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Marketing de Influência: o que é e como aplicar

Marketing de Influência

Você sabe o que é Marketing de Influência? Com o advento da internet impactou significativamente o modo como as pessoas se relacionam, comunicam e, principalmente, consomem produtos, serviços e conteúdos. Como consequência, a publicidade e propaganda e o marketing tiveram que se adaptar à nova realidade e entender novas estratégias para alcançar resultados.

Nessa nova era do Marketing Digital, pessoas com um número alto de seguidores, seja em blog, sites, ou redes sociais, passaram a ter uma enorme importância na forma como as marcas vendem e os consumidores compram, gerando o Marketing de Influência.

 O que é o Marketing de Influência? 

O Marketing de Influência, Influencer Marketing em inglês, é um modo de procedimento do marketing. Ele se baseia em promover a conexão entre marca e consumidor divulgando seus produtos e serviços por meio de pessoas que exerçam uma significativa influência. Assim, de forma a gerar confiança e engajamento com seus seguidores.

Assim, esses influenciadores digitais conseguem impactar diretamente os desejos de consumo e cultura dos seguidores. Eles são responsáveis por passar a mensagem da empresa para com seus seguidores, sendo feita à sua maneira, com sua própria linguagem, de um modo que funcione para seu público. Isso porque o influenciador que construiu essa base de indivíduos e entende como eles reagem a cada postagem.

Nesse sentido, vê-se que fica bem mais simples conquistar novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca,  bem como reter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra de um público específico. Isto é, tendo em vista que essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador e se sentem mais próximos dele.

Abordagens do Marketing de Influência

  • Mídia paga (paid media): Essa abordagem se baseia na remuneração dos influenciadores digitais para que eles promovam campanhas ou ações de um determinado produto ou serviço para alguma marca, tudo isso feito com um alinhamento de posicionamento para que seja feito um trabalho para todos os envolvidos. 
  • Mídia conquistada (earned media): É um meio não-financeiro de se fazer a parceria com o influenciador, nessa abordagem o que é posto em cheque são as relações públicas dos agentes. Ou seja, a promoção de um produto, serviço ou marca será vantajosa para os influenciadores porque isso lhes renderá visibilidade, prestígio, acesso a eventos ou pessoas, entre outros benefícios. Além disso, ocorrem também as permutas, os influenciadores divulgam em troca de não pagarem pelo consumo. 

Qual a importância do Marketing de Influência para seu negócio? 

Utilizar o marketing de influência é associar sua marca à voz de alguém reconhecido, engajado e querido na internet. Esse tipo de dinâmica aumenta os locais de contato do seu empreendedorismo com seu cliente, gerando mais credibilidade no processo de venda, e interferindo na percepção de marca.

O Investimento nesse tipo de estratégia tem produzido resultados muito positivos para as empresas. Sendo essencialmente pelo fato de poderem segmentar suas ações, escolhendo que tipo de público atingir e influenciadores com o perfil próximo ao da empresa. É importante ressaltar que essas publicidades visam, majoritariamente, atingir o público jovem já que são a maior parte dos usuários dos meios digitais.

Para mais, o setor do Marketing de Influência só tende a crescer, pois o contexto da pandemia de COVID-19 estreitou ainda mais o laço entre marcas e o meio digital, já que as pessoas foram condicionadas, devido ao isolamento social, a utilizar mais os veículos online. Além disso, segundo o TAM (Total Addressable Market) a relação entre marcas e influenciadores chegou em US$ 10 Bilhões no final 2020. Desse modo, é possível perceber como o Marketing é capaz de transformar sua empresa em um case de sucesso. 

Vantagens

As principais vantagens da propaganda de influência estão relacionadas de como o consumidor enxerga a marca. Em primeira análise, é possível dizer que constrói-se uma relação de confiança entre os agentes construída pelo influenciador, pois ao relatarem suas respectivas experiências com ou serviços ou produtos, os seguidores acabam detendo as informações necessárias para avaliar aquilo que está sendo anunciado de acordo com seus critérios.

Pode-se citar também o alcance mais certeiro do público, porque esse tipo de tática permite uma maior segmentação do público alvo de cada empreendimento. Desse modo, têm-se uma potencialização da imagem da marca, pois os resultados podem ir muito além da conquista de novos clientes ou seguidores. Assim, chegando à investidores do mesmo nicho, crescendo dentro do próprio setor.

