Entenda como os 5 Sensos podem ser a chave para aumentar sua receita, a partir da estruturação de um ambiente produtivo.
Muitas empresas têm buscado aumentar sua eficiência empresarial por meio da redução dos desperdícios, com a aplicação de metodologias específicas. Uma dessas metodologias é o 5 Sensos, que atua na estruturação do ambiente interno da empresa.
A metodologia dos 5 Sensos foi criada no ano de 1950, por Kaoru Ishikawa. Sua intenção era de atuar como um programa de gestão da qualidade empresarial. Com isso, ele buscou realizar o aperfeiçoamento dos aspectos internos do empreendimento. Assim, a empresa que tem a intenção de aumentar sua produtividade e reduzir desperdícios, consequentemente, gera um aumento nas receitas e diminuição dos custos de produção, sejam eles custos humanos ou materiais.
Além disso, o fato de ser uma ferramenta de fácil compreensão, por implicar em adoção de mudanças relativamente simples, a fazem ser uma ferramenta altamente eficiente. Porém, para que os resultados esperados sejam alcançados, as mudanças propostas exigem total compreendimento e cooperação das equipes que compõem uma empresa.
Quer saber como isso é possível?
Para compreender como fazer essa ferramenta funcionar, primeiro é necessário saber o que cada um dos 5S engloba:
S → Seiri → Senso de Utilização
Está relacionado ao uso e manuseio de materiais que propiciam a geração de um ambiente eficiente, e que são considerados necessários para o empreendimento. Dessa maneira, a manutenção de um ambiente que contenha somente os recursos que são realmente necessários, aumenta a produtividade.
Com ele, é possível descartar movimentos desnecessário e que podem gerar retrabalho. Assim, essa ação acaba reduzindo custos de estoque, e de tempo para execução de tarefas.
S → Seiton → Senso de Organização
O senso de organização se complementa ao senso de utilização. Tendo em vista que não adianta um empreendimento ter os materiais necessários se os mesmos não ficam bem distribuídos no espaço físico da empresa. Com isso, é possível obter o reposicionamento ideal dos recursos, deixando-os em sua localidade precisa.
Um claro exemplo disso, pode ser observado em uma empresa que utiliza a metodologia de Outbound Marketing. Tendo em vista que o objetivo é de prospectar clientes ativamente. Assim, ter os materiais tanto para se comunicar quanto para registrar o andamento das ligações facilmente acessíveis, se torna essencial para evitar imprevistos.
S → Seiso → Senso de Limpeza
O senso de limpeza é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento da visão interna do negócio. Pois impacta a maneira pela qual os stakeholders projetam a imagem sobre a empresa. Porém, ele também exige que se compreenda qual o motivo do elevado nível de sujeira que está sendo encontrado em determinados pontos da empresa.
Assim, com a realização de limpezas constantes, o acúmulo de materiais diminui. E a limpeza, assim como o bem estar dos colaboradores aumenta, evitando o desgaste do ambiente, desperdício de materiais, e obsolescência no trabalho.
S → Seiktsu → Senso de Padronização
O senso de padronização está ligado a execução de forma uniformizada dos processos da empresa pelos funcionários. Isso faz com que os três sensos anteriores ocorram de forma recorrente na organização. O efeito positivo gerado por esse senso é extremamente elevado.
Assim, ele gera a criação de processos para o controle interno, facilitando encontrar e corrigir dificuldades e problemas. Além disso, ele permite a modificação de algum processo caso seja necessário. Dessa maneira, é possível ter um maior alinhamento entre os setores do empreendimento e, consequentemente, a melhoria do clima organizacional da empresa.
S → Shitsune → Senso de disciplina
O último senso é o de disciplina, esse senso promove uma conexão com os outros quatro. Isso ocorre uma vez que sua execução está centralizada na promoção de um ambiente em que os funcionários estejam focados e comprometidos para executar tais ações.
Em meio a esse contexto, é relevante citar que esses fatores devem fazer parte da cultura empresarial do empreendimento. Assim, nota-se que quanto maior a interação e compreensão do impacto que cada membro gera em seu setor, maior será a produtividade e engajamento com a empresa, e o alcance de seus resultados.
Maiores desafios para sua aplicação
Como mencionado anteriormente, a aplicação desses tópicos exige um engajamento entre os funcionários, e os objetivos da empresa. Porém, é importante ter em mente que implantar mudanças não são simples, e que não ocorrerão de maneira rápida. Isso pois, a aplicação dos 5 sensos exige mudanças de hábitos dos funcionários, e da cultura da empresa.
Dessa maneira, podem ocorrer problemas como resistências tanto por parte dos colaboradores, quanto por parte da alta gerência em relação a aplicação dos métodos. Assim, para empresas mais tradicionais pode se tornar um desafio aplicar uma metodologia que exige a tomada de atitudes “simples”.
Com isso, para que seja possível de se modificar uma cultura deve ser feito um trabalho de longo prazo. Assim, será possível buscar planejar bem como será feito, e cobrar adequadamente a obtenção de resultados.
Recomendações para a aplicação dessa metodologia
Assim, para que a aplicação se torne efetiva é necessário realizar:
- Revisão processual constante para verificar se os processos estão realmente agregando valor para os funcionários e os stakeholders que ela possui;
- Acompanhamento frequente para entender se está havendo a aplicação e como ela está sendo feita, visando a correção das atividades realizadas de forma incorreta;
- Realização das tarefas nos prazos corretos para evitar que ocorra a irregularidade processual no ambiente interno da organização;
- Alinhamento entre os membros de cada setor. Assim será possível saberem exatamente quais os objetivos e metas a serem atingidas por cada um dos setores da empresa.
Essas medidas, servem como uma maneira de mensurar os impactos que os sensos ocasionam na estrutura interna da empresa. E é de extrema importância que seja realizada, pois qualquer metodologia só funciona, se seus resultados são mensurados.
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Texto escrito por Luiz Eugênio, Diretor de Projetos da PUC Consultoria