O Mapa da Empatia é uma ferramenta de gestão utilizada, de forma visual, para conhecer um cliente ou, até mesmo, o seu público-alvo. Surgiu a partir do Design Thinking, técnica que combina empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar boas e inovadoras soluções.
Outrossim, é um instrumento muito utilizado, haja visto que é uma abordagem empática para a resolução de problemas. Além disso, tem como objetivo estudar as necessidades humanas, observando as dores do cliente e oferecendo a visão necessária para que as empresas aprimorem a experiência do seu cliente, a tornando mais profunda e satisfatória.
Imagem 1 – Mapa da Empatia: Início
Como funciona e para o que serve?
Funciona por meio da análise das respostas obtidas a partir de perguntas feitas ao cliente. São elas:
Com a análise das respostas, é possível obter uma compreensão mais profunda do cliente ou do público-alvo, aprimorando a sua experiência. Ademais, pode ser realizado com post-its, papéis, flip chart ou até mesmo pelo computador, ajudando na visualização, uma vez que o cérebro humano tem maior facilidade de associação à partir de imagens.
Imagem 2 – Mapa da Empatia: Processo
Sendo assim, serve para aprofundar o levantamento de hipóteses acerca do cliente ou de seu público-alvo. Tal identificação facilita a definição de estratégias e abordagens. Para saber mais, acesse: Saiba como definir o seu público-alvo).
Quais são os benefícios e vantagens do Mapa da Empatia?
Há uma série de benefícios importantes para seu negócio, independente do tamanho do mesmo, pois permite um melhor conhecimento da clientela até os insights. Além de que, com a criação de uma persona fictícia, seu empreendedorismo poderá representar um potencial cliente ideal. Alguns exemplos práticos são:
Por fim, é de grande utilidade, em qualquer que seja o setor, pois facilita, principalmente, na criação de Estratégias de Marketing eficientes e focadas em um cliente ideal para sua marca, evitando desperdício de recursos. Portanto, o uso de tal ferramenta aumenta sua conversão de leads para clientes. (Para saber mais sobre estratégias de marketing, acesse: Estratégia de Marketing: saiba o que é e conheça os principais tipos).
Como elaborar um bom Mapa da Empatia?
A seguir, as dicas tornam a criação mais fácil de ser entendida, pois existe uma linearidade nas informações a serem colocadas, facilitando com que você e sua equipe utilizem tal ferramenta. Confira-as:
Conclusão
Dado o exposto, compreende-se que a utilização do Mapa da Empatia simplifica a construção e planejamento de boas técnicas e táticas para com seus clientes, já que é traçado do público-alvo de seu negócio.
Caso se sinta inseguro e queira investir em um Plano de Marketing ou em uma Pesquisa de Mercado, saiba que a PUC Consultoria Júnior oferece estes serviços para te auxiliar a alavancar seu negócio. Neles, analisam-se os concorrentes e o mercado de atuação, obtendo melhores resultados para seu empreendimento. Oferecemos um espaço de Fale Conosco para qualquer dúvida.
Texto escrito por Júlia Dumont, consultora de projetos da PUC Consultoria Júnior