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MVP: O que é e como fazê-lo?

MVP

O MVP, Minimum Viable Product (em português, Produto Minimamente Viável), é uma metodologia que visa auxiliar-lhe a saber se um produto que deseja lançar é viável ou não. Considera-se apenas o básico que esse produto ou serviço precisa ter para ir para o mercado, ou suas funcionalidades mais essenciais.

Para você fazer um MVP, algumas coisas precisam ser entendidas. Primeiramente, o MVP não mostra a melhor versão do item estudado, apenas o principal para que possa exercer a sua função. Além disso, essa metodologia separa em 3 bases, o Minimum, o Viable e o Product.

Significado da sigla de MVP

O Produto Mínimo Viável (MVP), possui algumas particularidades que permitem que ele seja um método muito utilizado nos dias de hoje, especialmente por ser um estudo que determina a viabilidade de forma mais ágil. 

Abaixo, estará a definição da sigla do MVP:

  1. Minimum (Mínimo): Essa etapa visa saber o mínimo de tempo ou de tamanho para que possa ser iniciado o projeto.
  2. Viable (Viável): Aqui, é estudado qual a qualidade para que se tenha uma adesão do público.
  3. Product (Produto): É sobre o produto que será entregue ao mercado, parte visual da marca.

Com isso, vê-se que o MVP é de fato, imprescindível para se lançar um produto ou até mesmo abrir uma empresa de sucesso, já que esse modelo é muito utilizado pelas startups do mundo atual.

Características do MVP

A elaboração do MVP, pressupõe algumas etapas a serem executadas para que a metodologia seja efetiva. Ou seja, para que haja uma aceleração dos processos para o lançamento do projeto de interesse de sua empresa.

Para isso, algumas estratégias precisam ser bem definidas antes de colocá-lo em prática. Por exemplo, um plano para que se consiga agregar valor, fidelizar clientes e a realização constante de feedbacks:

Valor

Agregar valor é essencial a qualquer coisa que seja comercializada por um estabelecimento. Porém, não é referente ao sentido monetário, mas sim no sentido de mostrar ao cliente o porquê do item ofertado por você é melhor que os dos concorrentes

No MVP, a forma de seu empreendimento saber se o item testado irá gerar valor para os clientes, é a partir da coleta de dados e da pesquisa qualitativa.

Fidelização

Para a sobrevivência do produto e/ou serviço, fidelizar clientes é primordial. Assim, você deve se perguntar: o que é indispensável para que as pessoas busquem esse produto novamente? Ou o utilizem com constância? 

Ademais, o MVP busca compreender a clientela, por meio do grupo focalo que faz a clientela voltar a consumir meu serviço? Preço? Qualidade? Atendimento? 

Dessa forma, você tem acesso à uma melhor noção de quais estratégias seriam mais eficazes para a fidelização de futuros consumidores, uma vez que haveria um conhecimento prévio para concretiza a fidelização. 

Feedback

Citado indiretamente nas duas etapas anteriores, o ponto vital do MVP é o feedback. O feedback é retorno que o grupo que está testando o produto irá receber sobre a utilização do mesmo. 

Portanto, a questão é sobre a frequência: quantos feedbacks devo receber? De quanto em quanto tempo? 

O feedback é a chave do MVP, é o que o torna tão eficaz e rápido, possibilitando que o resultado obtido ajude a melhorar o produto estudado.

Conclusão

O MVP é uma forma de inserir de maneira mais rápida algum produto no mercado. Com ele, otimiza-se processos longos e agiliza-se os resultados de seu negócio

A PUC Consultoria Jr. oferece o serviço de Mapeamento e Otimização de Processos, que visa reduzir o tempo de execução de tarefas na sua empresa. Por último, vale ressaltar o espaço de “Fale Conosco”, que te auxilia à sanar dúvidas que possam ter surgido.

Publicado em:: 02/05/2022 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO /

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