Você sabe qual a importância de entender o Comportamento do Consumidor?
Entender como o cliente pensa é fundamental para o sucesso de um empreendimento, pois é preciso entender o consumidor para atender todas as demandas necessárias e conseguir satisfazê-lo.
Ao se preocupar com a análise do hábito do cliente, você terá informações suficientes para lançar um novo produto, uma nova loja, fazer promoções ou até mesmo um novo empreendimento. Ou seja, entender o comportamento do consumidor é de suma importância para definir estratégias eficientes.
Portanto, a seguir, você verá o que é preciso para realizar a análise do comportamento do consumidor.
O que é o Comportamento do Consumidor?
Para entender o que é o comportamento do consumidor, é imprescindível pensar em todas as informações do seu negócio. Como, por exemplo, para quem você deseja vender o seu produto e qual é o perfil do seu público alvo – Saiba como definir o público-alvo.
A ideia principal do comportamento do consumidor é formada pela união dessas perguntas-chave, e tem como finalidade entender o conjunto de hábitos e costumes que determinam as necessidades e desejos dos clientes. Isto é, são as características que definem o consumidor ideal para o seu empreendimento.
Qual a importância de conhecer o Comportamento do Consumidor?
Para entender a importância de conhecer o perfil do seu cliente, vamos imaginar duas empresas: A e B. Ambas as empresas então no ramo de cosméticos, mas possuem diferentes perfis de clientes. A primeira empresa é uma empresa mais ampla que atende todos os públicos (masculino, feminino e o público mais jovem). Por outro lado, a empresa B é voltada apenas ao público mais jovem.
Portanto, nota-se que, mesmo estando no mesmo ramo de cosméticos, os estabelecimentos A e B precisam comunicarem-se de forma diferente com os suas clientelas. Sendo assim, nota-se a importância de entender o comportamento, pois, deste modo, o seu negócio tomará decisões mais assertivas, tornando as estratégias mais eficientes.
Como analisá-lo?
Existem diversos dados que são fundamentais para esta análise, visto que há diversos fatores e variáveis que podem influenciar no hábito do comprador.
Veja, a seguir, mais detalhes sobre como identificar essas informações:
• Dados demográficos
Nesse ponto, é indispensável identificar quais regiões seu produto ou serviço têm maior aceitação – incluem lojas físicas e E-Commerce. Sendo assim, você saberá quais locais possuem a maior parte do seu público, possibilitando uma maior estratégia naquela região.
• Cultura
• Classe social
• Estilo de vida
• Dores do cliente
5 dicas para traçar o comportamento dos seus clientes
Como coletar as informações citadas no tópico anterior? A seguir, você verá algumas delas.
- Faça Pesquisa de Mercado: através dela, o empreendedor consegue entender melhor o seu público-alvo com a aplicação de questionários que incluem perguntas de idade, renda familiar, cidade, estado.
- Utilize as métricas das redes sociais: atualmente, diversas redes sociais já disponibilizam métricas para análise do perfil de negócios. Sendo assim, é valido analisar estas para visualizar informações importantes dos consumidores.
- Peça feedbacks aos clientes: a empresa consegue proporcionar um ambiente melhor para os seus clientes e possibilita inovações nos produtos e serviços já oferecidos.
- Cadastre e analise os dados dos clientes: ter informações dos seus clientes e serviços utilizados por eles é de suma consideração, uma vez que é possível tirar insumos para traçar uma estratégia mais efetiva.
- Mantenha o perfil dos clientes atualizados: por fim, é fundamental manter os dados dos seus clientes sempre atualizados, pois há mudanças comportamentais que influenciam nas suas estratégias empresariais.
Conclusão
Em síntese, o Comportamento do Consumidor é crucial para os negócios, permitindo interpretar os hábitos que o seu público possui. À vista disso, ao analisar o hábito do seu consumidor, você terá informações suficientes para traçar uma estratégia mais eficaz.
Por último, vale ressaltar que a PUC Consultoria Júnior possui o espaço de Fale Conosco, que pode te auxiliar a tirar dúvidas.