Para mais, é notório que hoje em dia a produção de conteúdo é um aspecto quase que indispensável na propagando de um negócio, pois é a partir desse conteúdo que os consumidores conhecerão o negócio. Logo, a parceria proveniente do Marketing de Influência enriquece a estratégia e a produção de conteúdo.

Essa estratégia também contribui para para melhoria na decisão de compra. Isso porque pessoas adquirem produtos ou serviços que são recomendados por outras, caso essas sejam de confiança delas. Dessa forma, constroem-se parcerias de resultado, ou seja aquelas parcerias em que tanto o influenciador como a marca conseguem juntos fazer campanhas de alto alcance e resultados esperados.

Como aplicar o Marketing de Influência no seu negócio?

Este é um ramo muito amplo dentro do serviço de Marketing e, também, não é uma ciência exata na qual os basta seguir uma fórmula para alcançar os resultados. É necessário avaliar e analisar aquilo que funciona melhor para você e para seu nicho. 

Porém, aqui vão algumas dicas de como planejar o uso dessa estratégia para seu negócio e, dessa forma, minimizar as falhas e maximizar os ganhos. Mais formas de estratégias podem ser encontradas no livro Um milhão de seguidores: como construir uma rede social impactante em pouco tempo, de Brendan Kane.

Defina seu objetivo  

Assim como todas as estratégias de marketing, os objetivos e as metas devem estar bem traçadas e definidas. Portanto, o pontapé inicial é estabelecer os propósitos da campanha; será chegar em determinado público, mostrar o diferencial perante os concorrentes, qual a buyer persona que será o foco da ação?

A plataforma onde será feita a campanha também é importante definir, já que podem ser realizadas no Instagram, Twitter, YouTube, Twitch, TikTok, dentre outras. 

Escolha dos influenciadores

Quando nos referimos à escolha dos influenciadores é necessário compreender dois pontos. O primeiro diz respeito ao número de seguidores e engajamento que são, em sua essência, a quantidade de pessoas que acompanham o influenciador. E, também, o número de interações que esse influenciador tem, como comentários, curtidas e compartilhamentos. 

Esses dados podem ser metrificados por meios de softwares online que contabilizam toda a movimentação das contas desses influenciadores. Eles podem ser divididos da seguinte forma: 

Imagem da classificação de influenciadores pelo número de seguidores numa rede social.

Já o segundo ponto se refere na credibilidade e relevância do influenciador para o seu nicho. Para isso, pode-se analisar os indivíduos por meio daquilo que se chama os três Rs da influência.

  • Relevance (relevância): consiste em avaliar se o influenciador é alguém importante no segmento do seu negócio.
  • Reach (alcance): constitui-se na observação  da quantidade e a qualidade das pessoas que o influenciador alcança faz sentido para o que se deseja.
  • Resonance (ressonância): consiste na avaliação do conteúdo que o influenciador produz e se é relevante para a audiência e de fato tal conteúdo se espalha e se engaja com as pessoas.
Definição da mensagem

Levando em consideração os objetivos e os alinhamentos, é necessário que se defina que mensagem será transmitida. E, tendo o cuidado já apresentado, de modo que seja passado o briefing ao influenciador, mas sem que haja interferência na forma como ele criará e passará  a mensagem.

Trabalhe em equipe 

É necessário alinhar todos os pontos-chave da campanha com o influenciador digital, tais como: período de veiculação, horários e argumento de venda e o primordialmente, apresente seu empreendimento da maneira mais clara e verdadeira possível. Dessa forma, o influenciador conseguirá executar uma ação de marketing que gere o resultado esperado para você.

Conclusão

Tendo em vista o que foi apresentado, pode-se inferir que o Marketing de Influência é uma tendência que só tende a crescer e está a cada dia mais se consolidando dentro da indústria da publicidade e propaganda. Portanto, se tornando cada vez mais essencial para dar visibilidade e credibilidade para um empreendimento. E, por se tratar de um movimento ainda não exato, ter os todos os passos definidos e calculados são necessários para que se tenha um case de sucesso, tais objetivos podem ser contemplados no Plano de Marketing oferecido pela Puc Consultoria Jr. Logo, se você tem interesse em utilizar essas estratégias para transformar a sua marca, entre em contato conosco.

Texto escrito por Lucas Drumond, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 02/09/2021 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, MARKETING /

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