2020 foi um ano muito diferente e totalmente fora das expectativas de qualquer pessoa. Logo no terceiro mês do ano todo o planeta foi acometido por uma pandemia, causada pelo coronavírus. E junto com a mesma vieram uma série de consequências como o processo de isolamento social e fechamento dos comércios para conter o avanço da mesma, gerando uma tremenda crise global.
Diante dessa situação totalmente inusitada, muitos negócios infelizmente tiveram seu fim. Outros que têm sobrevivido, têm passado por muitas dificuldades. Mas, diante desse contexto de crise, muitos negócios se reinventaram e outros conseguiram vislumbrar oportunidades de crescimento diante desse complicado contexto.
Cases de sucesso na crise
Assim como mencionado anteriormente, muitas empresas criaram formas de se reinventar para garantir sua sobrevivência em meio a esse contexto de crise global. Dentre diversos exemplos e histórias pode se destacar a junção de forças entre as empresas: Claro, Oi, TIM e Vivo. E, também o projeto “Apoie um Restaurante” criado pela cervejaria Stella Artois.
Abordando sobre esse primeiro, pode se destacar que com o processo de isolamento social escolas e muitas empresas alteraram seu funcionamento para o formato online. Com isso a demanda por internet dentro dos lares aumentou de forma considerável. Além disso, como o lazer e demais atividades das pessoas também estão sendo alteradas para a internet, essa demanda cresceu ainda mais.
Pensando nessa questão, as principais empresas provedoras de internet e serviços de comunicação no Brasil se uniram para garantir que seus serviços fossem realizados da melhor maneira possível e com o lema de garantir que as pessoas pudessem continuar conectadas, mesmo distantes.
Já o outro projeto, criado pela Stella Artois e que serviu de ideia para diversos outros negócios foi o chamado “Apoie um Restaurante”. Com o isolamento social por conta da pandemia muitos estabelecimentos como bares e restaurantes tiveram que fechar suas portas e por conta disso, tiveram baixas tremendas em seus caixas financeiros.
Com o objetivo de contornar esse problema, a Stella Artois criou um sistema de vouchers em que os clientes podiam comprar dos seus restaurantes preferidos. E quando o isolamento social parasse e os estabelecimentos pudessem voltar ao funcionamento, o valor por eles investido com o voucher poderia ser revertido em consumação nesses estabelecimentos.
Com isso, os bares e restaurantes não perdiam fluxo em seu caixa. E além disso, muitas pessoas passaram a conhecer alguns desses estabelecimentos por meio dessa plataforma de vouchers.
Plataformas de venda online
Outras empresas com o objetivo de não perder suas vendas com o fechamento pelo isolamento social tiveram que procurar por outras formas de venda, sendo o online a forma mais efetiva e que cresceu nesse período.
Pode-se destacar o crescimento expressivo no número de e-commerces. Maneira pelo qual um comércio disponibiliza seu catálogo de produtos de maneira online e o consumidor pode comprar e receber em casa o produto desejado.
Em nosso blog, possuímos um texto e um e-book que podem ser de grande ajuda para aqueles que desejam estender seus negócios para uma plataforma online desse tipo.
Além disso, outra maneira de comércio online que cresceu expressivamente foram os marketplaces. Cuja a diferença básica em ao serem comparados com os e-commerces é o fato de que existe um site principal que normalmente já é muito conhecido e as empresas inserem seus produtos para serem vendidos por ele.
No blog de nossa empresa também existe um texto que aborda de maneira detalhada sobre o assunto. E ainda alerta sobre alguns cuidados ao se utilizar dessa forma de fazer comércio online.
A importância da organização financeira
Outro problema bastante agravado com a pandemia do corona vírus, foi uma crise financeira generalizada. Muitas pessoas perderam seus trabalhos ou tiveram remuneração reduzida. Com isso, o poder de compra de muitas pessoas foi reduzido, além de diversos negócios que tiveram que fechar suas portas.
Diante disso, buscando se sustentar, uma organização financeira se torna parte vital de qualquer negócio. E essa organização vem muito através de um planejamento financeiro e também de um bom fluxo de caixa.
O blog da PCJ oferece uma série de conteúdos interessantes e que podem ajudar aqueles que necessitam de algumas dicas em relação as finanças. Além disso, buscando ajudar os comerciantes que desejam estruturar melhor seu fluxo de caixa, a empresa criou uma planilha gratuita, extremamente simples de se usar.
A PCJ diante dessa crise
Diante dessa situação de crise, a PUC Consultoria Jr. passou por algumas reformulações e conseguiu se manter efetiva. Além disso, a empresa não deixou de cumprir nenhuma de suas metas para o ano de 2020. E alcançou todos as metas previstas junto a Brasil Júnior, a representante oficial das empresas juniores do Brasil.
Com o processo de isolamento social, a empresa alterou sua maneira de trabalho para o modelo de home office. Mesmo assim, não houve queda na produtividade e a empresa conseguiu entregar todos os projetos previstos e fechar contrato com vários outros.
Além disso, foram realizados 3 processos seletivos durante o ano, sendo dois deles totalmente online e um em que as primeiras fases foram presenciais, mas com o decreto de isolamento teve sua última fase totalmente online.
Ou seja, a empresa buscou lidar da melhor maneira possível com toda essa crise e continuou sustentando suas principais metas que são trazer a visão empreendedora aos jovens estudantes e auxiliar outras empresas.
Conclusão
Por fim, pode se destacar que 2020 não foi um ano fácil para ninguém. Entretanto duas palavras que se mostraram como chave para contornar todos os problemas foram: adaptabilidade e criatividade.
Com esses preceitos em mãos muitas empresas conseguiram ir longe, mesmo com todos esses problemas ocasionados pela pandemia. Entretanto, para aquelas que desejam avançar ou se recuperar e necessitam de um serviço profissional e personalizado a PCJ pode ser de grande ajuda.
Oferecendo serviços que vão desde finanças até o marketing, os colaboradores da empresa estão sempre muito bem capacitados para oferecer o melhor serviço. Que tal começar o próximo ano com o pé direito em seu negócio? Entre em contato conosco hoje mesmo!
“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” Abraham Lincoln
Texto escrito por João Lucas Castro, gerente de marketing da PUC Consultoria Jr.