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Seis Sigma, o que é e como colocar em prática

Seis Sigma o que é e como colocar em prática

A Gestão da Qualidade é uma estratégia de administração voltada para a adoção de ações com foco no controle de processos organizacionais. Com o intuito de gerar melhorias nos produtos e serviços de uma empresa. Desde a década de 1920, o conceito vem sendo desenhado no cenário internacional. Ganhando cada vez mais respaldo e se mostrando cada vez mais essencial àqueles que objetivam crescimento, competitividade e excelência para suas empresas.

Neste contexto, frente à evolução da necessidade de se mensurar a qualidade dos processos e dos produtos das empresas. Começou a ser cunhada uma metodologia de aprimoramento dos processos internos conhecida como Seis Sigma.

O que é a metodologia Seis Sigma?

O Seis Sigma é um conjunto de práticas a serem desenvolvidas dentro de uma empresa, que visam reduzir os defeitos e falhas ao longo do processo produtivo. Maximizando os desempenhos e promovendo a satisfação dos clientes. É uma ferramenta que objetiva reduzir os custos, otimizar os produtos e os processos e potencializar a satisfação dos clientes. Tudo isso por meio da definição de metas e aplicação de cursos de ação que irão corroborar para o alcance das mesmas.

Em primeiro plano, é necessário compreender de maneira mais tangível o que, de fato, esses objetivos significam. No que se refere à redução de custos, o primeiro passo é entender quais são suas fontes. Em seguida detectar quais os gastos menos necessários, que não corroboram diretamente na qualidade do produto. Na otimização de processos e produtos, o foco é desenvolver condições e estratégias mais favoráveis que as atuais, maximizando os ganhos da empresa.

Por fim, a satisfação dos clientes, um fenômeno que é alcançado como consequência de todo o projeto. Com os processos da empresa voltados para a qualidade, um padrão alto de excelência e uma margem de erros cada vez menor, fica indubitável o fato de que o nível de contentamento dos clientes tenderá a subir.

Dessa forma, a filosofia do Seis Sigma diz respeito a ser consistente, evitar variações dentro do processo produtivo de uma empresa. Acredita-se que é melhor manter uma intensidade mais baixa, todavia constante, a sofrer com pequenas explosões esporádicas de desenvolvimento. Em suma, uma empresa deve ser capaz de fornecer sempre os mesmos resultados – positivos -, sem variações, a um baixo custo e de agrado dos clientes.

Quais as vantagens de se aplicar essa metodologia?

Dentro da metodologia são definidos parâmetros de qualidade, nos quais 1-sigma representa o nível mais baixo, com altos índices de defeitos e de perdas de vendas, e 6-sigma representa o nível mais elevado. Com uma quantidade de erros irrisória e uma excelência nos processos. Isso quer dizer que, quanto mais a empresa se aproxima do nível 6-sigma, menor é a margem de desvio ou de variância e maior é o padrão de qualidade.

O desenvolvimento do Seis Sigma melhora a eficiência dos processos internos da empresa, além de reduzir as falhas e os custos desnecessários dentro desses processos. Outro fator de extrema importância é a melhora consequente no produto final, que corrobora diretamente para o aumento do contentamento dos clientes. Soma-se a isso, a confiabilidade da metodologia. Uma vez que por meio dela o gestor consegue adquirir um conhecimento bastante aprofundado no que se refere aos processos da sua empresa. Passando, assim, a tomar decisões muito mais assertivas que anteriormente.

Como implementar o Seis Sigma na sua empresa?

As metas, a serem estipuladas primeiramente, serão alcançadas a partir da aplicação de projetos específicos. Os mesmos por sua vez, serão definidos a partir da metodologia conhecida como DMAIC – Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar. Essas cinco etapas juntas, serão responsáveis por auxiliar no desenvolvimento de melhorias e na elaboração de uma nota rotina.

