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Saiba como definir o seu público-alvo

Saiba como definir o seu público-alvo

Definir o público-alvo de uma empresa é essencial para elaborar estratégias e atrair um determinado grupo de pessoas que possuem uma maior possibilidade de adquirir seus produtos. As vantagens de entender qual o público-alvo do seu negócio podem até mesmo reduzir perdas de estoque. Isso, porque sabendo o perfil do possível cliente, pode-se prever uma maior especificidade os gostos do público-alvo e, consequentemente, realizar um melhor planejamento de estoque. 

O que é público-alvo

Público-alvo é o grupo específico de pessoas que uma empresa pretende atrair, esse grupo pode ser extremamente filtrado ou bem mais abrangente. O importante após definir esse grupo é a realização do Storytelling, ou seja, ao saber o perfil médio das pessoas que adquirem meus produtos ou serviços, o(a) gestor(a) deve aprender a como se comunicar com esse público, o que ele(a) deve fazer para conquistar esse grupo.

Como definir meu público-alvo

Sabendo o que é o público-alvo, a empresa agora precisa saber como definir esse público. Uma estratégia bastante utilizada é a de segmentação, que filtra esse público de acordo com algumas características. Em relação à segmentação voltada para a população comum, os segmentos são os seguintes: Comportamental, Demográfica, Geográfica e Psicográfica.

·       Comportamental

a parte comportamental é referente ao quão ligado a pessoa está com a sua empresa e/ou produto, como: lealdade, sensibilidade ao marketing, motivo de estar comprando o bem, nível de informação sobre o que deseja comprar, se é regular ou não e outros.

·       Demográfico

é onde se traça o perfil médio das características do possível consumidor, geralmente procura-se saber: idade, gênero, classe social, status civil, escolaridade e outros itens que possam ser de interesse da empresa (religião, ocupação e etc.).

·       Geográfica

esse segmento é o mais simples de se entender e mostra a localização do público-alvo, quanto maior e com mais recursos de logística (exemplo: frete grátis para todo o estado), mais abrangente é esse segmento, a parte geográfica pode ir de público da rua até público do continente (em casos de multinacionais), outros que são considerados nesse segmento são a densidade populacional/residencial e o clima (provavelmente não valeria abrir uma sorveteria em uma região muito fria, por exemplo).

·       Psicográfica

busca saber como o público é como pessoa, se possui um estilo de vida mais agitado, calmo, inconsequente, saudável, se é uma pessoa mais disposta a conhecer novas coisas ou se é mais fechada nesse quesito.

Para descobrir essas informações, vários fatores internos podem influenciar no tipo de público-alvo. Alguns exemplos são: o porte da empresa (micro, pequena, média ou outras), localização e possibilidade de frete, tipo de produto ou serviço ofertado, entre outros. Saber as características básicas da empresa é fundamental para definir o público-alvo.

Exemplo de público-alvo

Em um exemplo fictício, uma loja de sapatos sociais de uma cidade qualquer, tinha seu marketing direcionado a homens mais velhos e, resolvendo fazer um estudo sobre seu público-alvo, constatou que o perfil médio do seu público-alvo eram de pessoas com idade entre 40 e 50 anos. Entretanto, eram mulheres e não homens, pois as mulheres praticavam a dança e necessitavam do uso de sapatos sociais para ela. Por isso, o sapato social usado por elas, desgastava-se com uma frequência maior do que do público traçado anteriormente. Logo, se o estoque e o marketing fossem direcionados a esse público, aumentariam os números de vendas anuais.

Marketing e público-alvo

Quando o público-alvo está bem definido, um outro problema vem à tona, como a empresa vai conseguir atrair esse público? Para executar essa tarefa, é necessário elaborar uma Estratégia de Marketing e, para isso, é sempre bom contar com uma equipe ou empresa contratada que tenha uma especialização no assunto.

Ao elaborar o marketing destinado ao público-alvo, deve-se levar em conta métodos que possam atrair esse grupo. Além disso, deve-se expor algo que possa incomodá-lo e o que a sua empresa pode fazer para resolver ou amenizar consideravelmente esse problema, fazendo algo que destaque a sua empresa dos seus concorrentes.

Atualmente, existem várias formas e canais que podem ser veiculados o marketing de um bem ofertado por uma empresa. Entretanto, não basta ir no canal com maior propagação e lançar sua propaganda, isso dependerá do seu público-alvo. Por exemplo, um público mais jovem, em uma faixa etária de 18 a 30 anos, tende a ser mais sensível a interações de marketing em redes sociais, enquanto uma público-alvo mais velho, a partir de uns 50 anos, tende a notar marketing veiculado por televisão ou rádio. Uma boa propaganda que não atinge o público-alvo não surte efeito.

Vantagem de mercado

Para estar à frente dos concorrentes, uma marca precisa ser lembrada pelo consumidor, seja por qualidade, preço ou marketing. A vantagem fornecida por uma boa estratégia de marketing pode causar um aumento no número da demanda. Isso, porque quando um potencial cliente percebe que tem uma necessidade, a primeira marca que ele vai se lembrar que pode resolver seu problema, é aquela que se destaca com seu marketing. Essa marca terá sua vantagem estabelecida sobre seus concorrentes.

Hoje, marcas que possuem um posicionamento claro sobre questões sociais, como combate ao preconceito racial, de gênero e outros do tipo, possuem uma alta adesão. Já que, ao fornecerem uma representatividade ou um acolhimento, grupos de minorias acabam criando uma maior lealdade a uma marca. E, por consequência, conseguem uma maior demanda de seus bens ou produtos.

Conclusão

Após abordadas as vantagens e o que é e como definir o público-alvo, caso seja necessário um aprofundamento maior no tema, o livro “Storytelling com dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios” escrito por Cole Naussbaumer Knaflic, mostra vários pontos de como podemos melhorar a interação da marca com o público-alvo utilizando dados como comprovação do guia.

Ademais, se necessária uma equipe especializada para desenvolver o marketing de uma empresa, a PUC Consultoria Júnior oferece o Plano de Marketing. Serviço este que aponta forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa em questão. E possibilita que seja traçado o perfil do público-alvo, para que sejam tomadas decisões estratégicas para captar esse público.

Texto escrito por Victor Henrique, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 16/08/2021 / Categoria: MARKETING /

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