Entenda a importância de um estudo de localização para a abertura da sua empresa
O Estudo de Localização é uma pesquisa que avalia as condições mercadológicas de um investimento, a partir da definição de sua localidade. Deste modo, estabelece as melhores estratégias competitivas buscando o equilíbrio entre receitas e custos.
Vantagens
A determinação do local para implantação do empreendimento é um fator relevante para uma boa administração e um planejamento estratégico.
Além disso, soluciona questionamentos a respeito dos tipos de negócio que trarão melhor retorno para a região em questão. Sendo assim, este estudo tem grandes semelhanças com a Pesquisa de Mercado, uma vez que trata da obtenção de informações sobre o mercado em que o cliente atua ou atuará.
Visto que, se manter à frente da concorrência facilita o crescimento da empresa, escolher o ponto de venda ideal é indispensável para seu sucesso. Uma vez que, impacta de forma positiva a experiência de seus consumidores.
A seguir, serão apresentadas as principais vantagens do Estudo de Localização:
Aumento das vendas
Primeiramente, escolher locais privilegiádos e com grande fluxo de pessoas tem um grande potencial para o aumento das vendas. Visto que, é um local de fácil acesso aos clientes. Dessa forma, aumentanto as chances de fidelização.
Além disso, há um grande número de pessoas que compram por impulso. Assim, por estar um local bem movimentado, a chance desse tipo de venda acontecer é altíssima.
Público satisfeito
Sua empresa estar em uma boa localização satisfaz o cliente, haja vista que ele tem a possibilidade de ir até o seu empreendimento em segurança, gastará menos tempo, conseguirá estacionar, entre outros benfícios.
Dessa forma, a localização da sua empresa é essencial para causar uma boa impressão aos clientes, e, consequentemente, gerar sucesso para seu negócio.
Local correto para o seu público
O Estudo de Localização também é importante para definir a local ideial para o público-alvo do seu empreendiemento, sendo que esse estudo pesquisa as regiões mais frequentadas pelos seus clientes, analizando a acessiblidade, segurança, vizinhança e estética da região.
Outra vantagens do Estudo de Localização:
- Diagnóstico das melhores estratégias de investimento;
- Identificação de todos os aspectos positivos e negativos para o estabelecimento de um negócio em determinado local;
- Diminuição de riscos e incertezas acerca da aplicação de capitais;
- Análise de perspectivas internas e externas do empreendimento.
Como ele é feito?
Identifica-se o mercado local, possíveis investimentos e análise do retorno financeiro. É necessário levar em consideração as seguintes estratégias para obter bons resultados:
- Observar os concorrentes próximos
- Definir o perfil do consumidor que deseja atingir;
- Estabelecer o produto a ser ofertado;
- Verificar a proximidade com os stakeholders, ou seja, com as pessoas interessadas no seu negócio. Como por exemplo, fornecedores;
- Observar a acessibilidade e o tráfego na região; locomoção e estacionamento
- Atentar ao custo do investimento, o prazo de retorno e ao movimento esperado;
- Preocupar com as especificações do projeto, obtenção de um alvará e verificar as cláusulas de vigência de contrato;
- Avaliar o espaço físico e os fatores estratégicos que influenciam a visibilidade do empreendimento.
Portanto, a aplicação do Estudo de Localização ajudará os investidores que procuram uma boa localização para o seu negócio, visando o melhor retorno dentro das condições apresentadas.
Do que se trata?
Por fim, este estudo tem por objetivo fazer uma análise aprofundada do mercado incluindo condições de consumo e renda média. Assim, visa definir qual o melhor local para o negócio em questão.
Já tem uma empresa, mas não sabe como implementar o Estudo de Localização? Fazê-lo com auxílio de uma consultoria em gestão empresarial é fundamental para aperfeiçoar seu empreendimento. Tem interesse em contratar esse serviço, com preço acessível e alta qualidade?
Entre em contato com a PUC Consultoria Jr. e clique aqui para mais informações e marque sua reunião conosco.
Texto escrito por Lorena Hanna, Consultora de Projetos da PUC Consultoria Jr.