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Grupo focal: como usar na pesquisa qualitativa

Você tem medo que diante do lançamento de serviços ou produtos os resultados sejam negativos? Com um Grupo Focal pode ter tranquilidade, pois é uma grande contribuição para que esses lançamentos sejam positivos.

Neste post, a PUC Consultoria Júnior explica como utilizar a técnica do Grupo Focal em sua pesquisa qualitativa.

O que é Grupo Focal?

Grupo Focal é uma técnica utilizada em pesquisas qualitativas, com o objetivo de gerar feedbacks, opiniões e ideias, sobre produtos, serviços e campanhas de marketing. Nesse viés, é realizada uma entrevista reunindo de 5 a 10 participantes, e um moderador com 10 a 15 perguntas.

Salienta-se que, os participantes são selecionados, preferencialmente desconhecidos, diante da análise de fatores como histórico e comportamento de consumo, demografia e psicografia. Dessa forma, consegue-se mais ideias diferentes, com diversos grupos focais.

Assim, à medida que os participantes do Grupo Focal respondem as perguntas, o moderador e observadores analisam e fazem anotações. Desse modo, instiga-se novos conhecimentos, re-significa posturas e aproxima a pesquisa da realidade e vice-versa.

Como funciona?

Para um Grupo Focal, necessita-se o plano de marketing bem definido, pois auxilia a verificar se está caminhando corretamente. Nesse sentido, facilita perceber o que precisa ajustar.

Se ainda não tem um plano de marketing, nós ajudamos, clique aqui.

Ademais, para aprofundar na metodologia de grupos focais, recomenda-se o livro de Ricardo Thornton, Grupos de Discussão. Grupos Focais. Metodologia.

Assim, a seguir estão os passos para o funcionamento do grupo focal:

1. Definir o problema de pesquisa

Primeiramente, precisa-se da origem do problema do grupo focal. Sendo assim, deve analisar qual necessita um grupo focal para solucioná-lo.

2. Selecionar participantes

Depois de estabelecer as metas, necessita-se definir o número de participantes necessários e quem convocar. Nesse viés, você pode usar as informações a seguir:

  • Cheque sua lista de clientes ou base de leads;
  • Chame conhecidos, amigos e familiares, diga o objetivo do grupo e importância de sua participação;
  • Participe de eventos em que seu público-alvo possa frequentar; 
  • Publique anúncios para que pessoas, dentro do seu mercado, possam se inscrever no grupo focal;

3. Definir observadores

Os funcionários de sua empresa, caso não façam parte do grupo focal, podem ser observadores. Destaca-se, a importância de escolher os mais qualificados.

4. Planejar a discussão

Definidos participantes e observadores, é preciso roteirizar a discussão. Por conseguinte, adiante estão aspectos a serem considerados:

  • Explique aos participantes a visão geral da discussão e regras básicas, para estarem devidamente preparados;
  • Comece com perguntas genéricas e afunila-as, de forma que fiquem cada vez mais específicas, para ter uma progressão clara;
  • Como grupos focais visam explorar as ideias dos participantes, faça perguntas abertas;

5. Boa moderação

Para a realização de um grupo focal o moderador deve conduzir a discussão focando no objetivo, deixando os participantes confortáveis. 

Se você nunca participou de um grupo focal, recomenda-se contratar alguém que modere o grupo, que siga os passos abaixo: 

  • Coletar informações dos participantes e convertê-las em questões para extrair respostas úteis às metas do grupo;
  • Estimular a discussão, incluindo pessoas introvertidas para que também expressem suas opiniões;

Salienta-se a importância do moderador perceber os momentos que os participantes devem dominar a conversa.

6. Análise dos resultados

Por fim, para garantir que o grupo focal funcionou, considere todas as respostas obtidas e anotações de observadores, avaliando a relevância para a solução do problema.

Quais são os benefícios?

Adiante apresentamos quais os principais benefícios dos grupos focais:

  • Ideias para lançamentos

Durante reuniões dos grupos focais são gerados insumos para a elaboração de produtos ou serviços que de fato irão agradar o público-alvo, conseguindo aumentar vendas.  

  • Rebranding

Com as respostas obtidas dos grupos focais, é possível que você se guie para atrair mais clientes novamente.

  • Táticas de Marketing Digital

A base das táticas de Marketing Digital é saber o que seu público de fato deseja consumir. Para isso, uma estratégia de Marketing Digital se baseia na criação da persona, com a finalidade de alcançar o público-alvo. 

Aplicação do grupo focal como técnica em pesquisas qualitativas

Primeiramente, ressalta-se que pesquisas qualitativas servem para saber a percepção de quem está sendo entrevistado sobre algo. Já o grupo focal, é fonte de acesso às informações acerca de um fenômeno, seja pela possibilidade de gerar novas concepções ou análise de uma ideia em profundidade

Para aplicar grupos focais em pesquisas qualitativas, gera-se um espaço de discussão e troca de experiências. Além disso, estimula-se o debate entre participantes, permitindo que temas abordados sejam mais problematizados do que em entrevistas individuais. 

Desta maneira, os participantes, geralmente, ouvem opiniões dos outros antes de formar as próprias e, constantemente, mudam de posição, ou fundamentam melhor sua opinião inicial, quando envolvidos na discussão.

Aplicação do grupo focal em estratégias de marketing

Para as estratégias de marketing, os grupos focais são aplicados no início da criação de uma oferta, pois é fundamental na composição do planejamento de marketing. Devido ao fato do grupo trazer insumos para a aceitação do produto ou serviço no mercado.

Assim, para apresentar resultados referentes a um lançamento, deve-se ter base em dados. Por isso, a discussão deve ser conduzida por um moderador experiente e treinado para fazer com que os participantes exponham suas opiniões sobre os tópicos abordados.

Posto isto, como a discussão de grupos focais precisa seguir um objetivo, o moderador usa um guia para coletar informações dos participantes sobre o negócio e seus produtos. Por isso, para o marketing, prefere-se trazer perfis variados de participantes, mas com comportamento de compra semelhante. Ademais, a participação de clientes ou leads é mais indicada.

Conclusão

Em síntese, um grupo focal consegue responder diversas dúvidas empresariais. Dúvidas que podem ser sobre variados pontos no cotidiano do negócio.

Uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de um grupo focal, pode ser fundamental para entender os desejos reais do público-alvo. Possibilitando ao gestor maior qualidade no controle dos serviços, produtos e imagem da empresa e como transmiti-los para atingir o público correto dentro do seu mercado.

Caso não saiba qual o mercado do seu negócio, a PUC Consultoria Júnior (PCJ) oferece o serviço de pesquisa de mercado

Por último, enfatiza-se que a PCJ possui um espaço do “fale conosco”, para ajudar a resolver dúvidas sobre algum tema ou sobre a PCJ em si e seus serviços.

Texto escrito por Marcella Peret, consultora da PUC Consultoria Júnior

Publicado em:: 17/01/2022 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO, MERCADO /

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