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Parcerias e negócios: como conseguir parceiros promissores para o seu negócio.

O que são?

Atualmente, o conceito mais básico de parceria é a “reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum”. Por essa definição, já fica claro que parcerias podem ser realizadas, inclusive por pessoas físicas. Para mais, Firmar parcerias é uma necessidade de grande importância no mundo corporativo, garantindo um diferencial competitivo que atenda ao público que está cada vez mais exigente.

O “pré-requisito” para que uma parceria exista é um objetivo comum e um acordo de cooperação para atingir interesses comuns. Alguns exemplos de parcerias são: parceria entre artistas, parceria agrícola, parcerias público-privadas (feito pelo governo com empresas particulares).

Além disso, As parcerias são indispensáveis para a sobrevivência das pequenas e médias empresas. Isto porque, ao usufruir de uma parceria, se é possível adentrar negócios e relações que seriam impossíveis sozinhas. Com a alta concorrência, se unir a outra organização pode aumentar a sua receita e abrir portas para novos mercados.

Além disso, as parcerias servem, também, como uma estratégia empresarial que visa a otimização “sustentável” das organizações.

Quais são as vantagens de se fazer uma parceria?

Algumas das vantagens de fazer uma parceria de negócios são:

  • Aumentar o alcance das empresas parceiras: com a divulgação conjunta de produtos e/ou serviços, o alcance das empresas parcerias é potencializado. Dessa forma, é possível atingir, inclusive, um novo nicho de clientela que uma empresa dificilmente conseguiria sozinha.
  • Somar expertises dos parceiros comerciais: uma empresa que se alia à outra, com a visão de complementar o seu negócio, ou seja, em busca de parceiros que sejam mais qualificados em determinadas áreas, acaba tornado mais forte o seu próprio negócio.
  • Otimizar processos: Em algumas parcerias, alguns processos são compartilhados, beneficiando as empresas envolvidas e aumentando a produtividade. 
  • Entregar valor de negócio para o cliente: A força de boas parcerias, muitas vezes, é medida pela imagem positiva no mercado. Portanto, escolher bem a parceria empresarial agrega muito valor para o seu negócio.
  • Diversificação de negócios e aumento do portfólio: Com novas possibilidades de parcerias, sua empresa passa a ter mais produtos e serviços a oferecer para o mercado e com mais qualidade.
  • Redução de custos: Ao compartilhar riscos e informações importantes e otimizar processos, os parceiros conseguem reduzir custos.

Como formar parcerias de sucesso?

Inicialmente procure empresas renomadas e que tenham experiência comprovada em seu mercado de atuação. Uma vez que, a confiança em seu parceiro é premissa básica para uma aliança de sucesso. Por fim, depois de realizar uma pesquisa em busca do melhor parceiro:

  • Estabeleça parcerias dentro da sua área de atuação ou com empresas que complementam o seu negócio;
  • Procure parceiros que compartilhem dos mesmos valores da sua empresa; 
  • Escolha parceiros que estejam alinhados às perspectivas de crescimento do seu negócio, evitando, assim, divergências.
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Alianças B2B (Business to Business)

As alianças são adequadas de empresa para empresa. Além de que, cabe a cada uma delas gerir de forma correta, pois a quebra de uma, consequentemente gerará grandes consequências as demais.

Para funcionar, uma parceria precisa ser um ganha-ganha. Ou seja, o seu parceiro de negócios deve estar tão comprometido com o sucesso da parceria quanto você. Sendo assim, uma das formas mais simples de garantir o comprometimento dos envolvidos é assegurar-se que a parceria traz vantagens competitivas e financeiras para todos, no mesmo grau.

Em alguns casos, os seus antigos concorrentes podem ser seus melhores parceiros. E avaliar uma possibilidade de parcerias com empresas do mesmo setor que você pode ser uma forma inovadora de obter melhores resultados.

