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Empreender na pandemia: como se adaptar às novas demandas?

Você tem a ideia de um negócio, mas tem medo de investir? Então leia este post, no qual aborda os desafios e as melhores maneiras de se empreender na pandemia.

Desemprego ou oportunidade na pandemia?

No decorrer do ano de 2020, o mundo se deparou com uma nova problemática: o Coronavírus. Este, modificou as impressões sobre empreender na pandemia, visto que o próprio acarretou diferentes mazelas para a sociedade atual: o desemprego. Uma das principais adversidades enfrentadas atualmente, continua se elevando-se e, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 14,8 milhões de cidadão estão sem trabalho. Contudo, a crise econômica abriu um espaço no mercado que muitos não enxergavam anteriormente, levando os brasileiros a quererem abrir um novo negócio.

Vale acentuar que, de acordo com o Ministério da Economia, o país encerrou o ano com 20 milhões de negócios ativos, fato que representa um aumento de 6% comparado ao ano a 2019. E, observando somente os MEIs (Microempreendedores Individuais), o crescimento foi ainda mais substancial, com 8,4% a mais.

Todavia, empreender na pandemia ainda tem inúmeras complicações. A crise financeira limita o poder de compra dos consumidores, gerando uma diminuição da renda dos comerciantes. Dessa forma, apesar da grande demanda por abertura de novas empresas, é necessário se certificar que está abrindo um bom negócio.

Inovação é a chave de empreender na pandemia e da inovação?

Ideias inovadoras revolucionam o mundo todos os dias, trazendo soluções e auxilio para problemáticas do dia-a-dia. Visto isso, empreendimentos que conseguem se adaptar à conjuntura pandêmica e pós-pandêmica são os que mais aproveitam as oportunidades.

Buscar por soluções diferenciadas para os desafios cotidianos é o primeiro passo para ter sucesso abrindo um novo negócio. Dessa maneira, visando as mudanças de cenário, restaurantes, lojas de vestuário e de estética revolucionam meios de empreender na pandemia, com o E-Commece.

Vendas por E-Commerce são o futuro?

A pandemia continua a mudar a forma como o comércio opera e o empreendedorismo é um dos principais. Desde o início do Covid-19 e do isolamento social, novas tendencias surgiram, sendo uma das maiores o E-Commerce.

E-Commerce, também denominado de comércio eletrônico, é o modo de realizar transações comerciais, na qual a compra e a venda são feitas pela internet. Tal método facilita a vida dos compradores, uma vez que efetuam-se compras somente com seus dispositivos eletrônicos.

Os restaurantes físicos transformaram-se em membros de aplicativos de delivery, as aulas foram para plataformas de video ao vivo e as as lojas físicas foram paras as redes sociais. 

Porém, o E- Commerce é realmente tão fácil quanto aparenta? Apesar do baixo custo operacional, a competição acirrada de produtos similares torna desanimador para diversos empreendedores de realizar o investimento. Por isso, um bom planejamento operacional e um acompanhamento de qualidade são essenciais para a longevidade de um negócio virtual.

Como empreender na pandemia?

Um dos primeiros passos é entender bem as demandas do consumidor, verificando constantemente se as próprias mudaram ou se novas surgiram. Ademais, dedicar-se a um bom planejamento estratégico, antes de montar seu negócio, é essencial, pois o própria ajuda a empresa, traçando um caminho e alcançando o objetivo.

Através do estabelecimento de metas, um cronograma planejado e conhecimento dos processos, as bases da sua empresa estarão bem estruturadas. Mas, nem sempre microempreendedores têm os mecanismos para efetivarem tais planos.

Por isso, contratar empresas como a PUC Consultoria Jr. é primordial. Serviços como o Estudo de Viabilidade Econômica auxiliam estabelecimento a efetuarem uma análise do respectivo empreendimento.

Conclusão

Portanto, contratar um serviço que auxilia os microempresários nesse processo é de suma importância. A PUC Consultoria Jr. oferece diversas opções para aqueles que têm dificuldades e dúvidas ou para os que já têm um negócio e querem crescer no mercado.

Seja qual for o problema, existe o espaço do Fale Conosco para quaisquer dúvidas.

Texto escrito por Ana Clara Pagnoncelli, Consultora de Projetos na PUC Consultoria Júnior. 

Publicado em:: 21/03/2022 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, FINANÇAS, MERCADO /

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