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Marketing Mix: tudo o que você precisa saber sobre os 4P ́s do Marketing

Marketing Mix

O que é o Marketing Mix?

O termo “Marketing Mix” foi criado pelo acadêmico americano Neil Borden, na década de 50, e caracteriza-se pelo conjunto de itens que compõem as atividades desenvolvidas pelo marketing. Logo, a aplicação desse conceito tem como principais objetivos gerar o interesse de compra no consumidor. E, auxiliar as empresas a entender quais estratégias podem ser tomadas para aumentar a procura pelo produto ofertado. 

Além disso, o Marketing Mix é automaticamente associado ao conceito dos 4P’s do Marketing, já que para muitos, trata-se da mesma estratégia. No entanto, o termo “4P’s” surgiu apenas na década de 60 com o professor Jerome McCarthy, e funciona basicamente como os pilares que sustentam o conceito do Marketing Mix

Os 4P’s do Marketing 

Assim como abordado anteriormente, o termo 4’Ps do Marketing, surgiu na década de 60, em decorrência de um estudo mais aprofundado da expressão Marketing Mix, e ainda que apresente uma visão mais tradicional acerca da estruturação das estratégias de marketing de uma empresa, o conceito ainda é considerado como base para o planejamento de marketing tático e operacional em muitas empresas. 

Dessa forma, os 4P’s são as iniciais das seguintes palavras, que juntas representam os pilares básicos de uma estratégia de Marketing:

– Produto

O primeiro P se refere ao produto, isto é, os artigos ou serviços oferecidos por determinada empresa. Dessa forma, nesse elemento leva-se em consideração todos os constituintes do produto em questão, tais como peças, matérias, mão de obra, fabricação, etc.

No entanto, ao analisar esse fator, é necessário levar em consideração principalmente a satisfação do cliente ao consumir o produto ofertado, e como o produto se adequa ou pode se adequar aos requisitos exigidos pelo público alvo.

– Preço 

O segundo P, está associado ao preço praticado por determinado produto ou serviço de uma empresa. Desse modo, esse fator também está associado à perspectiva do consumidor acerca do produto ofertado. Isso, porque quando não há compatibilidade entre o preço praticado e a qualidade do serviço prestado, a tendência é que o estabelecimento que oferece essas atividades não obterá a demanda esperada. 

Além disso, ainda que uma empresa ofereça um produto específico focado em um determinado público alvo, mas que os preços cobrados não sejam condizentes com a realidade do mercado, ou dos próprios consumidores, tem-se um potencial de rejeição desse produto no mercado, que por sua vez, pode comprometer a sobrevivência da empresa.

Logo, levando em consideração esses fatores é necessário estabelecer um preço coerente quando comparado ao restante do mercado. Para isso, estudar os valores praticados pelos concorrentes, pode ser uma alternativa viável para tornar um produto mais competitivo e, consequentemente, mais procurado pelo público.

– Praça 

O terceiro P, referente a praça, está associado à localização do produto no espaço. Isto é, o ambiente físico onde o produto ou serviço é ofertado e todos os processos que envolvem esse fator. Logo, é possível considerar, por exemplo, a acessibilidade do estabelecimento, a exposição do produto na loja, o design utilizado na loja online e a experiência do consumidor no ambiente em que o produto é ofertado. Dessa forma, conclui-se que a análise da praça não se limita apenas a questões geográficas e físicas, mas também em sua amplitude e impacto.

Sendo assim, a partir do entendimento dos fatores que compõem a praça do estabelecimento, é necessário estabelecer um planejamento adequado para garantir que a presença do seu produto seja compatível aos lugares no qual os consumidores se encontram.

– Promoção 

Por fim, o último P referente a promoção, está associado a todos os elementos que tenham como função a divulgação do produto. Desse modo, a “promoção” não se refere a ofertas de produtos ou serviços, mas em como o produto se comporta no âmbito social e midiático. 

Logo, ao realizar uma análise desse tópico é importante levar em consideração aspectos como o comportamento dos concorrentes em relação a divulgação de seus produtos ou serviços, e qual melhor método de transmissão de conteúdo publicitário (Tv, rádio, internet, impresso).

Qual importância do Marketing Mix para um empreendimento

Essa ferramenta é responsável por promover ao empreendedor uma visão ampla acerca do produto ofertado, de modo a possibilitar uma análise especifica dos fatores que compõem esse serviço. Por sua vez, isso facilita a identificação de erros, custos desnecessários e retrabalho.

Logo, através do Marketing Mix, o empreendedor consegue impulsionar a rentabilidade da empresa, em decorrência da identificação prévia de inconsistências nos processos envolvidos em determinado produto ou serviço, e adquire uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, devido a possibilidade de análise dos pontos fortes e fatores de melhoria do negócio quando comparado ao restante do mercado.

Vantagens do Marketing Mix

– Simplicidade e clareza no Plano de Marketing: 

Através do método dos 4P’s obtém-se uma visão clara e sistemática de todos os fatores que interferem no consumo do produto em um estabelecimento. Assim, torna-se mais fácil traçar um plano de ação para aumentar a demanda por um produto, e consequentemente, as vendas.

– Identifica e diferencia os concorrentes: 

Por meio do Marketing Mix é possível ter uma visão mais detalhada acerca das vantagens e desvantagens dos concorrentes. Assim, possibilitando a identificação de pontos de melhoria e segmentação de possíveis ameaças. 

– Posicionamento no Mercado:

Permite que uma empresa varie suas atividades com base em seus recursos, condições do mercado e as necessidades dos clientes. Logo, uma empresa que utiliza do método Marketing Mix, tem uma melhor adequação às possíveis variações que ocorrem no mercado, como crises econômicas, por exemplo. 

Como o Marketing Mix pode ser aplicado em uma empresa?

Os conceitos do Marketing Mix devem ser aplicados a partir dos princípios citados acerca dos 4P’s do Marketing de modo sistemático e metódico, para que todos os fatores sejam contemplados e obtenham os resultados esperados. Essas estratégias, no entanto, devem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada negócio e seu campo de atuação. 

Conclusão

Desse modo, a partir dos dados expostos, é possível perceber a importância de uma boa gestão de Marketing para as empresas. E, por sua vez, compreender a aplicação do Marketing Mix e a metodologia dos 4P’s como ferramentas para auxiliar essa gestão de conteúdo. 

Sendo assim, a Puc Consultoria Jr. oferece em seu portfólio, serviços inseridos no setor de Marketing, tal como o Plano de Marketing, que tem por objetivo detalhar as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se às mudanças e identificando tendências. 

Além disso, para compreender melhor a importância e os principais aspectos envolvidos na gestão de Marketing de uma empresa, recomenda-se a leitura dos textos “Estratégia de Marketing: saiba o que é e conheça os principais tipos” e “Como o marketing pode transformar sua empresa” presentes no blog da PUC Consultoria Jr. Assim como a leitura de outros textos referentes a diversos assuntos presentes no blog.

Por fim, recomenda-se também a leitura do livro “Reimagine” do escritor e economista americano Tom Peters. A obra aborda a necessidade dos empreendimentos de se adaptarem às novas tendências do mercado. E utiliza de uma análise acerca de oportunidades, buscando adiantar-se à concorrência e conquistar uma vantagem competitiva frente ao mercado em que se atua.

Texto escrito por João Emmanuel, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 09/08/2021 / Categoria: MARKETING /

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