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Plano de negócios: tudo que você precisa saber

Resolução de Conflitos

Um Plano de Negócios é um dos maiores e mais complexos serviços ofertados pela PUC Consultoria Júnior. Este é ideal para pessoas que pretendem começar um novo empreendimento ou expandir um negócio já existente. Porém, é indicado para aqueles que não possuem conhecimentos acerca do mercado, das projeções financeiras, das demanda e sobre outros quesitos.

Para que serve um Plano de negócios?

Em um país como o Brasil, existem inúmeras incertezas ao se abrir um empreendimento. Sendo assim, um plano de negócios tem o objetivo de reduzir essas dúvidas, trazendo informações importantes no que se trata do  funcionamento, mercado, demanda, investimento inicial, projeção de caixa, rentabilidade, projeção de cenários e outros tópicos a respeito do empreendimento.

Uma diferença que o Plano de negócios tem em relação a outros projetos, como o Estudo de viabilidade econômica, é que ele possui um plano de ação, composta pela Matriz GUT e a Análise 5W2H, que visa auxiliar o gestor a contornar os problemas identificados nas etapas anteriores, para que o projeto tenha a maior possibilidade de dar certo.

Lembrando que, todos os serviços da PCJ podem ser personalizados de acordo com a sua necessidade.

Importância de um Plano de negócios

Existem duas principais importâncias de um projeto de Plano de negócios, uma para se entrar em um mercado já consolidado e outra para iniciar um empreendimento em um mercado pouco explorado ou totalmente inexistente na região que irá começar o negócio.

Na primeira situação, que seria a do mercado consolidado (exemplos: Pet shops, restaurantes e padarias em bairros residenciais), o Plano de negócios possibilita que o gestor entenda como o mercado funciona na região, seus gap’s, faixa de preço praticada pelos concorrentes, melhores fornecedores e outros.

Por outro lado, em um mercado pouco explorado ou totalmente inexistente na região, a maior informação que um Plano de negócios pode fornecer é se há demanda o suficiente para o que será ofertado. Dessa forma, acaba por mostrar se o empreendimento é viável ou não, naquela região.

As etapas de um PN

Há muitas formas de se fazer um projeto de Plano de negócios. Os projetos podem ser personalizados de acordo com a necessidade da pessoa que contrata o serviço, mas, assim como os outros projetos da PCJ, o PN  possui uma estrutura base que será utilizada na análise das etapas.

A partir disso, existem as macro etapas e, dentro dessas, existem as micro etapas que as compõem. Porém, para que se tenha uma melhor visualização, serão analisadas apenas as macro etapas, sendo elas: Pesquisa secundária; Pesquisa primária; Análise da concorrência; Análise dos fornecedores; Curvas de valor; Análise Swot; Desenvolvimento estrutural; Definição de premissas; Análises financeiras e Plano de ação.

  • Pesquisa secundária

A pesquisa secundária tem a função de mostrar dados que estão disponibilizados por fontes confiáveis, sobre o mercado de interesse do empreendimento. Sendos assim, essa pesquisa é importante, uma vez fornece uma noção de como é o mercado em várias camadas: nacional, estadual e municipal.

  • Pesquisa primária

Essa etapa tem a função de analisar o funcionamento do mercado, mais especificamente na região acordada. Isto porque, a demanda da região tende a sempre ter exigências diferentes, em alguns pontos, no que tange a relação ao mercado nacional, analisados na pesquisa secundária.

  • Análise da concorrência

Essa etapa busca entender como são os concorrentes que estarão ao entorno da empresa, para que, a partir disso, a empresa possa aproveitar oportunidades que possam surgir em gap’s de mercado.

  • Análise dos fornecedores

A macro etapa busca informar ao cliente quais dos fornecedores presentes no mercado de atuação do empreendimento, podem oferecer os insumos em melhores condições. Através dessa análise é possível que o cliente consiga evitar assim imprevistos e prejuízos por falta de insumos.

  • Curvas de valor

No que se trata das curvas de valor, esta consiste em uma ferramenta que tem o objetivo de analisar, comparativamente, os valores do seu empreendimento com o dos concorrentes. Dessa forma,  a análise se dá através da montagem de um gráfico, compreendendo com mais facilidade como o seu empreendimento estará perante ao mercado. Além disso, são expostos quais serão seus pontos fortes e os fracos, assim como quais devem ser aprimorados. De início, são definidos os critérios a serem avaliados, em seguida cada um dos concorrentes são avaliados e a projeção de como será o empreendimento também.

  • Análise SWOT

Com intuito de proporcionar ao empreendedor a ciência das principais forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças do seu empreendimento empreendimento, essa ferramenta traça um planejamento para o estabelecimento envolvendo esses 4 pontos.

  • Desenvolvimento estrutural

Nessa etapa, que é feita depois da Cruz Swot, é descrito o funcionamento estrutural de uma empresa do setor estudado, como modelos, tecnologias, quais e quantos funcionários e tudo que possa envolver o funcionamento da empresa.

  • Definição de premissa

Nesta etapa serão realizadas as projeções sobre o empreendimento. Isso implica o uso de dados obtidos nas pesquisas secundária e primária. Definindo as premissas básicas, é possível obter um cenário mais aproximado da realidade sobre demanda, investimento inicial, custos, despesas, receitas e outros, gerando mais confiança financeira para quem for utilizar o projeto.

  • Análises financeiras

É voltada para a análise da questão financeira da empresa, são feitas projeções que envolvem receitas e gastos, além da análise de alguns indicadores, que visam possibilitar que o cliente tenha uma noção de como estará as finanças da empresa por um certo período de tempo.

  • Planos de ações

Para finalizar o projeto, são elaborados planos de ações que podem ser executados para resolver os problemas que foram identificados na empresa, para isso são utilizadas a Planilha 5W2H e a Matriz GUT.

Problemas ocasionados ao não realizar um Plano de negócios

Um Plano de negócios pode evitar várias complicações no início de um negócio (que seriam os 3 primeiros anos), assim como é dito no livro “A construção do Plano de negócio”, escrito por Renato Cecconello e Alberto Ajzental.

Os problemas resolvidos pelo Plano de negócios são vários, por exemplo, da quantidade de demanda que o projeto terá, frequência dos clientes, estimativa do aporte financeiro inicial, nível de competitividade do comércio no local e, através dos indicadores, mostra se o projeto é viável ou não, ou seja, se o valor investido poderia ser melhor aplicado em outro lugar.

Conclusão

Assim, percebe-se que a elaboração de um Plano de negócios é essencial para um empreendedor que busca uma maior confiabilidade de que seus investimentos financeiro e de tempo, em uma nova empresa, dará resultado o suficiente para que seja justificada a abertura da empresa na região.

Por último, vale ressaltar que a PUC Consultoria Júnior (PCJ) possui um espaço do “fale conosco”, que pode te ajudar a resolver dúvidas que possam ter surgido sobre algum tema ou sobre a PCJ em si e seus serviços.

Texto escrito por Victor Henrique, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 25/10/2021 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, MERCADO, PLANO DE NEGÓCIOS /

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