O que é um modelo de gestão?
Em linhas gerais, Modelo de Gestão é um conjunto das melhores estratégias a serem utilizadas para atingir os objetivos e resultados de uma instituição. De maneira contraditória às crenças comuns, Modelos de Gestão não são utilizados apenas em empresas privadas. Algumas áreas da administração pública também usam desse artifício para aumentar os resultados e facilitar as tarefas diárias. Desse modo, apresentamos os Modelos de Gestão mais eficientes para aplicar na sua empresa e aprimorar suas soluções.
Gestão por Resultados
Este Modelo de Gestão em específico foi idealizado por Peter Drucker, conhecido internacionalmente como o pai da administração moderna. Ele é indicado para quem busca pela realização efetiva e eficiente dos objetivos traçados. Como o próprio nome já diz, a Gestão por Resultados está ligada ao alcance de objetivos e a bater metas. Para aumentar sua transparência e efetividade, líderes e liderados devem usar da cocriação para estabelecer e atingir as metas do empreendimento.
Geralmente, neste modelo será mais importante para o gestor o que foi obtido e não como foi obtido. Aqui, objetivos serão estabelecidos para todos os níveis da empresa e, para o bom funcionamento desse sistema, os envolvidos deverão estar dispostos a receber e dar constantes feedbacks sobre produtividade e desempenho.
Como enfatizado pelo próprio Peter Drucker, é preciso que as metas sejam claras e possíveis de serem metrificadas. Os objetivos devem ser de curto, médio e longo prazo. Além disso, é primordial que as decisões sejam tomadas por todo o grupo. Isso porque os diversos setores do empreendimento devem estar correlacionados e com foco nos mesmos objetivos.
Este modelo é vantajoso porque, como todos participam das definições das metas e objetivos, saberão o que se espera de cada indivíduo. Desse modo, evitam-se ambiguidade e confusão de competências. Além de gerar senso de importância nos funcionários, espera-se aumento na produtividade. E, graças ao feedback constante, todos saberão como está o desempenho geral da empresa.
Gestão por Processos
Seu principal foco é reduzir os custos operacionais. Isso enquanto a produtividade é aumentada e a satisfação dos funcionários e clientes são expandidas. Os processos estarão alinhados com as metas e, como no Modelo de Gestão anterior, deverá ocorrer uma estreita relação entre os setores da empresa.
Desta vez, não há tanta participação dos funcionários nas tomadas de decisão, essa deverá ser tarefa do gestor. Neste modelo, deverá ocorrer a busca constante pelo entendimento e transparência do empreendimento. Havendo controle e fluidez dos processos gerais da instituição, proporciona-se a facilidade na administração da atividade-fim da empresa.
Suas vantagens são o melhor aproveitamento do tempo e a redução dos custos. Além disso, a aceleração dos processos de tomada de decisão em razão dos resultados mensuráveis.
Gestão Participativa
Este modelo é comumente confundido com a Gestão por Resultados. Isso porque os funcionários também estão envolvidos nas tomadas de decisão. É utilizado por gestores que entendem e apreciam a importância de seus funcionários, e sabem que estes são a força motriz de qualquer empresa.
Por incrível que pareça, este não é um Modelo de Gestão novo. Mais uma vez, a comunicação e transparência também são características deste método. É muito importante que haja uma constante capacitação dos funcionários. Sua finalidade é que a produção e o desempenho possam se tornar mais evoluídos. Outra característica observada por quem utilizou este Modelo de Gestão é o exponencial aumento no contentamento dos funcionários e clientes.
Em decorrência do processo, setores e funcionários se tornarão cada vez mais autônomos. Assim, os gestores poderão concentrar o foco para a realização de outras tarefas.
As vantagens de utilizar este Modelo de Gestão são, primeiramente, o aumento na motivação geral e da produtividade da empresa. Além disso, existirá redução dos custos a longo e médio prazo, bem como otimização do tempo.
Gestão por Competências
Diferentemente dos outros Modelos de Gestão, este tem como principal ênfase a aptidão técnica de competências dos funcionários. Sendo assim, os funcionários deverão ser alocados de maneira a relacionar a aptidão com a função a ser desenvolvida.
Este Modelo de Gestão surgiu em decorrência da evolução da tecnologia, uma vez que o aumento de seu emprego no empreendimento tende a diminuir a quantidade de funcionários contratados. O desempenho empresarial é enxergado como resultado de como a empresa aloca seus recursos para atender os clientes.
O foco dos setores de recursos humanos, recursos financeiros e recursos materiais é concentração em inovação. Além disso, observa-se criação de diferenças competitivas. Como mencionado nos Modelos de Gestão anteriores, há a utilização de indicadores de desempenho para encontrar quais são as estratégias necessárias para atingir os objetivos gerais da empresa.
Para sua utilização, é necessário que haja bom conhecimento dos ambientes internos e externos da empresa, bem como trabalhar de forma a transformar as tecnologias dos produtos e serviços.
[rock-convert-cta id=”2263″]Conclusão
Nem todas as empresas implementam um Modelo de Gestão por completo. Porém, utilizam de características de cada um deles que encaixem melhor na realidade diária do empreendimento.
Para utilizar desses Modelos de Gestão, é importante que o líder seja um facilitador de processos, saiba coordenar equipes e estimular funcionários. Também é interessante ser flexível, não temer mudanças e estar disposto a sair da zona de conforto.
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Texto escrito por Pedro Siqueira, Gerente de Negócios da PUC Consultoria Jr.