Marketplace é um espaço online, onde diversas lojas oferecem seus produtos e serviços, dando aos consumidores uma gama de opções. Então, por exemplo, você pode encontrar um produto no site de uma determinada loja, mas ele é vendido e entregue por outra.
Serve como um impulsionador para as vendas on-line, uma vez que dá visibilidade para quem está começando um novo empreendimento quem deseja promover seu estabelecimento. Para quem está comprando, ele oferece mais praticidade e conforto, encontram-se diversas ofertas no mesmo lugar.
Qual a diferença entre E-Commerce e Marketplace?
Muitas pessoas tendem a pensar que E-Commerce e Marketplace são a mesma coisa, uma vez ambos compartilham o processo de compra via internet. Porém, funcionam de forma bem diferente.
Como dito anteriormente, o marketplace é uma plataforma que oferece diferentes produtos de diferentes lojas, o que se assemelha à um shopping center virtual. Assim, contém uma grande variedade de ofertas de um mesmo produto e consumidores que entram com intuito de comprar um determinado item e acabam comprando vários outros.
Por outro lado, no E-Commerce, as vendas feitas por sites tradicionais, os quais a empresa responsável pela venda também fica encarregada de todos os outros processos, por exemplo, a entrega.
Vantagens X Desvantagens
As vantagens do Marketplace são inúmeras, não só para os empreendedores como também para os consumidores. Evidentemente, o conforto de navegar por uma plataforma que possui diversas opções e preços da mercadoria que você procura e até pagar um único frete por produtos diferentes, é um atrativo sem igual para qualquer pessoa.
Portanto, aderir ao Marketplace é uma forma benéfica de promover seus serviços na internet, posto que esses mecanismos são acessados constantemente. Assim, o produto torna-se mais conhecido e acessível, aderindo potenciais clientes.
No entanto, sua principal desvantagem são os concorrentes. A competição é grande, considerando que vão utilizar a mesma plataforma para vendas. Além disso, há a questão das taxas e comissões cobradas.
Ainda, há também o ponto de que não é possível fazer uma customização da sua página, é necessário seguir as regras da plataforma, o que pode atrapalhar na construção de identidade da marca.
Qual a diferença entre Marketplace e E-Marketplace?
Na verdade, Marketplace e E-Marketplace referem-se a mesma coisa, mas se diferenciam quanto ao significado na língua inglesa. Na interpretação do conceito em inglês, Marketplace é qualquer centro comercial, virtual ou físico. Já o E-Marketplace é só no meio virtual.
Quais as melhores estratégias de marketing para o Marketplace?
O marketing digital é um grupo de técnicas e táticas digitais que são aplicadas com o intuito de alcançar mais clientes e mais acessos na internet. Para se destacar nas plataformas de marketplace, é necessário se atentar a algumas estratégias de marketing.
Em primeiro lugar, conquistar elogios e boas avaliações: os consumidores costumam buscar a opinião de outros compradores para saberem suas experiências em relação ao serviço e também ao produto em si. A aprovação da clientela é um requisito primordial.
Do mesmo modo, preços competitivos são uma boa jogada nessas plataformas. É importante estar atento às precificações de seus concorrentes diretos. Numa forma geral, é extremamente benéfico estar atento às redes sociais, usando-as ao seu favor.
Conclusão
Portanto, é evidente o destaque do Marketplace no contexto das vendas on-line e a grande oportunidade que essa ferramenta oferece para pequenas e grandes empresas.
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Texto escrito por Maria Clara Silva, Consultora de Projetos da PUC Consultoria Júnior