O que é Mobile Marketing?
O mobile marketing, traduzido livremente para “marketing móvel”, é um termo que se refere a ações de marketing criadas, especificamente, para atingir dispositivos móveis, como celulares, tablets, smartwatch, etc.
Esse tipo de estratégia vem crescendo muito nos últimos anos, e, atualmente é considerado como um “braço direito” do marketing digital, um conjunto de estratégias e táticas digitais de alta eficiência que são utilizadas para alcançar as metas do marketing, sobre o qual é possível se ter mais informações através do texto: Marketing digital: o que é e porque tão importante? – PUC Consultoria Jr.
O que são dispositivos móveis?
Antes de se aprofundar nesse tópico é preciso se estabelecer o que são dispositivos móveis? Qualquer aparelho que possua um sistema operacional (Android, iOS…) pode ser chamado de dispositivo móvel. Isto é: o celular que você carrega no bolso, o tablet e o notebook que estão na mochila, o smartwatch que fica no seu pulso até na hora de dormir, o GPS conectado ao seu carro, etc. Atualmente mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a Internet.
É nesse contexto em que os dispositivos móveis estão em todos os lugares, a todo momento. Pare para pensar por um minuto: quantas vezes você já pegou no celular hoje? Tudo o que antes era possível apenas pelos computadores de mesa agora pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, direto da palma da sua mão. É por isso que os dispositivos móveis atingem tantas pessoas. Porque são práticos e eficientes.
Por que optar pelo Mobile Marketing?
Dessa forma fica óbvio o porquê optar por implantar estratégias de mobile marketing na sua empresa. Justamente por conta de se referir à uma estratégia focada em atingir dispositivos utilizados pela maior parte da população.
Além disso a estratégia também funciona como facilitador de vendas, já que, por se tratar de atingir o público-alvo no local em que o mesmo mais acessa, fica mais fácil e confortável para o cliente optar por consumir o serviço ou produto vendido. Um forte indício disso é uma pesquisa feita pelo próprio Google, que aponta que 40% das compras online são feitas em dispositivos móveis.
Portanto, pode-se afirmar que planejar estratégias e campanhas dentro do contexto de mobile marketing é ter a certeza de:
- Alcançar um alto número de pessoas;
- Ter uma taxa de abertura e clique elevada;
- Segmentar a estratégia para o público-alvo compatível com a marca.
Como implantar uma estratégia de Mobile Marketing na sua empresa?
Existem várias maneiras de se implantar uma estratégia de mobile marketing dentro de uma empresa. A maneira mais efetiva é realizando um Plano de Marketing específico para sua empresa.
Um Plano de Marketing é o planejamento de ações de marketing de uma empresa ou negócio, colocando os objetivos e metas a curto, médio e longo prazo. O planejamento pode ser feito para a empresa em geral, ou para um produto e/ou serviços individuais, e é um grande otimizador de resultados.
Vale mencionar que a PUC Consultoria júnior presta esse serviço, sobre o qual é possível se encontrar mais informações clicando no link logo a seguir: Plano de Marketing – PUC Consultoria Jr. Contudo, quando analisado em um viés mais generalizado, entre as maneiras mais efetivas e famosas de se aplicar o mobile marketing estão:
- Envio de cupons de desconto e informações de campanhas por SMS;
- Interagir com uma lista de contatos por e-mail e acompanhar essas pessoas até o momento de decisão de compra;
- Enviar sugestões de produtos por e-mail, para contatos que demonstraram interesse;
- Ter cupons de descontos exclusivos para QRCode;
- Usar aplicativos de terceiros para divulgar uma ação;
- Ter um aplicativo para interagir com o público, com conteúdo que não seja diretamente ligado a uma venda;
- Fazer campanhas de Adwords dentro do Facebook e Instagram;
- Publicar imagens nas mídias sociais com uma ação exclusiva que vale somente com apresentação daquela publicação;
- Criar ações exclusivas de WhatsApp para quem interage com a marca nesse canal.
O que evitar no Mobile Marketing
Além disso, existem algumas ações que você não deve fazer usando o mobile marketing como estratégia. Evite:
- Comprar listas de contato;
- Enviar conteúdo e campanhas para pessoas que desconhecem a sua marca;
- Experiências negativas com os usuários, foque em ações exclusivas e personalizadas;
- Demorar no retorno do contato, os canais de dispositivos móveis pedem por agilidade, assim como o ritmo da pessoa que está usando.
Conclusão
Em suma, é possível se concluir que, no geral, o mobile marketing é uma estratégia de custo relativamente baixo, que promete atingir resultados satisfatórios. Tendo isso em vista sua implementação sempre deve ser considerada, principalmente em negócios recém abertos ou empreendimentos que visam aumentar sua clientela.