O mercado atual é caracterizado por diversas exigências, como qualidade, objetividade e bom preço. Assim, para atingir as expectativas dos clientes, uma solução prática é a definição do Plano de Negócios do empreendimento. E têm como objetivo orientar os que desejam iniciar ou amplir um empreendiemento. Portanto, identifica os possíveis erros que poderão ser cometidos, com o intuito de não afetar a empresa no mercado de trabalho.
Como o Plano de Negócios pode te auxiliar?
O Plano de Negócios é indicado na decisão de abertura ou expansão do negócio, definindo se o investimento seria viável ou não. Além disso, estuda sobre o ramo da empresa, os produtos e serviços que irão ser oferecidos, os clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do empreendimento. Esse registro auxilia o cliente a alcançar as metas da empresa, diminuindo os riscos, as incertezas, e, além disso, avalia as ações ao abrir a firma.
Benefícios do Plano de Negócios
Dentre os benefícios, pode-se destacar:
- Organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
- Demonstrar o caminho a ser seguido;
- Oferecer apoio à administração do negócio;
- Captar recursos financeiros e humanos;
- Contribuir para o alcance dos objetivos almejados;
Logo, esse serviço avalia os recursos necessários para o retorno do investimento inicial. Analisa as capacidades da empresa em relação ao seu público-alvo, recursos financeiros e oportunidades de aperfeiçoamento e expansão. Reconhece os fatores positivos e negativos do mercado, além de propor métodos alternativos para potencializar oportunidades e minimizar ameaças.
Etapas do Plano de Negócios
Um Plano de Negócio é muito importante para a garantia de um sucesso futuro, mas seu execução é longa e difícil. Por isso, caso esteja interressado nesse tipo de serviço, entre em contato com a PUC Consultoria Jr. para realizar seu projeto como uma consultora empresarial. Clique aqui para falar conosco e marcar uma reunião!
Assim, vamos te mostrar as etapas do Plano de Negócio:
Pesquisa de Mercado
Primeiramente, para elaborar um Plano de Negócios é preciso coletar informações relevantes sobre o campo de atuação, negócios, concorrência e especialmente avaliar o comportamento de público-alvo, elaborando uma Pesquisa de Mercado.
E se refere a obtenção e análise de dados acerca do mercado. Sendo realizado por meio de pesquisas.Assim, pode-se ter um maior crescimento de mercado e com características de inovação. Dessa maneira, torna-se viável o direcionamento das tomadas de decisão de acordo com os objetivos do empreendimento.
Plano de Marketing
Em seguida, deve-se fazer uma Pesquisa de Marketing, que ajudará o empreendedor a compreender o mercado que irá atuar, deixando claro se haveria uma demanda pelo seu produto ou serviço prestado, além de definir os concorrentes e identificar qual será o melhor produto ou serviço oferecido pela empresa de modo a alcançar mais clientes. Sendo classificados os 4P’s -praça, preço, promoção e produto- dos concerrentes.
Têm como objetivo de se adaptar às tendências mais atuais. Além disso, é feita a análise SWOT, analisando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que o mercado propicia à empresa.
Plano Operacional e Pessoal
Nessa próxima etapa, é feito o Plano Operacional. Sendo a melhor maneira de possui foco total na obtenção de resultados dentro de um período estabelecido. No Plano Operacional podem ser descritas estratégias de controle de qualidade. Desse modo, permite maior conhecimento e possibilita a otimização dos processos produtivos.
Enquanto, o Plano de Pessoal é responsável por descrever as atribuições dos funcionários, de modo a especificar as responsabilidades dos empregados e dos empregadores. Assim, identifica bem as competências exigidas para sua execução dos processo
Planejamento Financeiro
Por fim, haverá o Planejamento Financeiro, onde empreendedor terá consciência do quanto deverá investir em seu negócio, definindo se o investimento será viável ou não. O documento contém as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas de capital de giro e fluxo de caixa, que consiste em uma ferramenta de controle da movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros), em um determinado período de tempo.
O Planejamento Financeiro tem como objetivo analisar os cenários futuros -realista, pessimista e otmista. Para isso, são elaborados manuais e planilhas para que o cliente possa comparar receitas e despesas, bem como averiguar sua situação atual e realizar controles econômicos.
Importância
O Plano de Negócios pode ser determinante para promover seu produto e impulsionar suas vendas, garantindo uma maior lucratividade. A PUC Consultoria Jr. poderá ajudá-lo a efetuar esse planejamento para garantir o sucesso da sua vida empreendedora. Fale conosco!
Texto escrito por Nathalia Marques, Consultora de Projetos da PUC Consultoria Jr.