crescimento” publicado anteriormente em nosso blog, também se relacionam ao fato da adesão de práticas sustentáveis à sua empresa.
Para se aprofundar ainda mais no tema e tentar aplicá-lo com mais certeza em sua empresa, há algumas sugestões de livros:
- Gestão Estratégica da Sustentabilidade : Experiências Brasileiras (Isak Krugliankas e Vanessa Pinsky)
- Sustentabilidade empresarial e mercado verde: A transformação do mundo em que vivemos (Ricardo Ribeiro Alves)
- Como fazer a empresa lucrar com sustentabilidade (Bob Wilard)
Texto escrito por Mariana Puertas, consultora de projetos da PUC Consultoria Jr.