Logo

BLOG

Planos de cargos e salários: por que é essencial para empresas?

Grupo focal

Planos de cargos e salários é a definição das funções, registros e remuneração de uma empresa. Esses planos tem como objetivo maior organizar e padronizar os cargos internos, garantindo uma competitividade salarial em relação ao mercado de trabalho. Em suma, são uma política interna da empresa que define quais são as funções ofertadas, suas características e a remuneração para cada posto de trabalho.

Planos de cargos e salários: objetivo. 

O plano de cargos e salários busca manter o quadro de colaboradores organizado, oferecendo assim benefícios compatíveis com a política da empresa. Para isso, ele segue os aspetos estabelecidos pelas leis trabalhistas, além de estabelecer critérios para que o profissional possa evoluir dentro da escala hierárquica empresarial.

Ainda sobre assa escala vale mencionar o organograma: um gráfico dessa estrutura hierárquica empresarial, que representa simultaneamente os diferentes elementos da empresa e suas ligações. Dessa forma, o organograma contribui na compreensão dos processos realizados, facilitando o acesso a visão hierárquica de uma empresa, e, portanto, otimizando seus resultados.

Certo assunto pode ser melhor entendido e aprofundado melhor no texto: Organograma sua importância para o sucesso.

Por que é essencial para a sua empresa?

Os planos de cargos e salários aumentam a motivação e o engajamento dos colaboradores e aprimoram a visão sistémica de cada membro. Eles fazem com que cada empregado veja o empregador como uma opção válida para contribuir para sua carreira própria. Além disso, mantém a empresa em organização e bem estruturada frente aos seus processos.

De certa forma, servem para estabelecer e criar uma estrutura de atribuições, responsabilidades e remunerações de todas as funções que influenciam no funcionamento da companhia. Sua existência possibilita a construção de um plano de crescimento profissional, também conhecido por “Plano de carreira”, e oferece diversos benefícios tanto para a organização e seus colaboradores.

Quais são as etapas de um Planos de cargos e salários?

Inicialmente, para implantar um Plano de Cargos e Salários em uma empresa é necessário definir a remuneração adequada de cada função, e a descrevê-las de forma justa. Através disso é possível preparar a empresa no que diz respeito a remuneração com salários competitivos e promover colaboradores motivados. Para estabelecer um plano de cargos e salários existem algumas etapas principais. Sendo elas:

  • Descrição de cargos:

O primeiro passo é descrever e deixar bem claro a competência de cargo da empresa, evidenciando sua descrição, atribuições e todas as competências necessárias para a execução de suas funções.

  • Competências dos colaboradores:

Em segundo lugar deve-se analisar a competência de cada colaborador ocupante do cargo, e todo seu desenvolvimento ressaltado, visando atingir o equilíbrio das competências técnicas e comportamentais dos mesmos. Dessa forma, o meio de analisar tais atribuições dos funcionários é através da avaliação de seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

1- Conhecimentos: saber teórico, como nível superior em administração;

2- Habilidades: saber prático, como a negociação de conflitos;

3- Atitudes: práticas diárias, como pontualidade, entrega e honestidade.

Dessa maneira, além de informar aos funcionários as responsabilidades de cada cargo, é possível dizer o que a empresa espera deles.

  • Estabelecimento de níveis para cada cargo:

Visando o alcance de uma organização e seguimento lógico dos processos é necessário estabelecer os níveis para cada cargo da empresa, tais níveis podem ser divididos em três, sendo eles:

1- Nível estratégico:

O planejamento estratégico é o começo de tudo. Ele é a visão do futuro da organização, se estruturando nos fatores ambientais externos e internos, onde se define os valores, visões e missão da organização. É por isso que as decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa.

 

2- Nível tático

Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo normalmente apenas um processo de ponta a ponta. Dessa forma, planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.

3- Nível operacional:

O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Todos os níveis da organização devem se envolver nessa etapa através do acompanhamento da rotina empresarial. Somente assim é possível garantir que todas as tarefas e operações sejam executadas de acordo com os procedimentos estabelecidos.

  • Pesquisa de mercado:

Nessa etapa, é preciso fazer uma pesquisa salarial de mercado, investigando quais são os salários e benefícios que outras empresas praticam para cargos iguais ou semelhantes aos da sua organização, possibilitando assim a comparação para que a empresa garanta equidade externa com outras da mesma região e ramo de atividade.

  • Segmentação do organograma:

A empresa deve seguir tudo o que foi segmentado no seu organograma, conduzindo e respeitando cada nível estabelecido dentro dele. Portanto os cargos de maior comando estão no topo do organograma, representando os principais executivos e diretores do negócio. Já os cargos gerenciais estão no meio, e os operacionais na base, sendo que cada cargo deve obedecer ordens vindas do topo do organograma. Feito isso, há clareza de quais cargos são subordinados a quais e, mais importante, quais são as possibilidades de crescimento profissional que a organização oferece.

  • Definição de salários:

Após toda execução e análise feita anteriormente é preciso que a empresa defina quais serão os salários e benefícios de cada membro, seguindo as políticas da empresa e as leis vigentes a cada função.

Vale mencionar que existem outras metodologias para se criar um plano de cargos e salários, contudo o mais importante é sua criação e segmentação dentro da empresa. Isso porque a ausência dos planos de cargos e salários dificulta e estruturação do crescimento  de uma empresa, já que a má organização dos funcionários pode promover problemas sérios, como:  a insatisfação de clientes, a queda na produtividade, no desenvolvimento dos membros, entre outros fatores.

Conclusão:

Os planos de cargos e salários consiste na definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e, consequentemente, os seus respectivos níveis salariais. Contudo, eles não podem ser resumidos a planilhas com simples descrições de cargos e salários.

Dessa forma, é necessário definir com os colaboradores quais critérios e indicadores serão utilizados para fazer essa avaliação, e de quanto em quanto tempo ela acontecerá. Dito isso, ao se preparar para elaborar os planos de cargos e salários dentro da sua empresa você sempre pode contar com o auxílio da PCJ para alcançar os melhores resultados possíveis! Basta entrar em contato conosco.

Publicado em:: 27/12/2021 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco