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Público-alvo: como definí-lo?

Público-alvo

Público-alvo é um grupo de consumidores com características semelhantes para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing de seus produtos e serviços. À vista disso, é uma parcela da sociedade consumidora que tem interesse e afinidade pelo o quê seu empreendimento fornece e, por isso, pode se tornar um possível cliente.

Para que serve e qual a importância da sua empresa definir um público-alvo?

Definir um público-alvo é uma estratégia muito importante para as empresas. Conhecer o perfil de consumidor com maior interesse em seus produtos ou serviços é fundamental para alavancar seu negócio, visto que trará diversos benefícios para o seu empreendimento. A partir do entendimento do público, você poderá:

Desenvolver uma linguagem e identidade que esteja de acordo com seu público, gerando engajamento, boa reputação e despertando maior atenção de seu consumidor;
Criar campanhas mais eficientes, diminuindo possíveis custos extras;
Saber como e quando oferecer promoções, inovar um produto ou lançar um novo serviço, aproveitando melhor possíveis oportunidades de crescimento;
Gerar diferenciação dos concorrentes;
Encontrar palavras-chave para se comunicar com o público, diminuindo chances de falhas de comunicação;
Entender como precificar seus produtos ou serviços, a partir da análise da condição financeira de seu público-alvo.

Esses são alguns dos benefícios que a análise do perfil do seu consumidor trará para o seu estabelecimento. Quer saber mais? Leia o texto “Saiba as vantagens de entender o público-alvo da sua empresa”, também disponível aqui no blog.

Diferença entre Público-alvo e Persona

Público-alvo e Persona são conceitos muito confundidos pelas pessoas, visto que ambos são ferramentas de marketing que analisam o mercado e definem com quem a marca deve se comunicar. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, eles não são sinônimos e possuem algumas diferenças que serão explicadas a seguir.

Primeiramente, o público-alvo é a definição de um segmento de mercado com características em comum, para quem a marca direciona suas estratégias. Já a persona é a personalização do cliente ideal, por meio da descrição de um personagem que represente as características, o perfil e os comportamentos dos consumidores em quem a marca mira.

Além disso, apesar de analisar algumas questões comportamentais e psicográficas, a definição do público-alvo normalmente é mais genérica, visto que levanta apenas características pontuais. Com a persona, é uma análise mais aprofundada sobre o perfil do personagem, trazendo informações sobre seus hábitos, gostos, interesses, dores e necessidades.

Portanto, não é  preciso escolher entre um e outro. Público-alvo e persona são diferentes ferramentas que podem ser usadas de maneira complementar nas estratégias da marca.

Passo a passo de como definí-lo

Agora, você poderá entender como colocar em prática tudo que analisamos:

1) Pesquise o mercado e o cenário em que ele se encontra atualmente

Entender o mercado que corresponde ao seu nicho é o primeiro passo para identificar seu público-alvo. Assim, pesquisa de mercado não envolve somente as características de um nicho, mas também fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa. Ademais, é interessante pesquisar sobre seus concorrentes e como eles se comportam no mercado em questão.

2) Conheça o seu negócio e o produto ou serviço que ele oferece

Você também precisa conhecer a fundo a sua empresa e os seus produtos para entender quais soluções eles entregam. Dessa forma, é possível alinhá-los às oportunidades de mercado percebidas na etapa anterior. Para isso, é interessante realizar algumas perguntas: qual a proposta do seu produto? Por que alguém o compraria? Qual problema ele resolve? Quais benefícios ele traz para o consumidor?

3) Divida o mercado em segmentos

Depois que você já tem um panorama sobre o mercado, o consumidor e o seu produto, defini-se as bases da segmentação para dividir o mercado. Isto posto, utilize variáveis geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais e comece a traçar o perfil do público que consome a sua categoria de produto ou serviço.

4) Analise qual a atratividade dos segmentos

Após dividir o mercado, você examina quais segmentos apresentam maior potencial para a sua empresa. Para isso, faça algumas perguntas: o segmento já possui suas necessidades atendidas por concorrentes? Ele é grande o suficiente para gerar lucratividade? Qual a tendência dele, está em crescimento? A empresa consegue alcançar esse segmento com estratégias de marketing?

5) Selecione seu(s) segmento(s) alvo(s)

Por fim, chegou a hora de definir qual será o público-alvo do seu empreendimento. Lembrando que uma marca pode trabalhar com mais de um segmento, mas precisa criar diferentes estratégias de marketing para cada um deles. Além disso, é interessante que a empresa tenha todas as informações e características coletadas documentadas, para que toda a equipe tenha acesso sempre que precisar.

Ferramentas que irão te auxiliar 

1. Google Analytics

Através dessa ferramenta, você pode identificar o perfil do público, características e interesses latentes. Uma boa ideia é analisar as palavras pesquisadas na busca interna do site, que representam assuntos de interesse dos seus visitantes que talvez você ainda não atenda.

2. Google Trends

O Google Trends apresenta as tendências de busca em determinado período. Dessa maneira, você pode identificar quais assuntos estão despertando interesse e se tendem a crescer nos próximos meses.

3. Formulários Online

Essa é uma maneira de entrar em contato diretamente com o público para entender suas necessidades. Para isso, você pode utilizar de algumas ferramentas de formulários já existentes como, por exemplo, o Google Forms, o TypeForm e o Survey Monkey.

4. Audience Insights

Essa ferramenta dá insights sobre a audiência da sua página ou de uma segmentação fictícia que você mesmo pode criar. Assim, é possível analisar dados demográficos, como idade, estado civil, escolaridade, região e muito mais.

Conclusão

Dado o exposto, a PUC Consultoria Júnior oferece a Pesquisa de Mercado, que te auxiliará a definir um público-alvo para o seu empreendimento. Dessa forma, caso possua alguma dúvida ou queira saber mais sobre nossos serviços, entre em contato pelo “Fale conosco”.

Texto escrito por Gabriela Albuquerque, Gerente de Projetos

Publicado em:: 09/05/2022 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, MERCADO /

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