O marketing digital é um conjunto de estratégias e táticas digitais que são utilizadas para alcançar as metas do marketing. Essa prática pode ser praticada por diversos canais midiáticos, os principais são anúncios pagos, e-mail, sites, redes sociais, blogs e SEO. Podendo ser usada por companhias, pessoas, ONGs e instituições para atrair novas oportunidades e novos públicos, uma vez que ela é diversa e versátil.
Qual a importância e para que serve o marketing digital?
Com o marketing digital é possível captar novas pessoas de uma forma fácil, utilizando apenas a internet, pessoas que provavelmente nunca iriam ser um potencial cliente em sua loja física. Além disso, atualmente o comércio por e-commerce tem crescido cada vez mais e com tendências impressionantes para o futuro. Portanto, estar inserido no ambiente digital é imprescindível para se manter no mercado e atrair mais serviços e clientes.
O marketing digital faz com a marca fique cada vez mais amostra para público, haja vista que ela aumenta a explicação da empresa, e consequentemente podendo aumentar o número de oportunidades. Ele também serve para aumentar a interatividade com o público, além de melhorar a comunicação com os possíveis clientes.
As principais estratégias do marketing digital:
As estratégias tem o objetivo de garantir uma maior saúde financeira no empreendimento através da internet e das tecnologias. Separamos as principais formas de aplicar essas estratégias e vamos explicá-las.
Redes sociais:
As redes sociais são uma ferramenta muito útil para adquirir clientes, uma vez que cada vez mais o número de usuários cresce, fazendo com que seu alcance fique ainda maior. Entretanto, por serem muito populares as empresas tendem a administrar da maneira correta as suas mídias sociais, por isso é preciso que as pessoas estejam aptas para atuar da melhor maneira. As mídias que você irá atuar podem variar muito de acordo com seu público alvo, mas as principais são: Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin e Youtube.
SEO (Searching Engine Optimization):
Em portugues significa “Otimização de mecanismos de buscas”, tem o objetivo de melhorar o posicionamento nas páginas das redes de pesquisa e é muito importante para a presença virtual da empresa. Esse ranqueamento leva em consideração alguns critérios, como: palavras chaves, qualidade do conteúdo apresentado, links de saída entre outros diversos critérios.
Marketing de conteúdo:
Ele traz usuários que estão realmente interessados no seu conteúdo, e ele também corresponde às características da persona do negócio. Essa estratégia pode ser feita por posts no blog, podcasts e disponibilização de e-books e apresentações
Como o marketing digital funciona e como fazer?
Para dar início ao processo de marketing digital é preciso ter planejamento, para que todas as estratégias e objetivos sejam traçados da melhor forma possível. Para você entender um pouco melhor como funciona o caminho do marketing vamos explicar os principais conceitos utilizados.
Tráfego: chamar o público-alvo através de conteúdos que despertem seu interesse.
Engajamento: quando essa pessoa chegou até você e começa a interagir.
Conversão: quando depois do engajamento você consegue captar esse e um possível cliente (prospect) se transforma em um cliente de verdade.
Retenção: tem o objetivo de fidelizar esse cliente.
Depois de entender esse caminho para que o usuário de internet se torne um cliente efetivo é preciso definir bem seu público-alvo para definir as atividades que fazem sentido para eles. Dessa maneira, um Plano de Marketing é imprescindível para que os planos de ação de cada etapa estejam muito bem traçados para que possam ser também bem executados, gerando resultados efetivos para o empreendimento.
Fazer a análise dos 4P ‘s pode ser o fator chave para que você entenda como os seus concorrentes então atingindo esses clientes. Essa é uma etapa que analisa a Praça, ambiente que a empresa atua, Preço, valor dos seus produtos, Produto, quais são os bens e produtos ofertados e a Promoção, que estuda como e por onde esses concorrentes se promovem para atingir seu público alvo.
Outra etapa que pode ser feita é a Análise SWOT, tal método estuda as forças e fraquezas que seu negócio tem, ou seja, fatores internos; e também as oportunidades e ameaças que o mercado externo pode oferecer ao seu negócio. Dessa forma, os planos de ação podem ser traçados com mais estratégia para o crescimento da empresa.
Principais erros que se pode cometer e como evitá-los?
Alguns erros podem ser evitados no marketing digital, por isso vamos mostrá-los e explicar como fugir deles para que você não se prejudique e desperdice tempo e recursos.
Não ter um público alvo bem definido
atingir o público alvo errado pode trazer grandes prejuízos para a sua empresa. Dessa forma, crie personas com base nas informações que você possui dos seus consumidores.
Se esquecer os seus clientes antigos:
não busque apenas conquistar novos clientes, mas sim fidelizar cada vez mais os que você já possui. Por isso, administre bem o tempo para não focar apenas nos novos e esquecer dos antigos.
Comprar lista de e-mail para enviar mensagens automáticas:
essa prática ainda é muito comum, o SPAM faz com que a imagem da empresa fique prejudicada. Então, tente buscar seus clientes de forma orgânica.
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Indicações de leitura
- Livro: “Marketing de conteúdo épico” de Joe Pulizzi. Ele mostra o que é e como é possível fazer um excelente trabalho de marketing com pouco marketing.
- “Não me faça pensar #Atualizado”, de Steve Krug. O livro aborda a importância de um marketing com experiências intuitivas
- “The Big Data-Driven Business”, de Russell Glass e Sean Callahan. Trata de um dos temas mais relevantes para o marketing digital, o Big Data
- Marketing de Influência: o que é e como aplicar
- Estratégia de Marketing: saiba o que é e conheça os principais tipos
Texto escrito por Vitória Sgarbi, consultora de projetos da PUC Consultoria Jr.