O surgimento da bebida
Criada pelos mineiros Alex Freire e Gabriel Rocha em 2015, o Xeque-Mate é uma bebida que integra mate, rum, limão e guaraná. Tendo seu início espontaneamente feito, depois de dois amigos terem decidido fazer uma versão alcoólica da bebida que já era comum na região (chá mate com limão), o produto se tornou um grande sucesso na capital, e conquistou o público.
Como a mistura cresceu no mercado
Essa mistura foi a febre do carnaval 2024, principalmente agora que saiu de terras mineiras e passou a ser comercializada em outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis. Além de contar com um sabor único e se destacar a partir disso, a jogada de marketing da equipe foi muito importante para o sucesso da marca.
Principais estratégias
O que mais define a marca é sua forte presença nas ruas, ao considerar que grande parte de suas vendas é feita por ambulantes. Assim, a bebida sempre teve considerável associação ao carnaval por ser fácil e prática para consumo nas ruas. Uma estratégia pontual da Xeque-Mate no carnaval 2024 foi o custeamento de três blocos de rua, sendo dois em Belo Horizonte e um em São Paulo, com um investimento de 15 mil reais em cada.
A utilização de boas estratégias de marketing é excepcional para o atingimento de resultados tão impactantes quanto os da marca. Além de investimentos como os que foram feitos pela empresa, também pode-se citar a boa utilização das redes sociais e as parcerias realizadas. A junção da COCO LEVE, empresa que fabrica gelo para drinks, com a Xeque-Mate, foi feita visando o sucesso principalmente nas festividades carnavalescas, por focar no que é útil, gostoso e refrescante.
Destacando a sua empresa
Às empresas que estão se estabelecendo no mercado e querem se destacar em relação aos concorrentes, assim como a Xeque-Mate fez, é possível que seja realizado um plano de marketing, que analisa diversas possibilidades de aumentar seu alcance e atrair clientes.