Público-alvo é um grupo de consumidores com características semelhantes para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing de seus produtos e serviços. À vista disso, é uma parcela da sociedade consumidora que tem interesse e afinidade pelo o quê seu empreendimento fornece e, por isso, pode se tornar um possível cliente.
Para que serve e qual a importância da sua empresa definir um público-alvo?
Definir um público-alvo é uma estratégia muito importante para as empresas. Conhecer o perfil de consumidor com maior interesse em seus produtos ou serviços é fundamental para alavancar seu negócio, visto que trará diversos benefícios para o seu empreendimento. A partir do entendimento do público, você poderá:
Esses são alguns dos benefícios que a análise do perfil do seu consumidor trará para o seu estabelecimento. Quer saber mais? Leia o texto “Saiba as vantagens de entender o público-alvo da sua empresa”, também disponível aqui no blog.
Diferença entre Público-alvo e Persona
Público-alvo e Persona são conceitos muito confundidos pelas pessoas, visto que ambos são ferramentas de marketing que analisam o mercado e definem com quem a marca deve se comunicar. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, eles não são sinônimos e possuem algumas diferenças que serão explicadas a seguir.
Primeiramente, o público-alvo é a definição de um segmento de mercado com características em comum, para quem a marca direciona suas estratégias. Já a persona é a personalização do cliente ideal, por meio da descrição de um personagem que represente as características, o perfil e os comportamentos dos consumidores em quem a marca mira.
Além disso, apesar de analisar algumas questões comportamentais e psicográficas, a definição do público-alvo normalmente é mais genérica, visto que levanta apenas características pontuais. Com a persona, é uma análise mais aprofundada sobre o perfil do personagem, trazendo informações sobre seus hábitos, gostos, interesses, dores e necessidades.
Portanto, não é preciso escolher entre um e outro. Público-alvo e persona são diferentes ferramentas que podem ser usadas de maneira complementar nas estratégias da marca.
Passo a passo de como definí-lo
Agora, você poderá entender como colocar em prática tudo que analisamos:
1) Pesquise o mercado e o cenário em que ele se encontra atualmente
Entender o mercado que corresponde ao seu nicho é o primeiro passo para identificar seu público-alvo. Assim, pesquisa de mercado não envolve somente as características de um nicho, mas também fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa. Ademais, é interessante pesquisar sobre seus concorrentes e como eles se comportam no mercado em questão.
2) Conheça o seu negócio e o produto ou serviço que ele oferece
Você também precisa conhecer a fundo a sua empresa e os seus produtos para entender quais soluções eles entregam. Dessa forma, é possível alinhá-los às oportunidades de mercado percebidas na etapa anterior. Para isso, é interessante realizar algumas perguntas: qual a proposta do seu produto? Por que alguém o compraria? Qual problema ele resolve? Quais benefícios ele traz para o consumidor?
3) Divida o mercado em segmentos
Depois que você já tem um panorama sobre o mercado, o consumidor e o seu produto, defini-se as bases da segmentação para dividir o mercado. Isto posto, utilize variáveis geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais e comece a traçar o perfil do público que consome a sua categoria de produto ou serviço.
4) Analise qual a atratividade dos segmentos
Após dividir o mercado, você examina quais segmentos apresentam maior potencial para a sua empresa. Para isso, faça algumas perguntas: o segmento já possui suas necessidades atendidas por concorrentes? Ele é grande o suficiente para gerar lucratividade? Qual a tendência dele, está em crescimento? A empresa consegue alcançar esse segmento com estratégias de marketing?
5) Selecione seu(s) segmento(s) alvo(s)
Por fim, chegou a hora de definir qual será o público-alvo do seu empreendimento. Lembrando que uma marca pode trabalhar com mais de um segmento, mas precisa criar diferentes estratégias de marketing para cada um deles. Além disso, é interessante que a empresa tenha todas as informações e características coletadas documentadas, para que toda a equipe tenha acesso sempre que precisar.
Ferramentas que irão te auxiliar
1. Google Analytics
Através dessa ferramenta, você pode identificar o perfil do público, características e interesses latentes. Uma boa ideia é analisar as palavras pesquisadas na busca interna do site, que representam assuntos de interesse dos seus visitantes que talvez você ainda não atenda.
2. Google Trends
O Google Trends apresenta as tendências de busca em determinado período. Dessa maneira, você pode identificar quais assuntos estão despertando interesse e se tendem a crescer nos próximos meses.
3. Formulários Online
Essa é uma maneira de entrar em contato diretamente com o público para entender suas necessidades. Para isso, você pode utilizar de algumas ferramentas de formulários já existentes como, por exemplo, o Google Forms, o TypeForm e o Survey Monkey.
4. Audience Insights
Essa ferramenta dá insights sobre a audiência da sua página ou de uma segmentação fictícia que você mesmo pode criar. Assim, é possível analisar dados demográficos, como idade, estado civil, escolaridade, região e muito mais.
Conclusão
Dado o exposto, a PUC Consultoria Júnior oferece a Pesquisa de Mercado, que te auxiliará a definir um público-alvo para o seu empreendimento. Dessa forma, caso possua alguma dúvida ou queira saber mais sobre nossos serviços, entre em contato pelo “Fale conosco”.
Texto escrito por Gabriela Albuquerque, Gerente de Projetos