Logo

BLOG

Amostragem: o que é e para que serve

Amostragem é um termo estatístico utilizado para se referir a uma parte percentual da população total. Em outras palavras, corresponde a um pequeno pedaço de um grande número de variáveis. Essa técnica é utilizada porque não é possível analisar todas as variáveis por completo.

 

Mas como determinar quem faz parte da amostra em análise?

Primeiramente, é necessário quantificar a população total e os meios de alcança-la e ouvi-la. Como exemplo, se a pretensão é analisar a satisfação dos clientes de uma loja com relação ao atendimento aos clientes, a população da pesquisa será todos os clientes da loja. Esta etapa é essencial, pois sem ela é impossível fazer as seguintes.

É necessário lembrar também que filtrar a população aqui é essencial, porque analisar pessoas fora do objetivo almejado resulta em falhas estatísticas irreversíveis.

  • Segundo passo

A segunda etapa consiste na seguinte pergunta: é possível analisar toda a minha população? Se a resposta for não, o cálculo amostral será necessário e servirá como uma forma de simplificação da coleta dos dados.

Existem diversas formas de calcular o tamanho necessário da amostra populacional, sendo o mais comum a utilização da formula seguinte formula:

n=N.Z2. p. (1-p) / Z2 + e2.N-1

  • A fórmula

A formula leva em consideração o tamanho da amostra, margem de erro, que é a porcentagem padrão de erro do cálculo, grau de confiança, que é a confiabilidade do cálculo como um todo e o tamanho da população total.

Para aplicá-la, bastar acessar o site SurveyMonkey e colocar os dados almejados. Como padrão estatístico, as variáveis da formula são fixadas 90% de confiabilidade e 5% de margem de erro.

É importante ressaltar que quanto menores forem esses dados, menor será o tamanho da amostra. Em compensação, quanto maiores forem as variáveis, maior será o tamanho da amostra. Por isso, os valores dependem da situação da pesquisa. Claro, sempre lembrando que quanto mais perto a amostra da população total, mais preciso será o resultado obtido.

 

Confira também o artigo sobre Pesquisa de mercado.

 

Texto escrito por Pedro Alexandre, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 15/11/2021 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco