Logo

BLOG

Impactos dos Podcasts no Brasil

Os podcasts são um tipo de conteúdo em áudio, no qual é abordado algum assunto específico ou não, para um um público variado através de serviços de streaming como spotify e youtube.

A origem do estilo

O conceito de podcast surgiu em 1993, com seu idealizador sendo o profissional do ramo de tecnologia da informação (T.I) Carl Malamud como o “Internet talk radio”. Esse primeiro programa funcionava de forma similar à programação de uma rádio, com o apresentador convidando profissionais de tecnologia para entrevistas e bate-papos. 

Devido às tecnologias limitadas da época, o programa era transmitido por arquivos de computador compactados, no qual para ter acesso era necessário a instalação do programa na máquina para conseguir ter acesso. Sem contar na dificuldade dos usuários para ouvir as gravações, já que na época a tecnologia de som era muito limitada. 

No ano de 2000, o conceito de podcast atual, surgia com Adam Curry e Dave Winer no qual Adam gostaria de colocar seus programas na internet. Ambos tinham interesse na distribuição automática de mídia, pensando inicialmente na publicação de vídeo, mas os arquivos teriam péssima qualidade, o que desanimou a dupla.

Em 2004, a dupla não havia progredido o suficiente ainda, mas Adam decidiu ir a fundo na programação e conseguiu desenvolver um sistema que, enquanto o usuário não usava a internet, era feito um download silencioso em segundo plano. Esse programa foi um sucesso o que permitiu o os arquivos de áudio serem acessados pelo itunes que havia possibilidade de sincronia com o ipod. Fazendo assim os podcasts virarem febre no início dos anos 2000 nos estados unidos

Popularização no Brasil

No Brasil, os Podcasts demoraram um pouco mais que nos Estados unidos para se estabelecerem e se popularizarem. Um dos primeiros podcasts do país e um dos primeiros a se popularizar foi o do blog “Jovem Nerd” com o “Nerdcast”, criando rapidamente uma grande base de fãs pelos seus temas diversos dentro da cultura POP, Geek e Nerd. 

Porém, no ano de 2020 os programas ganharam muito mais força por causa da pandemia. Neste ano um videocast caiu no gosto do público, por trazer um formato que já era muito comum nos EUA mas novo no Brasil, com uma dinâmica de entrevistas descontraídas no estilo de ”bate papo de bar”, o “FLOW podcast”. 

Com o gigantesco sucesso do estilo de conversas no Brasil, muitos outros programas surgiram no mesmo formato, como o “Pod-pa”, “Inteligência LTDA”, “Master cast” etc.

Transformações na mídia

Por ser um estilo de conteúdo informativo, em grande parte dos casos, que mantém a leveza de uma conversa acaba por atrair a atenção de muitos jovens, que migram suas fontes de curiosidades e entrevistas das grandes televisões para as plataformas digitais. Muito disso ocorre pela facilidade do consumo destes, que permite ao usuário flexibilizar o conteúdo visto de acordo com seu gosto, interesse e tempo.

Tais transformações trouxeram consigo a cultura dos “cortes” que é muito utilizada por influenciadores digitais e criadores de conteúdo. Esta cultura se tornou um padrão na internet, havendo “cortes” de todo tipo de conteúdo e mídia.

 Este formato de mídia se tornou tão grande no país que foi palco para discussões e debates políticos em épocas de eleições, sendo usado pelos candidatos de 2022 como forma de divulgação e prospecção de ideias. 

Conclusão

Os podcasts, que começaram como uma ideia simples de transmissão de áudio na internet, evoluíram para se tornar uma das formas mais dinâmicas e acessíveis de entretenimento e informação. 

No Brasil, seu crescimento foi impulsionado por programas que capturaram a atenção do público com conversas leves e descontraídas, especialmente durante a pandemia de 2020, quando a busca por novas formas de consumir conteúdo disparou. Essa nova maneira de comunicar, que possibilita a personalização do consumo de acordo com o gosto, o tempo e o interesse do ouvinte, revolucionou a forma como absorvemos informações, atraindo cada vez mais jovens que migram das telas de TV para o conforto de suas plataformas digitais favoritas. 

Além disso, a popularização dos podcasts trouxe também a cultura dos “cortes”, potencializando o alcance de trechos específicos e relevantes para audiências ainda maiores. Com isso, os podcasts não apenas se firmaram como uma ferramenta de entretenimento, mas também como um palco de debates importantes, incluindo discussões políticas, moldando a comunicação e o acesso à informação no mundo digital de hoje. 

Nesse mundo de tecnologia é sempre bom mapear seus concorrentes e buscar sempre se renovar frente as mudanças do mercado. Entre em contato conosco e esteja um passo a frente.

Publicado em:: 10/09/2024 / Categoria: MERCADO /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco