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Comportamento do Consumidor: como analisar?

Como analisar o comportamento do consumidor

Você sabe qual a importância de entender o Comportamento do Consumidor?

Entender como o cliente pensa é fundamental para o sucesso de um empreendimento, pois é preciso entender o consumidor para atender todas as demandas necessárias e conseguir satisfazê-lo.

Ao se preocupar com a análise do hábito do cliente, você terá informações suficientes para lançar um novo produto, uma nova loja, fazer promoções ou até mesmo um novo empreendimento. Ou seja, entender o comportamento do consumidor é de suma importância para definir estratégias eficientes.

Portanto, a seguir, você verá o que é preciso para realizar a análise do comportamento do consumidor.

O que é o Comportamento do Consumidor?

Para entender o que é o comportamento do consumidor, é imprescindível pensar em todas as informações do seu negócio. Como, por exemplo, para quem você deseja vender o seu produto e qual é o perfil do seu público alvo – Saiba como definir o público-alvo.

A ideia principal do comportamento do consumidor é formada pela união dessas perguntas-chave, e tem como finalidade entender o conjunto de hábitos e costumes que determinam as necessidades e desejos dos clientes. Isto é, são as características que definem o consumidor ideal para o seu empreendimento.

Qual a importância de conhecer o Comportamento do Consumidor?

Para entender a importância de conhecer o perfil do seu cliente, vamos imaginar duas empresas: A e B. Ambas as empresas então no ramo de cosméticos, mas possuem diferentes perfis de clientes. A primeira empresa é uma empresa mais ampla que atende todos os públicos (masculino, feminino e o público mais jovem). Por outro lado, a empresa B é voltada apenas ao público mais jovem.

Portanto, nota-se que, mesmo estando no mesmo ramo de cosméticos, os estabelecimentos A e B precisam comunicarem-se de forma diferente com os suas clientelasSendo assim, nota-se a importância de entender o comportamento, pois, deste modo, o seu negócio tomará decisões mais assertivas, tornando as estratégias mais eficientes.

Como analisá-lo? 

Existem diversos dados que são fundamentais para esta análise, visto que há diversos fatores e variáveis que podem influenciar no hábito do comprador.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre como identificar essas informações:

Dados demográficos

Nesse ponto, é indispensável identificar quais regiões seu produto ou serviço têm maior aceitação – incluem lojas físicas e E-Commerce. Sendo assim, você saberá quais locais possuem a maior parte do seu público, possibilitando uma maior estratégia naquela região.

Cultura

Após definir os dados demográficos, é essencial entender a cultura e os costumes locais. Cada região tem hábitos diferentes, experiências únicas, religiões distintas, rituais, normas e tradições. Portanto, esses fatores podem influenciar, diretamente, na forma que o cliente compra. Compreender a cultura da área pode ajudar no desenvolvimento de produtos e serviços.

Classe social

Este é um tópico que representa quanto o seu cliente estará disposto a pagar pelo seu produto ou serviço. Logo, é um elemento muito significativo para tomada de decisões em relação aos preços ofertados.

Estilo de vida

Neste ponto, será extraído do consumidor a forma que ele gasta seu tempo, seus hábitos diários, planos para o futuro. A depender do estilo de vida, o consumidor pode gastar muito ou ser econômico. Como por exemplo, pessoas modernas, podem investir mais em tecnológicas. Qualquer que seja a situação, é fundamental ter essas informações para sua empresa atingir o público certo.

Dores do cliente

Esse é um ponto de suma importância, porque é, por intermédio dele, que surgirá novos produtos e serviços. Pode-se fazer as seguintes perguntas: Quais os problemas meus produtos ou serviços estão ajudando o consumidor a resolver? Quais são as necessidades dele? Obtendo essas respostas, a empresa poderá desenvolver um novo produto ou serviço ou inovar naqueles que já estão sendo ofertados.

5 dicas para traçar o comportamento dos seus clientes

Como coletar as informações citadas no tópico anterior? A seguir, você verá algumas delas.

  1. Faça Pesquisa de Mercado: através dela, o empreendedor consegue entender melhor o seu público-alvo com a aplicação de questionários que incluem perguntas de idade, renda familiar, cidade, estado.
  2. Utilize as métricas das redes sociais: atualmente, diversas redes sociais já disponibilizam métricas para análise do perfil de negócios. Sendo assim, é valido analisar estas para visualizar informações importantes dos consumidores.
  3. Peça feedbacks aos clientesa empresa consegue proporcionar um ambiente melhor para os seus clientes e possibilita inovações nos produtos e serviços já oferecidos.
  4. Cadastre e analise os dados dos clientes: ter informações dos seus clientes e serviços utilizados por eles é de suma consideração, uma vez que é possível tirar insumos para traçar uma estratégia mais efetiva.
  5. Mantenha o perfil dos clientes atualizados: por fim, é fundamental manter os dados dos seus clientes sempre atualizados, pois há mudanças comportamentais que influenciam nas suas estratégias empresariais.

Conclusão

Em síntese, o Comportamento do Consumidor é crucial para os negócios, permitindo interpretar os hábitos que o seu público possui. À vista disso, ao analisar o hábito do seu consumidor, você terá informações suficientes para traçar uma estratégia mais eficaz.

Por último, vale ressaltar que a PUC Consultoria Júnior possui o espaço de Fale Conosco, que pode te auxiliar a tirar dúvidas. 

Publicado em:: 21/02/2022 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, MERCADO /

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