Big Mac e a Economia
O Índice Big Mac é uma ferramenta criada pela revista The Economist para medir, de maneira informal, o poder de compra entre diferentes países e para indicar se as moedas estão em seu nível correto, com base no preço do famoso sanduíche do McDonald ‘s, o Big Mac. Apesar de ter surgido só como uma métrica que tornasse o entendimento do câmbio simples, o índice Big Mac acabou virou uma referência até para estudiosos.
Este índice serve como um indicativo simples da Paridade dos Poderes de Compra (PPC), usando como referência o hambúrguer da McDonald ‘s. Mesmo que feito de maneira informal, permite a comparação do poder de compra devido à presença da cadeia de fast food em grande parte do mundo.
A Lógica por trás
O Big Mac é igual no mundo inteiro e tem o seu preço consistente em todos os países onde a rede de fast food opera. Portanto, se ele é mais caro em algum país, significa que a moeda neste lugar vale menos, uma vez que você precisa de uma maior quantidade dela para comprar o mesmo hambúrguer.
O cálculo é simples: a revista compara o preço do Big Mac em diferentes países e, a partir daí, estabelece uma relação entre os valores em dólares. A partir dessa taxa de câmbio implícita, é possível calcular o poder de compra entre os países. Se o resultado for menor do que a taxa de câmbio oficial, significa que a moeda do país está desvalorizada em relação ao dólar. Se for maior, significa que a moeda está sobrevalorizada.
Índice Big Mac no Brasil
De acordo com o Índice Big Mac, divulgado pela revista britânica The Economist, em dezembro de 2022, o Big Mac custa R$ 22,90 no Brasil e US$ 5,36 nos Estados Unidos. A taxa de câmbio implícita é de 4,27. A diferença entre esta e a taxa de câmbio real, 5,16, sugere que o real brasileiro está 17,2% desvalorizado em relação ao dólar americano.
Para conferir a pesquisa do índice, e sua relação com outros países acesse: https://www.economist.com/big-mac-index?utm_content=article-link-1&etear=nl_today_1&utm_campaign=r.the-economist-today&utm_medium=email.internal-newsletter.np&utm_source=salesforce-marketing-cloud&utm_term=1/26/2023&utm_id=1463657
Conclusão
Embora o Índice Big Mac seja uma ferramenta interessante para comparar o poder de compra em diferentes países, é importante ressaltar que ele não é uma medida precisa e confiável. O preço do Big Mac pode variar em cada país devido a fatores como a carga tributária, o custo de produção e o poder de negociação dos fornecedores locais, o que pode afetar a precisão do índice.
No entanto, o Índice Big Mac continua sendo um indicador popular para analisar as taxas de câmbio entre os países e avaliar a competitividade das economias.
Caso tenha se interessado pelo índice Big Mac e a economia, acesse nosso texto sobre Os Indexadores econômicos: o que é e quais são? – PUC Consultoria Jr., também chamados de índices de mercado ou indicadores macroeconômicos, que são taxas de referência muito usadas para acompanhar o desempenho da economia, avaliando tendências de consumo e disponibilidade de crédito no Brasil.
Texto escrito por Cecília Aguiar, Diretora de marketing da PUC Consultoria Jr.