Logo

BLOG

Análise mercadológica, o que é e sua importância

analise-mercadologica

A crise ocasionada pelo Covid-19 evidenciou a fragilidade de empresas em diversos setores. E diante desse cenário surge a oportunidade para as pessoas que desejam abrir seu negócio, que podem realizar um melhor preparo através de uma análise mercadológica, se reinventando em meio a essa nova realidade.

Entender o perfil do cliente, analisar os fornecedores, identificar estratégias aplicadas pelos concorrentes, estudar a localidade do empreendimento, detectar novas tendências e entender o desenvolvimento dos produtos e serviços. Esses são alguns dos objetivos da realização dessa pesquisa.

Importância da Análise Mercadológica

Segundo uma pesquisa do Sebrae, 42% das empresas entram em processo de falência no seu segundo ano de funcionamento. Além disso, devido à ausência de um planejamento prévio, mal investimento em gestão empresarial e falta de comportamento empreendedor. Com isso, realizar uma análise do mercado torna o processo da tomada de decisão mais assertivo, diminuindo os riscos corridos pelo empreendedor.

Dessa forma, é possível inferir que analisar o mercado é fundamental para aqueles que querem se adaptar. Pelo fato de que tudo está mudando rapidamente, surgem novos riscos e com eles muitas oportunidades. Entretanto, para obter-se um conhecimento claro do mercado, são estudados os seguinte fatores:

  • Público-Alvo: estuda o perfil do consumidor em potencial
  • Conhecimento do setor: serviços e produtos que se adequem às necessidades do público-alvo
  • Estudar os forncedores e concorrentes: definição dos concorrente direitos e indiretos, análise dos 4P´s (praça, preço, promoção e produto)
  • Precificação do produto: estudar o preço ideial da venda do produto ou serviço para promover lucro ao negócio
  • Analise do mercado: estudo da região acordada, conjuntura econômica, entre outros.
  • Análise SWOT: aponta as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas do mercado

Como fazer uma Análise Mercadológica?

Como visto anteriormente, não é necessário apenas um planejamento baseado na adaptação ao novo normal. Mas, também, uma base estratégica formulada e estruturada por uma base de dados consistente.

Por isso, entender melhor sobre o público-alvo, concorrência, tendências e situação mercadológica em que um empreendimento está inserido é a chave para um estabelecimento bem sucedido do negócio no mercado.

Sendo assim, uma análise mercadológica bem feita não pode se limitar apenas a informações disponíveis na internet. Coletando informações precisas e ricas que irão ajudar no crescimento tanto do empreendedor quanto de seu empreendimento. Dessa forma, para te auxiliar entender o mercado que você está inserido, a PUC Consultoria Jr. faz uma análise de mercado completa para sua empresa. Clique aqui para marcar sua reunião!

Esse é o serviço ideal para empreendedores que desejam ter uma noção maior do mercado atual e que deseja se preparar para a tomada de decisões estratégicas para o seu negócio.

O que se observa no cenário pós-pandemia

Pode-se perceber, assim, a importância de que as empresas estejam sempre atualizadas sobre os fatores que influenciam o hábito do consumidor. E usem essas mudanças como uma oportunidade para aprimorar seu posicionamento no mercado, realizando a manutenção de sua competitividade.

Nesse sentido, alguns fatores em comum podem ser observadas nas análises mercadológicas que tem sido realizadas durante a pandemia, sendo estas:

  • Aumento das compras online e diminuição de idas às lojas;
  • Priorização de ida a lojas que praticam medidas preventivas;
  • Novas experiências de pagamento;
  • Preferência por negócios que pratiquem delivery;
  • Necessidade de maior investimento em publicidade.

Dessa maneira, tendo essas premissas em mente somado às informações especificas do negócio em questão, o empreendedor compreende mais facilmente quais as melhores formas de conseguir manter o seu funcionamento. Além disso, pode estudar como tais informações devem ser aplicadas.

Texto escrito por Hellen Christina, presidente da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 16/07/2020 / Categoria: MERCADO, Sem categoria /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco