Logo

BLOG

Balanço patrimonial

Balanço patrimonial: o que é e para que serve?

Por que sua empresa poderia fechar as portas?

Em 20 de outubro de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, cerca de um milhão de empresas fecham as portas por ano no Brasil. Isso revela muito sobre o atual ambiente empresarial do país: imprevisível, burocrático e rígido. Pensando nessa dificuldade do empreendedor, a CB Insights, empresa de análise de negócios e banco de dados globais, utilizou uma inteligência artificial para analisar 101 casos de falências e compilar as principais razões para seus insucessos. Já é válido, a princípio, ressaltar que o balanço patrimonial (BP) faz parte da organização financeira de qualquer empreendimento.

Os resultados dessa pesquisa apresentaram um resultado curioso. Sendo assim, o segundo maior motivo para falências, que afetou cerca de 29% dos negócios expostos, foi um mau planejamento financeiro por parte dos empresários. Esse dado mostra como é fundamental, principalmente para empreendedores de primeira viagem, uma organização atenciosa de seu capital, cuidando dos gastos e investindo bem suas receitas. Com essa intenção, o BP é um dos relatórios mais utilizados para demonstrar a saúde financeira da empresa.

 

O que é um Balanço Patrimonial?

Basicamente, um balanço patrimonial é uma demonstração contábil utilizada para demonstrar a saúde financeira da empresa, ilustrando de maneira clara a situação do negócio. É considerado a melhor forma de fazer um levantamento completo de todos os bens e direitos de um empreendimento.

Esse relatório é fundamental para não perder o controle dos custos e acompanhar o patrimônio. Contudo, sua importância não está restringida apenas à contabilidade: o balanço patrimonial também permite à empresa ter uma visão da evolução em determinado intervalo, já que demonstra todos os seus ativos e passivos, informações fundamentais para sua construção.

 

Estrutura do BP

Ativos: colocado no lado esquerdo do documento, constam os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade. Além disso, são capazes de gerar valor econômico. Por exemplo, maquinários, veículos, móveis, equipamentos, estoques, bem como contas a receber.

Passivos: posicionado no lado direito, são todas as obrigações, despesas e dívidas de uma empresa. Nele estão inclusos os salários dos funcionários, contas mensais do empreendimento, entre outros.

Patrimônio Líquido: compreende os recursos da própria entidade, seu valor é a diferença entre os valores do Ativo e do Passivo. Basicamente, é o acumulo de capital próprio e o resultado do exercício.

É notável que não é muito difícil a elaboração de um balanço patrimonial, desde que você possua as informações corretas sobre as finanças da empresa e atenção à contabilidade do negócio. Ademais, é sempre importante lembrar que nosso site possui uma aba de Fale Conosco, no qual o visitante poderá tirar qualquer dúvida.

 

Como posso utilizar um Balanço Patrimonial no meu negócio?

Por fim, o Balanço Patrimonial, além de ser uma obrigação contábil para praticamente todas as empresas, é também fundamental para a análise financeira de qualquer negócio. Por meio deste “raio-x”, é possível analisar o comportamento financeiro de um negócio. Ou seja, compreender o trajeto de seus recursos financeiros, utilizá-los para a elaboração de um planejamento estratégico, tomar decisões financeiras mais assertivas, e por fim, apresentar mais detalhadamente os dados financeiros a possíveis investidores. Isso demonstra a importância dessa ferramenta para qualquer organização, seja antes da abertura, ou durante seu funcionamento.

Outra opção para aqueles que buscam algo que possa também ajudar em suas finanças pessoais é a análise das Demonstrações Financeiras. Há um texto do blog esclarecedor sobre o tema, além de diversos outros interessantes para o mundo dos negócios.

 

Texto escrito por Guilherme Mendes, diretor do administrativo-financeiro da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 27/09/2021 / Categoria: FINANÇAS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco