É notório que na sociedade atual, a modalidade de trabalho e estudo híbrida ou totalmente remota, como o Home Office, tem se tornado cada vez mais comum. Essa abordagem tem conquistado reconhecimento como uma solução para diversos problemas relacionados às jornadas de trabalho, além de poder impactar significativamente a produtividade e o dia a dia dos trabalhadores.
Segundo relatório da Formstack publicado em 2022, 77% dos profissionais dizem que sua produtividade é maior no home office. A modalidade promove diversos benefícios, como a diminuição das adversidades provocadas pelo deslocamento até o local de trabalho, economia de tempo e recursos financeiros, diminuição de distrações, e principalmente, a flexibilidade de horários.
Estes fatores têm um impacto significativo na capacidade produtiva do funcionário no seu dia a dia. Porém, fatores como a necessidade de adaptação dos espaços domésticos, distração advinda do convívio social dentro do ambiente domiciliar e a dificuldade e/ou impossibilidade de separação do ambiente de trabalho e ambiente pessoal, provocando alterações negativas na rotina e horários, são fatores que se
contrapõem aos benefícios supracitados.
Dessa forma, medidas são necessárias para garantir que a nova modalidade de trabalho seja o mais eficiente possível tanto para o funcionário quanto para a empresa. O texto Empreender na pandemia: como se adaptar às novas demandas? – PUC Consultoria Jr. pode auxiliar no entendimento de quais ações devem ser aplicadas, pois explica como empreendedores se adaptaram no cenário da pandemia, mostrando que a inovação é necessária para se obter eficiência e resultado
É comum se concluir que apenas motivação é suficiente para afastar a procrastinação e ser produtivo, porém, desenvolver metas, estabelecer uma rotina, organizar o ambiente de trabalho, deixar explícito aos familiares que seu ambiente de trabalho deve ser respeitado e eliminar distrações irão tornar o trabalho mais produtivo.
A empresa também pode realizar ações para ajudar os funcionários, como fornecer ou facilitar o acesso a ferramentas necessárias para a execução de tarefas, incentivo ao cuidado da saúde mental dos trabalhadores, sugerindo pausas regulares, desenvolvimento de metas realistas e que tragam motivação, além da promoção de um ambiente, mesmo que online, que ainda tenha interação humana e engajamento
Conclui-se que o home office pode ser muito efetivo, porém somente se usado de forma estratégica e com os funcionários e a empresa trabalhando de forma alinhada, promovendo um aumento significativo da produtividade e se mantendo atentos à saúde física e mental. Na PUC Consultoria Jr. oferecemos soluções relacionadas à gestão de pessoas, com o “Plano de Cargos e Salários” buscando alinhar os interesses dos funcionários e da empresa, além de promover perspectiva de crescimento e motivação. Estes aspectos podem ser definitivos para o bom funcionamento e sucesso da sua empresa.
Agende agora uma reunião diagnóstica para entender as dores do seu empreendimento e tome a ação que vai mudar o rumo da sua empresa!
Ficou com alguma dúvida? Acesse o Fale Conosco para receber mais informações
Texto redigido por Luiza Gontijo, consultora de Projetos da PUC Consultoria Jr.