O que é o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é o momento em que a empresa define suas metas a curto,médio e longo prazo. É realizado por meio de ferramentas de gestão que desenvolvem ações capazes de atingir os resultados. Utiliza-se tanto para objetivos estabelecidos, como o aumento de vendas, quanto para contornar possíveis situações que comprometam o sucesso dos negócios.
Mas, por que fazer?
Ao fazer um planejamento estratégico, além de alcançar o desejado, outros aspectos da empresa também serão beneficiados, são eles:
Aumento da produtividade e redução do tempo
Isso acontece,pois o planejamento estratégico permite que cada um saiba o que deve se fazer, ou seja, evita que o tempo seja gasto pensando e decidindo algo que já foi estabelecido anteriormente. Como consequência,a produtividade da empresa tende a aumentar com essa ganho de tempo.
Melhoria da comunicação e clima organizacional
Ao definir os pontos a serem trabalhados, gerentes priorizam suas ações e padronizam as decisões para todos os níveis hierárquicos. Ao conhecer as etapas a serem feitas,os trabalhadores se sentem inspirados e desafiados a para cumprirem o objetivo.
Engajamento dos colaboradores
A estratégia corporativa faz com que os gestores e colaboradores tenham um interesse em comum, o que evita superposições e estimula colaboração entre as unidades do negócio. Dessa forma, todos obtêm resultados maiores do que os que teriam individualmente.
E como faço o meu planejamento?
Conheça o método mais utilizado pelos grandes gestores. O ciclo PDCA é um método gerencial para a melhoria de processos e soluções de problemas, sendo a base da melhoria contínua. É um método cíclico que pode ser usado em qualquer tipo de organização e ser repetido quantas vezes for necessário, podendo ser combinado com outras ferramentas dependendo do que for desejado.
Ele é dividido em quatro etapas:
1-Plan(Planejar)
Nesta etapa deve-se estabelecer o problema a ser resolvido e os objetivos a serem alcançados. É parte mais importante do ciclo, pois é a partir dela que as outras etapas são desenvolvidas.
Ao estabelecer qual o problema e quais os objetivos é necessário realizar um plano de ação. Para essa sub etapa a ferramenta 5W2H pode ser um grande auxílio.
2-Do(Executar)
É nesse momento em que o plano de ação é colocado em prática. Para que seja executado da melhor forma é preciso recorrer a alguns conhecimentos específicos, por exemplo,se uma determinada empresa deseja aumentar as vendas será necessário pesquisar conteúdos relacionados a marketing.
3-Check(Checar/Verificar)
Os resultados obtidos pela etapa anterior são medidos em relação à meta, é feito uma validação da eficácia, ou seja, é verificado se tudo ocorreu como o esperado e caso não tenha ocorrido, realizar as devidas correções.
4-Action(Ação)
E por fim, após rodar o plano de ação novamente, pode-se concluir se as metas foram ou não atingidas, caso ainda não tenham sido cumpridas deve se observar o planejamento do plano de ação ou a execução deste.
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