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Gestão da Qualidade Total: o que é e qual a sua importância

Gestão da Qualidade Total o que é e qual a sua importância

A Gestão da Qualidade Total é uma ferramenta excelente para aumentar a competitividade. E, por mais que pareça um sistema complexo destinado a grandes corporações, o TQM (a sigla referente a “Gestão da Qualidade Total”, que em inglês fica “Total Quality Management”) pode ser instalado em todos os tipos de empresas e em todos os segmentos empresariais.

Os ganhos que o TQM tem a oferecer são bastantes significativos, pois esse método, além de assegurar a qualidade dos bens ofertados pela empresa, que consequentemente gera satisfação do cliente e um melhor controle interno dos produtos, também causa uma otimização dos custos. Ou seja, o estabelecimento consegue reduzir custos e manter a qualidade, causando um aumento no lucro por unidade vendida e/ou serviço prestado.

Empreendimentos que possuem esse sistema tem um agregador interno muito positivo em relação ao mercado. Tal agregador, pode ser um fator crucial para se destacar entre os seus concorrentes.

Os pilares da Gestão da Qualidade Total

Existem 7 pilares da TQM, sendo eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem por processos, tomada de decisões com base em fatos e estatísticas, melhoria contínua e gestão de relacionamento.

Cada pilar tem sua importância no sistema que foi padronizado pela ISO, que é a organização internacional responsável por determinar os sistemas padrões de gerenciamento. Padrões esses, que fornecem meios para que os bens e serviços atendam às necessidades dos usuários, seja com orientações ou seja com ferramentas para melhorar a qualidade destes. As funções mais detalhadas sobre os pilares e sobre a ISO estão no artigo que foi destinado a tratar deste tema.

O Sistema Toyota de Produção e sua influência na evolução da Gestão da Qualidade Total

Em 1950, a Toyota desenvolveu um sistema de produção para conter a crise causada pelo excesso de produção. Crise essa, que ocorreu devido a uma expansão dos estoques. Já que, os empresários da época tinham a expectativa de que, após o fim da segunda guerra mundial, os países iriam aumentar exponencialmente seu consumo para poderem se desenvolver ou se reestruturarem. Entretanto, isso não aconteceu, o que ocasionou em uma perda de estoques e, consequentemente, no prejuízo financeiro às empresas.

Com esse problema, a Toyota Motor Corporation (nessa época era chamada de Toyota Productions System – TPS) por meio de estudos, elaborou o modelo de “Lean Manufacturing”. O qual, além de resolver as perdas relacionadas ao estoque, também buscava evitar desperdícios e cumprir outras funções que garantissem qualidade do produto ofertado. Como por exemplo, aumentar a satisfação dos clientes, ter maior eficiência no atendimento e aumentar a qualidade de outros processos internos da empresa. O artigo de Lean Manufacturing traz mais especificações dos benefícios oferecidos por esse sistema.

Por que esse sistema é importante?

Muitos gestores de empresas de micro, pequeno e até mesmo médio porte não utilizam esse sistema por acharem que é um modelo cujo a sua importância é apenas para as grandes empresas. Isso, devido a quantidade de exigências para se ter uma boa aplicabilidade da Gestão da Qualidade. Porém, quanto mais cedo esse sistema é instalado na empresa, independentemente do tamanho da empresa, maior são as suas chances de sobreviver ao mercado. Especialmente na atualidade, onde a tecnologia muda constantemente os processos internos das empresas, não apenas reduzindo custos, mas também o tempo de produção.

As novas ferramentas dispostas no mercado, possibilitam que startups, ou seja, novos empreendimentos reduzam suas incertezas, o que possibilita mais investimento no negócio, aumentando a chance de a iniciativa prosperar.

A TQM e como ela pode melhorar os resultados de uma empresa

Um dos grandes problemas que atormentam os gestores é: “como posso reduzir custos e manter a qualidade?”. A Gestão da Qualidade Total oferece mecanismos para que seja feita essa transição de redução de custos sem que seja perdido a qualidade do produto ou do serviço. Como é descrito no livro “Gerenciamento da Qualidade Total”, escrito por John S. Oakland, que aborda os conceitos básicos para uma boa implantação do TQM, além da criação ou mudança no estilo de liderança, que permite que diretores e/ou gerentes de uma empresa tenham uma melhor capacidade para desenvolver alguma modalidade de gerenciamento da qualidade em seu local de trabalho.

Um exemplo de práticas já estabelecidas, é o “Six Sigma”, que estabelece níveis dos índices de desperdícios de recursos e de excelência de processos, sendo o nível 1 o pior, e o nível 6 o melhor. A introdução do sistema de Seis Sigma (Six Sigma), permite que os gestores tenham uma orientação de como está a situação da empresa em relação a esses índices e o que precisa ser feito para que atinja o melhor nível de desempenho. Através da implementação da metodologia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar), que possibilita melhorias no processo interno da organização.

Como a PCJ pode te ajudar a estabelecer um bom Sistema de Gestão da Qualidade Total

Existem duas formas que a PUC Consultoria Jr. pode ajudar um empreendedor para que seja utilizado um sistema de gerenciamento adequado a sua empresa.

O primeiro, sendo uma forma mais indireta, é através dos vários artigos que a PCJ tem disponibilizado em seu blog. Eles podem auxiliar no passo-a-passo de algumas das principais metodologias de gerenciamento dos processos internos empresariais.

E, a segunda, sendo uma forma mais direta e destinada para os empreendedores que querem esse serviço feito de uma forma mais profissional e especializada. Nesse caso, a PCJ oferece o serviço de, Mapeamento e Otimização de Processos, que tem como finalidade, estabelecer as funções de cada setor da empresa. Seu objetivo é que a produtividade seja maximizada, além de reduzir o tempo desperdiçado em atividades que podem ser simplificadas ou automatizadas. Ademais, também aumentará o controle sobre o desempenho da empresa. Isso, porque esse serviço oferece a implantação de uma rotina que facilita o monitoramento de como está sendo executado cada função da empresa.

Conclusão

Como foi mostrado, o TQM é um diferencial para se conseguir reduzir custos e aumentar os lucros sem perder qualidade. Entretanto, atualmente, uma gestão de qualidade é praticamente indispensável para novas empresas conseguirem se manter no mercado. Sendo que, a relação custo-benefício dos produtos se torna cada vez mais importante em um cenário mais globalizado como os dias atuais. Mas, não adianta apenas aplicar os procedimentos, é necessário se ter uma qualidade na aplicação do sistema. Um bom gerenciamento de qualidade pode fazer com que a empresa suba vários patamares de procedimentos internos.

Texto escrito por Victor Henrique, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 21/06/2021 / Categoria: FINANÇAS, MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO /

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