Logo

BLOG

Internacionalização empresarial: vantagens e benefícios

Expandir o seu negócio além das fronteiras nacionais pode trazer grande valiosidade para a empresa, mas também é necessário considerar a melhor maneira de realizar isso e enfrentar desafios que podem surgir.

Como a internacionalização pode afetar sua empresa

A expansão para mercados internacionais é interessante no que diz respeito ao aumento da rede de clientes que o seu empreendimento pode afetar, o que pode, consequentemente, aumentar e diversificar sua fonte de receita. No entanto, essa maior rede de impacto que alcança mais pessoas impactará o nível de competição no  mercado, o que visa a necessidade de aprimorar suas estratégias para sobressair seus concorrentes. Uma maneira de garantir que suas estratégias sejam bem aplicadas e mais úteis, seria através da realização de um Pesquisa de Mercado. Esse projeto pode te ajudar a analisar o que outras empresas do mercado priorizam ao divulgar sua marca e elaborar maneiras de te estabelecer a frente dos demais. 

A adaptabilidade de uma empresa internacional 

Ao considerar essa estratégia, é importante levar em consideração a necessidade de se adaptar a cultura e preferências locais dos países nos quais você se inserirá. Analisando cases de sucesso como a Coca-Cola e McDonald ‘s, nota-se que eles priorizam o marketing a depender do que mais se encaixa em cada país. Por exemplo, na Índia, a maioria da população é vegetariana por razões religiosas, por isso o McDonald ‘s introduziu o “Maharaja Mac”, uma versão do big mac feita com alimentos vegetarianas ao invés do bife original. 

Essas adaptações são muito importantes não só para iniciar a internacionalização da marca mas também por questões éticas, uma vez que respeitando a cultura e religião dos países sua empresa se torna propriamente condizente e vista com respeito. Durante essa etapa de análise do mercado e da cultura em que seu negócio estará sendo inserido, é cabível uma aplicação de Plano de Marketing como maneira de entender em qual contexto o empreendimento pode expandir sua marca e analisar o que deve ser feito para estabelecer-se na área em questão. 

O papel da Contabilidade na Internacionalização das Empresas

As questões financeiras 

Quando pensamos em expandir um negócio para o exterior, as questões que envolvem o lado financeiro não podem ser deixadas de lado. Alguns pontos cruciais a serem pensados são:

  • 1. Custos de Entrada: Expandir para mercados internacionais geralmente requer investimentos significativos. Isso pode incluir custos como pesquisa de mercado, registro de marca, adaptação de produtos ou serviços, estabelecimento de canais de distribuição e marketing. Questões financeiras, como disponibilidade de capital e orçamento, podem determinar a capacidade da empresa de arcar com esses custos iniciais.
  • 2. Flutuações Cambiais: As flutuações nas taxas de câmbio podem afetar os custos de produção, preços de venda e margens de lucro de uma empresa internacional. Por exemplo, uma moeda local enfraquecendo em relação à moeda da empresa pode aumentar os custos de importação de matéria-prima ou afetar negativamente a repatriação de lucros.
  • 3. Financiamento: A internacionalização muitas vezes requer financiamento adicional para cobrir os custos de entrada e operacionais nos novos mercados. Isso pode ser obtido através de fontes como empréstimos bancários, investidores externos, capital de risco ou financiamento público. A disponibilidade e custo dessas opções de financiamento podem influenciar as decisões de expansão internacional.

Para ter mais conhecimento sobre isso e uma análise mais aprofundada quanto ao que a sua empresa deve pensar quanto a essa questão, seria interessante considerar um Planejamento Financeiro para que as abordagens não sejam feitas de qualquer forma. 

 

Escrito por: Sarah Valladares, Diretora de Marketing

Data: 04/03/2024

Publicado em:: 04/03/2024 / Categoria: FINANÇAS, MARKETING, MERCADO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco