Logo

BLOG

Saiba como definir seu modelo de negócio

modelo-de-negocio

O que é Modelo de Negócio?

Modelo de Negócio ou Canvas é um meio utilizado para auxiliar o empreendedor de forma clara e objetiva no início de um empreendimento.

A ferramenta possibilita a visualização de forma descritiva de partes importantes que compõem uma organização. Assim, proporciona a associação das áreas e o entendimento dos processos.

Modelo de negócio

De acordo com o Sebrae, “o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização”. De modo geral, o modelo de negócio possibilita a visão integral de como uma empresa realmente funciona. Desse modo, propicia uma direção pela qual o empreendedor deve seguir.

Desta forma, para a análise do modelo de gestão, deve-se responder a quatro questionamentos, os quais são compostos por nove elementos centrais para a definição do negócio. São eles:

Como?

O objetivo deste questionamento é estipular quais serão os principais recursos, parceiros e atividades para a definição do negócio. Para isso, deverão ser feitos três questionamentos:

1. Quais serão as principais parcerias de negócio?

Pode ser definido como alianças feitas, por exemplo, com fornecedores, outras empresas do segmento e empresas exportadoras. Tem como objetivo reduzir riscos e adquirir recursos futuros, como meio de parceria comercial.

2. Quais serão as atividades principais?

É a definição do mix de produtos e/ou serviços que o negócio irá oferecer. Tem como principal objetivo a quais atividades são requeridas pela proposta de valor pela qual se quer passar para o cliente.

3. Quais serão os principais recursos utilizados?

Podem ser definidos como recursos físicos, intelectuais, financeiros ou humanos. Eles possibilitam que a empresa disponibilize sua proposta de valor por meio das atividades principais.

O quê?

Caracterizado como a definição de qual será a proposta de valor oferecida para seu público. Para isso, deve-se responder a um questionamento:

1. Qual proposta de valor eu vou entregar por meio de uma solução ao meu cliente?

Essa pergunta remete ao objetivo da existência da empresa, bem como qual a solução que ela quer entregar por meio da proposta de valor à um determinado segmento de clientes.

Para quem?

Nesse quadrante, o objetivo será a definição de parâmetros com foco no público-alvo. Com isso, serão analisados quesitos como relacionamento com clientes, canais, e segmentos de clientes. Para isso, dois questionamentos deverão ser feitos:

1. Como será feito o relacionamento com os clientes?

Essa questão remete a como será a aquisição dos clientes. Além disso, quais métodos serão usados para reter a atenção deles, e, consequentemente, como esse artifício será usado para amplificar as vendas.

2. Qual é a segmentação de clientes do negócio?

Essa pergunta constitui um dos quadrantes mais importantes para a definição do seu modelo de negócio, pois remete ao público-alvo e à sua definição. É a determinação de quem se pretende oferecer a proposta de valor da organização.

3. Quais canais serão usados para alcançar o público?

Os canais descrevem como a empresa se comunica com seus clientes para entregar sua proposta de valor. São caracterizados como canais de distribuição, de comunicação e de vendas. Tem como finalidade atingir a interação entre a organização e seu público.

Quanto?

Por fim, deve ser colocado em questão a definição da estrutura de custos e fonte de receitas do empreendimento. Para essa análise, as seguintes questões devem ser analisadas:

1. Qual será a estrutura de custos da empresa?

As atividades principais, assim como o relacionamento com o cliente, canais, e os demais componentes do negócio geram custos, assim como a geração de receita por meio deles.

Uma boa estrutura de custos possui características como a definição de custos fixos, variáveis, economias de escala e economias de escopo. Podem ser direcionadas pelo custo, visando ter o menor possível, ou por meio do valor, tendo como objetivo principal a criação de valor para o cliente. Com base nessas premissas, identificar as características da estrutura de custos, assim como seu objetivo, é um enorme diferencial para a sustentação dos elementos do seu modelo de negócio.

2. Quais serão as fontes de receitas?

Pode ser caracterizado pela venda de ativos e serviços. Tem como finalidade a entrega da proposta de valor para o cliente e representa a receita que a empresa gera a partir do seu segmento de clientes.

[rock-convert-cta id=”2263″]

Pode-se visualizar que a definição do modelo de negócio, assim como de seus elementos, possibilita a delimitação clara de qual público-alvo a empresa pretende atingir. Assim, direciona a formulação de estratégias, possibilita a elaboração de inovações de acordo com as particularidades do negócio, e proporciona maior clareza em relação às funções dentro da organização e seus processos. Ou seja, a integração e conhecimento de todos os elementos que constituem seu negócio possibilita vantagem competitiva e, consequentemente, um melhor planejamento organizacional.

Texto escrito por Lorrayne Garcia, Gerente de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 04/04/2019 / Categoria: PLANO DE NEGÓCIOS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco