A internet é hoje parte importante da vida da maioria das pessoas, que gastam a cada dia mais tempo conectados para realizar todos os tipos de atividades. Exemplos dessas atividades são: comunicar umas com as outras, obter informações, buscar por entretenimento, aprender, trabalhar e também, fazer compras.
É evidente o fato de que, com a pandemia do Covid-19 e os processos de isolamento social, foram reforçadas ainda mais todas essas atividades citadas acima. E com isso, muitas empresas têm adotado e/ou intensificado, uma das maiores maneiras de promover sua marca e seus produtos. O chamado, marketing digital.
O que é marketing digital?
Marketing digital é toda maneira de promover produtos e marcas por meios digitais. Ou seja, através principalmente, de sites, anúncios em plataformas digitais e redes sociais. E essa forma de marketing possui uma vantagem única, que é capacidade de comunicar com o seu público de maneira personalizada, direta e no momento mais propício.
Entretanto, a maneira com que o seu marketing será desenvolvido na web é algo que exige muito esforço. Pelo fato de que, a internet se encontra em constante mudança e novas informações são despejadas nas pessoas diariamente. Por isso estar sempre atualizado é papel fundamental para um bom desenvolvimento de marketing digital.
Vantagens do marketing digital
- Interatividade: Fica aberto o canal de comunicação direta entre empresas e consumidores.
- Análise e mensuração: Com as diversas ferramentas onlines fica muito mais fácil obter resultados relacionados a quantos consumidores têm interagido ou tido acesso às suas divulgações.
- Maior oportunidade: O marketing digital pode ser desenvolvido por negócios de qualquer tamanho, por conta de ser mais personalizado de acordo com o público-alvo.
Como fazer esse tipo de marketing?
Para desenvolver seu processo de marketing digital é necessário conhecer alguns conceitos importantes para conseguir traçar metas e atingir seu público alvo. Esses conceitos são:
Personas
Esse conceito refere-se a uma personificação do seus potenciais clientes ou baseado no perfil de clientes que sua empresa já teve e que são mais recorrentes. Essa personificação ajuda no processo de se produzir conteúdos para o marketing digital pelo fato de que tornar aquele conteúdo muito mais personalizado e efetivo para se obter as pessoas certas como potenciais clientes.
Leads
São considerados leads, aquelas pessoas que se interessam de verdade por algum conteúdo ou produto da sua empresa. E esse interesse pode ser demonstrado de diversas formas. Desde através do preenchimento de uma landing page (será melhor explicada adiante), ou através de abas no seu site de “Fale Conosco”ou nas suas redes sociais.
Marketing de conteúdo
Tendo conhecimento da persona e buscando obter leads, uma forma muito interessante de se desenvolver seu marketing é através dessa maneira.
O marketing de conteúdo consiste da produção de conteúdos cujo o objetivo é informar, educar e/ou entreter a sua persona. Sendo esses conteúdos dos mais diversos, como: textos em um blog, oferecendo pequenas parcelas de um serviço da sua empresa como uma planilha ou acesso a descontos. Além de, postagens em redes sociais que vão além de apenas oferecer e fazer propagandas dos seus produtos mas também trazer curiosidades e assuntos relevantes para o seu público.
Funil de vendas
Buscando organizar todo o processo desde o acesso dos visitantes ao seu conteúdo até que ele se torne um lead e consequentemente, uma oportunidade de venda existe esse funil.
Dentro dele você vai determinar quais são as etapas que o consumidor irá passar para que então se torne um potencial cliente. Sendo que aqueles que passarem por todos os processos tem muito mais chances nesse processo de ser um cliente mais assertivo para o produto ou serviço que sua empresa oferece.
SEO, CMS e CRM
São siglas em inglês para software,s cujo o primeiro (SEO) te auxilia no processo de melhorar o ranqueamento do conteúdo que você produz dentro do Google, por exemplo. Buscando pelas melhores palavras e maneiras de se expressar. Já o segundo (CMS) tem o objetivo de ajudar na produção desse conteúdo dentro do seu site, blog ou portal, sem que sejam necessários conhecimentos de programação. Ou seja, por meio dele é possível de criar esses acessos de maneira simplificada. E por fim, o último (CRM), tem como objetivo reunir as informações dos potenciais clientes da sua empresa. Com a função de melhorar o seu acesso até essas pessoas e conseguir disseminar seu conteúdo e atrair essas pessoas para a compra de um produto seu.
Automação do marketing
Por fim, é notável o fato de que para gerir todos os processos mencionados anteriormente é necessário muito tempo e atenção. Por isso, se utilizar de uma ferramenta de automação é o mais ideal nesse processo todo.
Essa ferramenta é responsável por saber entre os visitantes do seu site e/ou blog aqueles que se interessaram por algum conteúdo. E essa forma de interesse vem muita vezes através do preenchimento de uma landing page. Que é uma página em que para o visitante ter acesso a determinado conteúdo tenha que preencher uma página com informações básicas dele.
Com essas informações, o software (normalmente gerido por um site) de automação fica responsável por enviar e-mails, mensagens ou o que você determinar para esse consumidor. E ele demonstrando interesse ao longo desse processo, chega a um ponto final que é o de entrar em contato de forma direta e com objetivo de compra.
A agilidade por trás do marketing digital
A internet é conhecida por, ter como bases fundamentais, ser um local ágil e democrático. Com isso, implementar seu marketing digital pode ser mais do que se imagina e pode trazer diversas vantagens a curto prazo.
Entretanto, não pode se perder controle do fluxo de produção de conteúdos e nem ficar desatualizado. Por isso, um plano de marketing pode ser uma boa ferramenta para trabalhar em conjunto com seu marketing digital.
Além disso, analisar as tendências é muito importante também. O Sebrae divulgou um artigo com as principais tendências de marketing digital para esse período. Foi notável como o processo de isolamento social alterou e reforçou ainda mais essa maneira de se realizar marketing.
Empresas do setor de bebidas, como Beck’s e Brahma, tem fortalecido sua presença online. Com isso tem garantido excelentes fluxos de acessos a suas redes sociais nos últimos meses. O que mostra a eficiência desse processo.
Tendo tudo isso citado acima em mãos, é muito simples começar a desenvolver a presença online do seu negócio. Se iniciar nas redes sociais e pensar na construção de um site são as tarefas mais ideais para começar e que não demandam tanto tempo. Não perca mais tempo e alavanque hoje mesmo seus resultados com esse tipo de marketing que tem crescido cada vez mais a cada dia.
Texto escrito por João Lucas Castro, gerente de marketing da PUC Consultoria Jr.