Inbound e Outbound são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing. O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. Já o Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.
Como são realizados o Inbound e o Outbound
O principal objetivo do Inbound é atrair e fidelizar clientes. A ideia primordial não é a atração, mas sim despertar o interesse do público-alvo até os serviços e produtos de sua empresa. Essa atratividade é feita através de conteúdos de qualidade, por exemplo, e-mails marketing, conteúdos ricos e posts nas redes sociais. Por fim, este processo, é realizado por meio do Funil de Vendas com a finalidade de ajudar a clientela a chegar ao fundo do funil e virar efetivamente um consumidor.
Já o Outbound tem como propósito trazer ativamente clientes ofertando serviços ou produtos, como no uso de propagandas e ligações telefônicas. Além destes meios, pode-se encontrá-lo no meio digital: você, provavelmente, já foi interrompido por um anúncio enquanto assistia à um vídeo on-line, certo? Banners, e-mails em massa e pop-ups são tipos de publicidade presentes nessa metodologia.
Diferença entre as estratégias de Inbound e Outbound
Existem algumas principais diferenças entre essas duas metodologias que são a comunicação, quem procura quem, os custos, a qualidade do conteúdo e outros, no quadro abaixo foi feita uma comparação dentro desses aspectos citados, de forma mais clara.
Figura 1 – Diferença entre Inbound e Outbound
Fonte: PUC Consultoria Júnior
Inbound e Outbound: Na prática
Essas técnicas de marketing são aplicadas em negócios de vários segmentos, podendo utilizá-las em firmas de advocacia, hospitais, supermercados e academias.
Exemplo Academia
A academia, por intermédio do Inbound, beneficia-se para conquistar e reter alunos. Assim, cria-se um blog com a temática de saúde e bem-estar, expondo consequências adquiridas caso você não pratique atividades físicas. Posteriormente, depois de capturados os leads, é necessário pensar na nutrição e relacionamento, não somente com os novos inscritos, como também com os membros recorrentes.
No Inbound, você pode pensar em criar campanhas de e-mails marketing que exibam a frequência do aluno, programas de indicação e ofertas.
Com o Outbound, a academia pode criar folhetos de promoções e distribí-los em comércios próximos. Ademais, digitalmente, há a adesão de mídia paga direcinando-a para o público da região em que a academia se encontra.
Conclusão
Por fim, você trabalhar com o Inbound não exclui a possibilidade de usufruir do Outbound e vice-versa. Mesmo com diferenças bem salientes, esses dois procedimentos, juntos, complementam-se e formam um forte sistema de marketing para sua empresa. Além dessas, existem outros tipos de estratégias que você pode conhecer clicando aqui.
A PUC Consultoria Júnior oferece em seu portfólio de serviços o Plano de Marketing, no qual este, coloca em prática as estratégias relacionadas à publicidade que o empreedimento define, ou seja, o plano de marketing é a materialização das táticas como um todo. Entre em contato pelo fale conosco e saiba mais.
Texto escrito por Sarah Lanne, consultora da PUC Consultoria Júnior