Modelos de negócios inovadores e empresas como joint-ventures, em que empresas se unem para um novo projeto em comum e partilham dos resultados, vêm transformando o mundo dos negócios. Um exemplo de joint venture muito conhecida é a Vivo, que foi criada a partir da parceria entre a Telefónica Móviles da Espanha e Portugal Telecom.

Outro exemplo de parcerias que dão certo: empresas localizadas na mesma região, podem usar a força de uma parceria para aumentar seu poder de barganha. Com isso, conseguir menores custos em matéria prima e fretes. Cada uma faz o seu trabalho com o seu público e todos ganham no final.

Materiais que preparam você para entender e estabelecer parcerias

 Para uma melhor introdução e capacitação referente ao assunto de “parcerias”, alguns livros foram indicados por empreendedores no LinkedIn, com experiências em Harvard e no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O primeiro deles: “Parcerias na Administração Pública”, por Maria Sylvia Zanella, que analisa algumas das principais modalidades de parcerias entre o setor público e o privado, como a concessão e a permissão do serviço público.

Em seguida, “Parceria público privada”, por Sidney Bittencourt, que promove cooperações entre o setor público e o privado nos municípios.

Parcerias e o caminho para o sucesso

Muitas outras marcas como Samsung, Facebook e Gol já firmaram parcerias de sucesso entre empresas diferentes, atingindo os objetivos em comum. É o caso da Samsung com a Microsoft, com uma união estratégica focada no desenvolvimento de dispositivos com novas soluções mais produtivas e poderosas.

O Facebook com a união entre Whatsapp e Instagram, que gerou o interesse e aquisição das duas empresas por Mark Zuckerberg. A parceria foi inovadora e certeira, atingindo novos públicos e trazendo benefícios para pessoas e organizações.

Por fim, a Gol realizou uma parceria incrível com a Localiza Hertz, oferecendo vantagens exclusivas para os clientes, com descontos na diária de aluguel do carro quando voa com a companhia aérea. 

Posto isso, observa-se que ao estabelecer um modo de parceria, de relação mútua, é benéfico para todos. Porém, a manutenção deve ser constante para que esta relação de confiança sempre possa gerar lucros e beneficiar a todos.

Portanto, estabeleça suas metas, organize-se, pesquise e encontre parceiros que tenham a mesma visão e objetivos que você. Para isso, a Puc Consultoria Júnior pode ajudar você, diretamente pelo site da empresa ou até mesmo explorando mais afundo o blog.

Precisa de ajuda?

Em nosso blog da Puc Consultoria Júnior, foi visto que, no texto de “Erros mais comuns ao abrir um novo negócio”, abordou-se o fato de que a falta de planejamento ou até mesmo não fazer essa etapa, pode ser prejudicial ao seu negócio.

Além disso, ao abrir um novo empreendimento, fazer um bom planejamento faz com que o indivíduo tenha um maior controle sobre o que deverá ser feito. Para mais, auxilia sobre como agir em determinados cenários e sobre todos os aspectos que deverão ser pensados como, plano de marketing e planejamento financeiro, e até mesmo, em possíveis parceiros para alavancar sua empresa.

Outro principal erro cometido pelos empreendedores é de querer fazer tudo por si mesmo, sem uma parceria, ou seja, ajuda de outra pessoa ou empresa. Porém, um empreendedor iniciante, com recursos limitados, realmente costuma atuar em todas as partes da operação, inclusive, é importante que esteja acompanhando todos os processos. Entretanto, haverá momentos em que o empreendedor vai ter que delegar funções em prol da eficiência e, até mesmo, para poder se dedicar a outras atividades que exigem sua participação mais direta.

Portanto, na PUC Consultoria Júnior, existem alguns serviços destinados a pessoas que desejam abrir um novo negócio e até mesmo auxiliar em achar seus possíveis parceiros de negócios. Dentre os serviços oferecidos, estão o Plano de Negócios e o Estudo de Viabilidade Econômica.

Texto escrito por Mariana Puertas, gerente de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 19/09/2021 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, GERAL, MARKETING, MERCADO, PLANO DE NEGÓCIOS, Sem categoria /

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