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Diagnóstico empresarial como insumo para o processo decisório

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O diagnóstico empresarial é fundamental em todos os empreendimentos; afinal, conhecer e saber sobre todas as áreas de uma empresa não é uma tarefa tão simples.

Essa análise permite o empreendedor identificar os pontos fortes e fracos de cada departamento, e quais setores estão precisando de mudanças. Assim, com a geração desses insumos, se torna possível traçar planos estratégicos de melhorias e mudanças com maior assertividade.

Por que realizar o diagnóstico empresarial?

Para compreender quais as motivações para realizar esse diagnóstico, é necessário saber quais são as vantagens que ele proporciona para o seu negócio, sendo algumas delas:

  • Identifica quais são os aspectos primordiais na administração da empresa;
  • Evita a estagnação do negócio;
  • Gera uma visão mais específica e aprofundada dos processos de gestão;
  • Analisa o desempenho de diagnósticos anteriores e permite constatar evoluções nos setores;
  • Averigua a viabilidade financeira para possíveis investimentos;
  • Excelente ferramenta para auxiliar na elaboração e formulação de metas.

Além disso, para conseguir obter essas vantagens e ver a aplicabilidade dessa ferramenta, se torna essencial conhecer quais as etapas que o constituem. Dessa forma, as decisões serão realizadas de maneira mais assertiva, e a organização apresentará um processo decisório mais consistente e estruturado.

Etapas para a realização do diagnóstico empresarial

Por mais que muitas vezes pareça óbvio, muitos empreendedores não conseguem encontrar os gargalos presentes em cada setor. O que ocorre, é que em geral, identifica-se o setor que não está sendo eficiente, porém não se identifica quais os motivos dessa ineficiência. Portanto, é necessário primeiro, descobrir e mapear quais são esses problemas, e quem são as pessoas afetadas dentro desse setor.

Etapa 1: Coleta de informações

Para realizar o mapeamento dos principais problemas de cada um dos setores da organização, entrevistas com os colaboradores, observações dentro do setor, buscando entender os processos organizacionais que constituem o funcionamento do departamento, e análise de documentos relevantes, são algumas das formas mais práticas de se conseguir identificar quais os gargalos do setor.

Além disso, grande parte dos problemas identificados nos departamentos das organizações, estão associados a:

  • Falta de capacitação dos funcionários;
  • Comunicação e baixo alinhamento entre os setores (prejudicando no desempenho e no alcance dos resultados e metas);
  • Pouca motivação dos funcionários em relação à empresa e o trabalho no setor (falta de desafios e falta de perspectiva de crescimento);
  • Funcionários com sobrecarga de trabalho (dificuldades de execução das tarefas, e prejuízo quanto à sua qualidade).

Etapa 2: Análise das informações levantadas

Nessa segunda etapa, agrupar e organizar as informações são essenciais para conseguir dar prioridade, e identificar quais são os problemas mais urgentes de serem selecionados.

Com isso, se torna mais fácil de visualizar todos os pontos importantes que foram levantados, permitindo assim a elaboração do diagnóstico sobre a situação real da empresa e de seus setores.

Etapa 3: Identificação das ameaças e oportunidades dentro do negócio

Após a organização dos dados, será o momento de definir quais os problemas que serão priorizados. Com isso, a utilização da matriz SWOT pode ser uma alternativa para conseguir fazer essa priorização..

Essa ferramenta, é usada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização. A partir disso, a matriz SWOT:

“Posiciona ou verifica a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua.”

MCCREADIE, 2008

Etapa 4: Elaboração do plano de ação

O principal objetivo dessa etapa, é de elaborar planos de ação para atuar de maneira prática nos gargalos identificados. A grande questão nessa etapa, é de conseguir solucionar de maneira prática os problemas identificados.

Para isso, a matriz SWOT, através do cruzamento entre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, consegue elaborar essas resoluções.

Ferramentas para o auxílio da elaboração do diagnóstico

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas durante as etapas e os processos do diagnóstico empresarial. Dentre essas ferramentas há:

Essas ferramentas, utilizam de metodologias diferentes mas todas permitem ter uma visão gerencial sobre a empresa e seus setores. Além disso, auxilia no processo de planejamento estratégico da empresa, e no processo decisório.

Porém, é importante ressaltar que para obter resultados e aplicações efetivas, não é aconselhável aplicar várias ferramentas nos processos. Isso evitará que informações sejam perdidas, e que hajam prejuízos na elaboração dos planos de ação.

Elaborar um diagnóstico empresarial, se constitui em uma tarefa difícil, devido a quantidade de informações que podem ser geradas, e ao seu tempo de realização.

Dessa maneira, obter ajuda profissional para a sua realização pode ser uma das melhores opções para empresas que buscam sair do processo de estagnação.

Além disso, quando se obtém um diagnóstico bem estruturado e aplicado, pode gerar consequências e melhorias a longo prazo, que impactam diretamente no direcionamento da empresa ao longo do tempo, ou seja, em seu planejamento estratégico. Nesse sentido, quanto mais alinhada a organização está em relação ao funcionamento de seus setores, maior será sua capacidade de melhorar e alavancar seus resultados e de seus colaboradores.

Para conseguir ajuda profissional, você pode entrar em contato com a PUC Consultoria Jr. e fazer um diagnóstico gratuito. Assim poderemos identificar quais as suas maiores dificuldades de sua organização, e oferecer soluções que se encaixem e que sejam adaptadas para a melhoria do seu negócio.

Texto escrito por Thiago Barcelos, consultor da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 13/02/2020 / Categoria: PLANO DE NEGÓCIOS, Sem categoria /

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