Um organograma é uma representação gráfica da estrutura hierárquica de uma organização social complexa, que representa os grupo e as suas ligações. Assim, um organograma tem como objetivo principal facilitar o entendimento das relações hierárquicas, a comunicação e a interação entre as áreas e cargos e equipes interna. Portanto, faz parte de um planejamento estratégico de uma instituição, uma vez que fornece uma visão completa da organização
Qual a importância de um organograma?
Ademais, pouco se discute sobre organogramas nas empresas, visto que existe um senso comum das hierarquias existentes. Entretanto, a realização e discussão sobre a realização de um organograma na empresa pode favorecer em diversos fatores. Como por exemplo na organização dos fluxos de trabalho, no estímulo de maior integração entre os cargos e na melhoria da comunicação interna. Além disso, ele auxilia os colaboradores a absorverem o seu papel e a relevância do seu trabalho para o resultado final da organização.
Portanto, um organograma pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa, pois contribui no entendimento dos processos realizados, identifica falhas, evita sobrecarga de trabalho devido a divisão de funções, incentiva os funcionários a terem mais conhecimento da sua área e facilita o acesso da visão na empresa. Tal assunto pode ser aprofundado melhor no texto Estrutura organizacional: modificando estratégias.
Quais são os tipos de organograma?
O organograma utilizado pela empresa depende de suas necessidades. Assim, é preciso procurar aquele que mais se adequar à sua realidade na divisão de funções e cargos. Abaixo se encontram os principais tipos:
Clássico ou vertical
É o modelo mais conhecido entre o ramo empresarial, com os cargos distribuídos por grau de importância, do topo até a base. Estará no topo do organograma os que possuírem mais responsabilidade e autonomia em relação ao seu cargo. Sendo assim, no alto ficam o presidente e os diretores e na base encontram-se os funcionários das funções mais operacionais. Nas caixas são descritas as áreas da empresa.
Horizontal
No modelo horizontal a hierarquização dos dados é feito para lateral. Por isso, tem o intuito de fazer com que as hierarquias sejam similares, não havendo tanta discrepância
Circular ou radial
É considerado o modelo mais moderno dos organogramas, onde os níveis mais elevados estão dispostos no centro, com a hierarquia diminuindo gradativamente nas camadas mais externas. Assim, os cargos ou funções devem ser representados em diferentes cores para ser compreendido melhor.
Matricial
Por fim, é utilizado o organograma Matricial em processos mais dinâmicos. Assim, demonstrar estruturas temporárias. Portanto, são formadas em projetos específicos. Que em sua maioria, envolvem diferentes sedes e departamentos.
Conclusão
Por fim, a PUC Consultoria Jr. oferece o serviço de Plano de Cargos e Salários, caso esteja tendo problemas com a organização de sua empresa ou queira previnir. São realizadas entrevistas com os funcionários, além do mapeamento do seu departamento, das tarefas e das funções exercidas; construção do organograma atual da empresa; entre outras etapas do projeto. Clique aqui para falar conosco e saber mais!
O organograma pode ajudar muito na organização da sua empresa como visto até aqui. Quanto aos tipos, deve-se analisar qual é o melhor para cada caso, tanto para pequenas quanto para médias e grandes empresas, pode-se escolher qualquer tipo de organograma, desde que se encaixe no objetivo do empreendimento.
Por isso, a PCJ criou um material gratuito para te auxiliar na gestão de seus colaboradores.
Indicação de livro
Um ótimo livro para aprofundar mais sobre o assunto e saber mais sobre organização empresarial é “Organização e Métodos – Uma Visão Holística” de Antonio Cury.
Texto escrito por Ana Carolina, consultora de projetos da PUC Consultoria Jr.