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O que é e qual importância do Inbound Marketing para as empresas?

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Entenda neste artigo o que é o Inbound Marketing e qual a importância para as empresas que querem se manter em dia com o mercado.

O que é o Inbound Marketing?

Inbound marketing é o nome dado às estratégias de marketing voltadas para a relação entre consumidores e empresas, usando de ferramentas de automação digitais para otimizar os funis de venda e conversões. 

Essencialmente, tratam de campanhas e ações que mapeiam quais serão as interações dos potenciais clientes com a marca, inserindo gatilhos em pontos específicos para encaminhar essas pessoas até a venda. 

1. Atração de usuários

A primeira etapa trata da atração de usuários para interagir com a marca. Isso pode ser feito através do gerenciamento de redes sociais, anúncios, campanhas orgânicas, SEO em blogs para ranqueamento no Google e outras plataformas de busca etc.

O importante é estar onde os potenciais clientes estão, entender quais são as dores no consumo e se posicionar para falar sobre a dor que essas pessoas querem sanar. 

Por exemplo: Uma empresa que trabalha com serviços financeiros pode ter clientes cuja maior dor seja a gestão de documentos fiscais. Por isso, desenvolve artigos de blog com temas como “Dicas para melhorar a gestão fiscal”, “Problemas com documentos fiscais” e, com isso, atrai interessados para o site.

2. Conversão em leads

Depois de atrair, é importante garantir que o contato da pessoa seja obtido de maneira consciente. Hoje, com a LGPD, a conformidade com as normas de privacidade de usuários ficou ainda mais delicada. 

Por isso, os usuários devem de livre e espontânea vontade entregar dados como nome e e-mail para a empresa usar. No Inbound Marketing, isso ocorre quando a empresa oferece uma informação útil e pede em troca um contato para se comunicar com a pessoa.

No exemplo acima, por exemplo, quando o usuário entra no site, um pop-up pode aparecer e convidar a pessoa a se inscrever na newsletter para receber mais dicas fiscais. 

Quando um usuário passa suas informações para um banco de dados de uma empresa, no marketing digital, ele é chamado de lead.

3. Qualificação de leads

Não adianta apenas encher a base de leads de uma empresa. É necessário qualificar os contatos e avançá-los no funil de vendas. 

Para isso, estratégias de e-mail marketing, campanhas com materiais ricos e outros materiais são usados para entender qual a posição daquela pessoa na jornada de compra.

Existem maneiras diferentes de se qualificar um lead, e a marcação do que será uma oportunidade de venda depende de cada negócio. Para empresas que trabalham com vendas complexas, como automóveis e imóveis, o processo pode ser mais lento.

No caso de outros segmentos, como varejo, as oportunidades podem ser marcadas por datas específicas ou um interesse na solução de um problema, não só na dor. 

Por exemplo, no caso do lead que converteu através de um pop-up de newsletter na página de blog “Como organizar os documentos fiscais de uma empresa”, quando ele baixar o material “3 maneiras de fazer o departamento financeiro crescer sem investir muito” é uma sinalização de que está mais interessado numa resposta definitiva.

4. Conversão em vendas

A última etapa no processo de funil de vendas tradicional é a venda. Nessa etapa, o time de marketing e o time de vendas se conectam e trocam informações. 

Quando uma oportunidade é identificada pelo marketing, eles enviam os dados para a venda, que faz o contato ou mapeia a melhor forma de falar com o potencial cliente. 

Em seguida, seja a venda realizada ou não, a equipe comercial devolve as informações para o marketing, que qualifica esse contato como “cliente” ou com uma segmentação distinta de acordo com a etapa de compra e a resposta da pessoa. 

Uma maneira direta de descobrir se um lead qualificado quer comprar é usar um CTA, call to action ou chamada para ação, para incentivar a pessoa a entrar em contato ou permitir que a empresa em questão entre em contato. 

5. Fidelização de cliente

Vender para um cliente recorrente é sete vezes mais barato que adquirir um novo cliente. Por isso, o Inbound Marketing continua as estratégias depois da venda. 

Nesse caso, é necessário fornecer mais informações e materiais ricos no pós-venda, garantindo que o cliente não vá se esquecer da empresa depois de adquirir produto ou serviço. Dessa forma, as chances dele voltar, caso esteja satisfeito, aumentam consideravelmente. 

Não só isso, mas as compras subsequentes, com um bom pós-vendas, podem aumentar o valor médio de aquisição e impulsionar até mesmo o cliente como evangelizador da marca. 

 

Benefícios do Inbound Marketing

Depois de ver todos esses passos, é valioso destacar quais são os principais benefícios do Inbound Marketing para as empresas. 

Abaixo, selecionamos alguns deles:

  1. O Inbound Marketing é mais barato que outras estratégias de marketing, online e offline;
  2. O Inbound Marketing fornece um fluxo automático de comunicação com os leads, o que economiza tempo e dinheiro;
  3. O Inbound Marketing é escalável;
  4. O Inbound Marketing é flexível, ou seja, as campanhas podem ser adaptadas e melhoradas com o tempo;
  5. O Inbound Marketing cria laços a longo prazo com os consumidores, o que beneficia a percepção de marca para o público e aumenta as vendas recorrentes.

Texto escrito em parceria com a E-dialog, empresa especializada em mídias sociais e Inbound marketing.

Publicado em:: 23/08/2021 / Categoria: MARKETING /

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