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Google Ads: O que é e para o quê serve

O Google Ads, já denominado de Google Adwords, é um mecanismo de anúncios do Google. Por ele, é possível anunciar serviços e produtos, possibilitando que empresas ganhem mais visibilidade ao mostrar seus itens na primeira página do buscador.

Além disso, a publicidade pode ser feita tanto no próprio Google quanto em sites parceiros ou em outras plataformas, como no YouTube. Dessa forma, o serviço adquire mais acessos e, consequentemente, otimiza a comunicação com os consumidores. Assim, esse gerenciamento, por meio de anúncios e campanhas, atrai usuários para interagir com a marca e tornaram-se prováveis leads, auxiliando no Inbound Marketing (Para saber mais, acesse: O que é e qual importância do Inbound Marketing para as empresas?)

Como funciona?

O Google Ads funciona de maneira pré-paga, isto é, o empreendedor determina o valor que deseja pagar mensalmente por cada acesso ao seu anúncio. O pagamento é realizado por cartão de crédito ou boleto bancário. É necessário a criação de uma lista de palavras-chave que caracterizem o que está sendo oferecido para que, quando alguém pesquise determinado assunto, este apareça no buscador.

Por exemplo, você é dono de um Pet Shop e quer promover seu negócio. Então, para que seu empreendimento apareça com mais frequência, você cria palavras-chave como: pet shop, ração, tosa, coleira e assim por diante.

Quais os benefícios de utilizar o Google Ads?

  1. Maior visibilidade para seu negócio

Com a aplicação desta técnica de promoção para seu estabelecimento, automaticamente, este ganha maior visibilidade e, logo, potenciais clientes. É importante investir em Estratégias de Marketing para alavancar seu negócio!

  1. Segmentação

Através do Google Ads, pode-se determinar segmentos para se atingir, como o público-alvo, o local (em mecanismos de busca, sites comerciais) de exibição do anúncio e horários e frequência de exposição. Dessa maneira, o anúncio torna-se mais eficiente.

  1. Custo e Retorno do investimento

Como dito anteriormente, o empreendedor determina o valor que pretende pagar a cada mês por clique no seu anúncio. Deste modo, o Google Ads é relativamente mais barato que outras mídias convencionais, como a televisão. Ademais, por meio da plataforma, há a visualização de insights para acompanhar tais acessos e identificar se a publicidade está com boa performance.

Quais as principais formas de anunciar pelo Google Ads?

  1. Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa é indicada para aqueles que oferecem um produto ou um serviço. Ela aparece no início e contém uma legenda de “anúncio”. 

Rede de Pesquisa

  1. Rede de Display

Este formato é divulgado, principalmente, em sites de notícias, websites e blogs. Há 4 maneiras de anunciar: banner (imagens, elementos interativos), texto, no Gmail e nos aplicativos.

Rede Display

  1. Google Shopping

Os anúncios do Google Shopping apresentam a possibilidade de publicitar produtos com seus respectivos preços. É ideal para proprietários de loja virtual.

Google Shopping

  1. Vídeo no YouTube

Ao assistir um vídeo no YouTube, geralmente aparece publicidade no início ou durante a reprodução. Esta é um anúncio do Google Ads em método de vídeo.

Vídeo no YouTube

Como fazer o Google Ads?

  1. Criar conta e informações empresariais e orçamentais

Primeiramente, é necessário acessar o site oficial do Google Ads e fazer o login com uma conta do Google. Após isto, clique em “Começar agora”. Você preencherá uma série de dados sobre a empresa e metas que deseja como “gerar mais inscrições ou vendas pelo site”. Neste momento, serão solicitadas as informações de pagamento e o orçamento que está disposto a pagar.

  1. Seleção do tipo de anúncio e palavras-chave

Como mostrado antes, há tipos de anúncio: rede de pesquisa, banner, vídeo. Nesta etapa, você seleciona qual será o melhor para o propósito da sua empresa. Em adição à isto, também há a escolha das palavras-chave acerca seu empreendimento. Se você possui uma loja virtual de cosméticos, pode haver tais palavras: batom, rímel, corretivo.

  1. Escrita do anúncio

Nesta fase, você desenvolverá o anúncio. Seja criativo e busque chamar a atenção do seu público-alvo.

Indicação de livro

Para se aprofundar mais, o livro nacional “Obrigado pelo Marketing”, de Vitor Peçanha aborda, de forma clara e objetiva, todas as etapas para a execução de estratégias publicitárias. Vitor Peçanha é palestrante e referência em marketing de conteúdo, com mais de 40 mil alunos em seus cursos online.

Conclusão

Em conclusão, fica evidente a importância do Google Ads para táticas no marketing digital, particularmente na conjuntura atual, na qual há uma prática considerável do uso da mídia para anunciar produtos, serviços e marcas. Além de ser uma ferramenta de fácil acesso, também tem um custo menor em relação à outros mecanismos.

Caso se sinta inseguro e queira investir em um Plano de Marketing, saiba que a PUC Consultoria Júnior oferece este serviço para te auxiliar a alavancar seu negócio. Nele, analisam-se os concorrentes e o mercado de atuação, obtendo melhores resultados para seu empreendimento. Oferecemos um espaço de Fale Conosco para qualquer dúvida.

Texto escrito por Maria Clara Lima, Gerente de Marketing da PUC Consultoria Júnior

Publicado em:: 31/01/2022 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, MARKETING /

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