Contextualizando, o marketing digital é o uso das mídias sociais para a promoção da empresa, por meio dele é possível criar uma relação com o cliente que é benéfica no momento da venda.
Sabemos que, principalmente após a pandemia, a inserção das empresas no ambiente digital não é vista mais como um diferencial, mas sim como um mecanismo para sobreviver com tamanha concorrência no mercado.
Logo, se sua empresa enfrenta problemas como baixo volume de vendas e você ainda não aderiu aos mecanismos do marketing digital, este é o momento certo para mudar este cenário.
O Marketing Digital é para empresas de todos os portes?
Respondendo a esta pergunta: SIM! e indago outro questionamento: empresas de todos os portes têm concorrentes? A resposta também será sim, então, em um mercado concorrido, aqueles que se sobressaem são os que utilizam de estratégias do marketing digital.
De acordo com o site Mercado e Consumo, o social commerce ou a compra de produtos por meio das redes sociais é realidade para 74% dos brasileiros e isso só é possível com a adoção das estratégias certas de marketing digital.
Como aplicar o Marketing Digital na sua empresa.
Para muitos, a única aplicação do marketing digital no mercado é a criação de um perfil em redes sociais, porém, essas aplicações vão muito além de uma conta no Instagram. O diferencial está na forma com que o relacionamento é criado com o cliente, afinal, pessoas compram de pessoas, e atrelar isto à estratégias de marketing digital é a receita para o sucesso nas vendas.
A criação de um perfil nas redes sociais é fundamental para ter resultados positivos, mas, a forma com que isso é usado é o diferencial entre as empresas que estão no digital. A postagem frequente de conteúdos ricos e informativos, a criação de um site institucional com blog e o uso dos anúncios online para promoção da empresa são pontos que alavancam os resultados
Mas, é válido atentar-se a alguns erros comumente cometidos por quem adere o marketing digital: o principal deles é a não frequência na postagem, isso faz com que sua audiência esqueça do seu serviço/produto, além disso, o fato de não criar relacionamentos com o público os afasta e reduz as vendas, uma vez que pessoas compram de pessoas.
Como entrar no digital e competir com meus concorrentes?
Para isso, é necessário alguns procedimentos como a disponibilidade e vontade de se destacar neste meio, conhecimentos sobre marketing digital e constância nas postagens nas redes sociais. Todavia, estes procedimentos e diversos outros necessários para a inserção no âmbito digital e sucesso nas vendas estão inseridos em Planos de Marketing.
Nele é possível encontrar a análise de concorrentes diretos e indiretos do seu estabelecimento, um plano de ação detalhado e completo de como aderir o marketing digital e desfrutar dos benefícios que ele pode oferecer, um cronograma de postagens que ajudará na frequência da criação de conteúdos o que favorece o relacionamento com o cliente, fator necessário para realização da venda e várias outras ferramentas para alavancar suas vendas e dominar a concorrência.
A Puc Consultoria Júnior é especializada na elaboração de Planos de Marketing e já realizou dezenas destes para empresas de diversos portes e segmentos como, a Avant Motors, a Fit Laser, o Quintal de Jurema, a AIX Automações e diversas outras.
Concluindo, a adesão de estratégias de marketing digital são fundamentais para o destaque da empresa nas redes sociais, onde as pessoas passam a maior parte do tempo e onde adquirem produtos e serviços. Domine a concorrência, alavanque suas vendas, conheça os diversos mecanismos que o marketing digital pode te oferecer. Caso queira saber mais sobre este e outros serviços ou tirar qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo link abaixo: Fale Conosco – PUC Consultoria Jr.
Texto por Caio Barreto Temer, Consultor da PUC Consultoria Jr.