O que é Modelo de Negócio?
Modelo de Negócio ou Canvas é um meio utilizado para auxiliar o empreendedor de forma clara e objetiva no início de um empreendimento.
A ferramenta possibilita a visualização de forma descritiva de partes importantes que compõem uma organização. Assim, proporciona a associação das áreas e o entendimento dos processos.
De acordo com o Sebrae, “o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização”. De modo geral, o modelo de negócio possibilita a visão integral de como uma empresa realmente funciona. Desse modo, propicia uma direção pela qual o empreendedor deve seguir.
Desta forma, para a análise do modelo de gestão, deve-se responder a quatro questionamentos, os quais são compostos por nove elementos centrais para a definição do negócio. São eles:
Como?
O objetivo deste questionamento é estipular quais serão os principais recursos, parceiros e atividades para a definição do negócio. Para isso, deverão ser feitos três questionamentos:
1. Quais serão as principais parcerias de negócio?
Pode ser definido como alianças feitas, por exemplo, com fornecedores, outras empresas do segmento e empresas exportadoras. Tem como objetivo reduzir riscos e adquirir recursos futuros, como meio de parceria comercial.
2. Quais serão as atividades principais?
É a definição do mix de produtos e/ou serviços que o negócio irá oferecer. Tem como principal objetivo a quais atividades são requeridas pela proposta de valor pela qual se quer passar para o cliente.
3. Quais serão os principais recursos utilizados?
Podem ser definidos como recursos físicos, intelectuais, financeiros ou humanos. Eles possibilitam que a empresa disponibilize sua proposta de valor por meio das atividades principais.
O quê?
Caracterizado como a definição de qual será a proposta de valor oferecida para seu público. Para isso, deve-se responder a um questionamento:
1. Qual proposta de valor eu vou entregar por meio de uma solução ao meu cliente?
Essa pergunta remete ao objetivo da existência da empresa, bem como qual a solução que ela quer entregar por meio da proposta de valor à um determinado segmento de clientes.
Para quem?
Nesse quadrante, o objetivo será a definição de parâmetros com foco no público-alvo. Com isso, serão analisados quesitos como relacionamento com clientes, canais, e segmentos de clientes. Para isso, dois questionamentos deverão ser feitos:
1. Como será feito o relacionamento com os clientes?
Essa questão remete a como será a aquisição dos clientes. Além disso, quais métodos serão usados para reter a atenção deles, e, consequentemente, como esse artifício será usado para amplificar as vendas.
2. Qual é a segmentação de clientes do negócio?
Essa pergunta constitui um dos quadrantes mais importantes para a definição do seu modelo de negócio, pois remete ao público-alvo e à sua definição. É a determinação de quem se pretende oferecer a proposta de valor da organização.
3. Quais canais serão usados para alcançar o público?
Os canais descrevem como a empresa se comunica com seus clientes para entregar sua proposta de valor. São caracterizados como canais de distribuição, de comunicação e de vendas. Tem como finalidade atingir a interação entre a organização e seu público.
Quanto?
Por fim, deve ser colocado em questão a definição da estrutura de custos e fonte de receitas do empreendimento. Para essa análise, as seguintes questões devem ser analisadas:
1. Qual será a estrutura de custos da empresa?
As atividades principais, assim como o relacionamento com o cliente, canais, e os demais componentes do negócio geram custos, assim como a geração de receita por meio deles.
Uma boa estrutura de custos possui características como a definição de custos fixos, variáveis, economias de escala e economias de escopo. Podem ser direcionadas pelo custo, visando ter o menor possível, ou por meio do valor, tendo como objetivo principal a criação de valor para o cliente. Com base nessas premissas, identificar as características da estrutura de custos, assim como seu objetivo, é um enorme diferencial para a sustentação dos elementos do seu modelo de negócio.
2. Quais serão as fontes de receitas?
Pode ser caracterizado pela venda de ativos e serviços. Tem como finalidade a entrega da proposta de valor para o cliente e representa a receita que a empresa gera a partir do seu segmento de clientes.
[rock-convert-cta id=”2263″]Pode-se visualizar que a definição do modelo de negócio, assim como de seus elementos, possibilita a delimitação clara de qual público-alvo a empresa pretende atingir. Assim, direciona a formulação de estratégias, possibilita a elaboração de inovações de acordo com as particularidades do negócio, e proporciona maior clareza em relação às funções dentro da organização e seus processos. Ou seja, a integração e conhecimento de todos os elementos que constituem seu negócio possibilita vantagem competitiva e, consequentemente, um melhor planejamento organizacional.
Texto escrito por Lorrayne Garcia, Gerente de Projetos da PUC Consultoria Jr.