    Definir:

Diz respeito ao ato de elaborar os novos objetivos e metas estratégicas dentro da empresa

Mensurar:

Corresponde a uma etapa de análise minuciosa dos processos internos da empresa, a partir disso, será possível compreender melhor a dimensão dos avanços alcançados

Analisar:

Nessa etapa é necessário compreender o sistema atual da empresa. A fim de identificar quais os principais fatores que separam os atuais resultados, das metas estipuladas. É uma análise feita a partir de um banco de dados contundente e sólido, baseada em estatísticas e números.

Incrementar:

Aqui se objetiva aprimorar o sistema vigente, sem que sejam realizadas, necessariamente, mudanças estruturais. A busca por novas soluções e aperfeiçoamento das metodologias da empresa.

Controlar:

Faz referência ao controle dos resultados alcançados, de modo que os novos métodos desenvolvidos sejam, de fato, suficientes, para garantir o alcance das metas estipuladas.

Execução Seis Sigma

Posto isso, após a realização das cinco etapas, o próximo passo corresponde a execução do Seis Sigma. Esta pode ser seccionada em três microetapas: o desenvolvimento, a execução e a finalização do projeto.

No desenvolvimento do projeto, é necessário atentar-se às metas estipuladas, uma vez que todos os processos da empresa passarão a atuar em função dessas. Outro ponto importante é se atentar a conhecer minuciosamente todos esses processos. A fim de garantir que as modificações a serem propostas sejam, de fato, contundentes e efetivas.

Durante a execução do projeto, cabe ao gestor identificar as principais falhas dentro dos processos. Além disso, analisa-las a fundo e começar a propor novas estratégias de organização. É importante salientar que diferentes processos possuem diferentes níveis satisfatórios de qualidade. O que justifica a necessidade de um amplo conhecimento sobre os processos da empresa.

Por fim, na finalização do projeto, o objetivo maior é ser capaz de avaliar e quantificar se as melhorias propostas estão, de fato, trazendo alguma melhora significativa. Para isso, toda a base de dados coletada ao longo das etapas deve ser levada em consideração. De modo a permitir a comparação dos resultados e metas e, consequentemente, metrificar se o projeto está sendo compensatório.

Mais sobre a ferramenta do Seis Sigma…

Vale salientar, ainda, que o Seis Sigma pode ser implementado em quaisquer tipos de empresas. Ou, até mesmo, em processos decisórios administrativos ou relacionados à saúde. Apesar de o conceito ter surgido em meio as indústrias clássicas, este é capaz de propor melhorias, identificar falhas. Além disso, aprimorar o desempenho em qualquer tipo de processo. Logo, se você tem negócio de pequeno e médio porte, essa é uma excelente ferramenta de gestão. A mesma vai te auxiliar não só a identificar os seus problemas, como também a compreender melhor a sua empresa.

Em síntese, a ferramenta do Seis Sigma é essencial para as empresas que querem se manter competitivas dentro do mercado. E proporciona benefícios incontáveis aos que a implementam. Desde a redução de custos, a atenuação de falhas nos processos, até a elevação do nível de satisfação dos clientes. Além do aumento da produtividade, é possível inferir que as etapas, apesar de não necessariamente muito inteligíveis, apresentam resultados extremamente positivos.

Conclusão

Aproveitando o gatilho, você já ouvir falar sobre a metodologia 5 Sensos? Ela tem como principal objetivo aumentar a produtividade das empresas e reduzir os desperdícios. De maneira a aumentar as receitas e reduzir os custos de produção. É uma ferramenta de fácil compreensão, pautada em cinco alterações de comportamento bastante simples, que apresenta resultados incríveis. Para saber mais acesse nosso artigo e confira!

Essa foi só uma das incontáveis metodologias de gestão incorporadas pela Inteligência de Mercado. A análise de questões como o ambiente interno de uma empresa, seus concorrentes, suas fraquezas, as tendências de mercado e de consumo, entre outras, são serviços de suma importância para quem quer se manter dentro do mercado. A PUC Consultoria Júnior realiza muitos desses serviços na área de Inteligência Comercial. E vem ajudando empresários a mais de 28 anos a alavancarem seus negócios e se destacarem no mercado. Entre em contato conosco!

Texto escrito por Ana Luísa Caetano, Consultora de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 26/10/2020 / Categoria: MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO /

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