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Cliente Oculto: o que é e como aplicar

Cliente Oculto é uma importante metodologia que irá avaliar os pontos de contato entre o cliente e a marca. Sua execução ocorre através da análise feita por consumidores comuns, de forma anônima e imparcial, tanto do estabelecimento físico quanto de atendimentos telefônicos e on-line.

Deste modo, possibilita a identificação de melhorias necessárias para uma relação com o consumidor mais eficiente. Sendo assim, contribui para que sua empresa apresente mais qualidades e satisfaça cada vez mais sua clientela.

Como funciona e quais são seus benefícios?

Primeiramente, é feita uma análise anônima e imparcial do empreendimento, através de uma vivência real da experiência de compra, sem que haja um tratamento diferenciado, por se tratar de um avaliador.

A avaliação realizada pelo cliente oculto possibilita a otimização de processos e estratégias, a obtenção de novas ideias e o aprimoramento da qualidade do atendimento, produtos e serviçosAlguns dos benefícios que a metodologia traz para as empresas são:

Mais criticismo e assertividade nas tomadas de decisões;
Mais alinhamento com as promessas de entrega da marca e com as mensagens de suas campanhas;
Melhora do desempenho operacional em todos os pontos de contato com o cliente;
Capacidade de identificar áreas onde a implementação de novos procedimentos ou treinamentos irão melhorar sua efetividade.

Dessa maneira, com as melhorias realizadas na marca, será possível alcançar uma maior satisfação e fidelização do cliente, o que traz ainda mais benefícios para o empreendimento.
Um destes é a possibilidade de aumento da receita, o qual você poderá entender melhor com o texto
O porquê da fidelização do cliente te ajudar no aumento de sua receitatambém disponibilizado no blog.

Pontos e métricas avaliados 

Dentre os principais pontos e métricas avaliados estão:

Espaço físico
Espaço Virtual (Site, e-commerce)
Exposição de materiais promocionais
Ofertas de produtos
Atendimento prestado em todos os canais disponibilizados pela empresa
Defesa da marca
Atuação da Concorrência
Serviços de pós vendas
Satisfação do cliente
Tempo médio de atendimento
Média de contato necessários para resolução de problemas

Por que você deve investir na implementação de um cliente oculto?

Desenvolvimento do Branding

O Branding, também conhecido como gestão de marca, está diretamente relacionado ao conjunto de estratégias que trabalham a percepção da marca. O método do Cliente Oculto garante que esta tenha mais coerência entre o que é prometido em sua comunicação e o que realmente está sendo entregue ao consumidor. Além disso, também auxilia na imagem e reputação da empresa.

Controle de métricas

Através do cliente oculto, a marca irá conseguir um melhor alinhamento das métricas e objetivos. Sendo assim, há a possibilidade de desenvolver novas estratégias e analisar a efetividade das já implementadas.

Aumentar o Ticket Médio

Outrossim, permite a implementação ou manutenção de estratégias voltadas aos processos de atendimento e vendas. Como consequência, a empresa passa a contar com clientes cada vez mais satisfeitos e vendedores mais eficientes.

À vista disto, pode-se aumentar as vendas realizadas e a fidelização dos consumidores. Por consequência, os resultados observados impactam positivamente na receita empresarial, o custo de aquisição de clientes e o ticket médio.

Principais tipos de Cliente Oculto

Existem diferentes tipos de Cliente Oculto: 

Avaliação presencial a estabelecimento
Avaliação de canais online
Avaliação de canais de voz
Auditoria para Compliance
Análise da Concorrência
Avaliação filmada
Avaliação de cliente oculto com necessidades especiais
Auditoria revelada

Estratégias elaboradas por meio do Cliente Oculto

O processo do Cliente Oculto é um aliado das marcas no momento do desenvolvimento de procedimentos. Isso acontece, principalmente, pelo fornecimento de informações que auxiliam diretamente em tomadas de decisões.

A partir da análise do funcionamento dempreendimento, estabelece-se quais pontos específicos precisam de melhorias, possibilitando a criação de técnicas  específicas para cada demanda. Como exemplo, você pode utilizá-lo para analisar o branding da marca , ou seja, utilizá-lo para verificar a percepção do público em relação à sua empresa. Destarte, torna-se viável manter um controle da reputação do empreendimento no mercado e realizar manutenções quando necessário.

Além disso, outra tática que pode se elaborar é a de atendimento e vendas. A partir dela, averigua-se a forma como a clientela espera ser tratada dentro de seu estabelecimento e, adjunto à isto, o que precisa para ser atraída pela sua marca. Por fim, você poderá acompanhar o progresso de sua empresa e estar ciente em caso de qualquer falha no atendimento.

Conclusão

Portanto, a metodologia do Cliente oculto poderá auxiliar no acompanhamento da evolução de sua marca. Ademais, ajudará no desenvolvimento de estratégias para manter um contato eficiente com os consumidores.

Afim de entender melhor o conceito de Cliente Oculto e como aplicá-lo em sua empresa, recomendamos a leitura do livro Cliente Oculto: Uma ferramenta de pesquisa extraordinária para a melhoria do atendimento ao consumidor”, de Cristiano V.C. Castellão Tavares. 

A PUC Consultoria Júnior oferece o Plano de Marketing, que facilita a entender e a aplicar o Cliente Oculto. Isto posto, lhe auxiliará a alcançar os objetivos da marca, adaptando-se às mudanças e identificando tendências. Caso queira saber mais, entre em contato pelo Fale conosco“.

Texto escrito por Gabriela Albuquerque, Gerente de Projetos da PUC Consultoria Júnior 

Publicado em:: 10/01/2022 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, MARKETING /

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