Gatilhos mentais são formas de se atingir impulsos, acessando de maneira mais direta o estímulo desejado de uma pessoa. Estes são interpretados pelo cérebro, muitas vezes de forma inconsciente, e são compostos de energia. Usar gatilhos mentais para auxiliar no caminho da tomada de decisão é uma característica muito importante para qualquer vendedor e empreendedor.
Gatilhos mentais sendo uma ferramenta para o marketing
Gatilhos mentais já são utilizados há anos por grandes empresas com o objetivo de otimizar os resultados de campanhas de marketing. Gerar venda é importante, mas a capacidade de gerar engajamento e fidelização de clientes não deve ser negligenciado.
Cada comercial, notícia ou propaganda que você assiste todos os dias, têm algum tipo de gatilho, por exemplo de necessidade e urgência nos casos de publicidade de telefones.
Exemplo do Comercial de Cerveja: a cerveja está gelada estimulando nosso cérebro a se lembrar do frio. Além disso, existe uma roda cheia de amigos felizes, bebendo, para trazer o sentimento de felicidade à tona. Ter todos esses estímulos sendo aplicados de uma vez, traz uma necessidade da bebida.
Gatilhos mentais relevantes
Dado o exposto, neste tópico apresentaremos a você os gatilhos mais importantes:
1. Amor e conexão
O amor é um dos sentimentos mais fortes que conhecemos. Mas o interessante para você, empreendedor, é o amor á marca. Clientes podem amar uma marca. Mesmo sendo um processo longo e trabalhoso, é necessário fazer com que o consumidor se sinta importante e valorizado. A Harley Davidson é uma das empresas mais bem sucedidas nesse quesito. Não é apenas uma marca, é uma cultura, um ideal, uma forma de viver.
Uma boa forma de manter o público-alvo engajado é mandar e-mails marketing e usufruir das promoções. Procurar saber a identidade visual da clientela é imprescindível, assim como pautar as propagandas em cima desta.
2. Significância
Neste item, as empresas devem auxiliar o cliente a se sentir acolhido. Um exemplo é o e-commerce “A Dobra”, que usam as redes sociais, como o Instagram, para isso. Com o auxílio da equipe, cria-se cartas personalizadas à serem enviadas juntamente com o produto comprado. Quando há a postagem nos stories da plataforma, a marca os reposta.
3. Curiosidade
A curiosidade está entre o quê sabemos e o quê queremos saber. Dessa forma, ao receber uma certa quantidade de informação, nosso cérebro se sente compelido a buscar por mais. Ou seja, é essencial dar uma informação para o cliente para quê, assim, ele se sinta motivado a buscar por mais.
Conclusão
Portanto, usar os gatilhos mentais de modo eficiente é uma grande ferramenta de um bom vendedor, eles irão te guiar melhor para o caminho do sucesso.
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Texto escrito por João Lucas, Consultor de Projetos