O investimento em um novo negócio é algo que parece promissor para muitas pessoas, porém também gera algumas inseguranças: será que vou conquistar espaço no mercado? Estou divulgando o meu produto ou serviço com eficiência? Qual deveria ser o próximo passo? Diante dessas questões, surge a importância de um marketing inteligente para qualquer empresa que busca se divulgar para o mercado.
O livro Traction, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, pode ser um ótimo auxiliador nas técnicas de divulgação de empreendimentos. Ele detalha 19 canais dentre vários pelos quais a conquista de clientes se torna uma realidade.
É imprescindível, portanto, para um empreendedor, entender os canais que mais se encaixam ao contexto de sua empresa e que atingirão um maior número de clientes. Assim, para decidir a melhor maneira de divulgar sua empresa é fundamental entender 2 pontos:
Qual a natureza do seu negócio?
Na hora de contactar o cliente para divulgar seu produto é importante entender a melhor maneira de se comunicar. Para isso, o empreendedor precisa saber se o perfil de seu negócio é B2B (voltado para outras empresas) ou B2C (voltado para pessoas físicas).
As estratégias para o B2B envolvem:
- especialização de conteúdo divulgado;
- precisão no atendimento a necessidades bem específicas do cliente;
- uso abundante de dados estatísticos;
- oferta de soluções duradouras.
Para o B2C, deve-se atentar para:
- a produção de conteúdo mais abrangente, porém sem se distanciar do público-alvo;
- o estímulo a recomendações para outras pessoas;
- a demonstração de resultados positivos imediatos.
Nessa perspectiva, o conhecimento aprofundado do produto ou serviço ofertado afeta diretamente na forma como o marketing será feito. A conexão a ser criada com o consumidor e o tipo de reação que se deseja provocar são baseados nesse conhecimento.
Qual a natureza do seu cliente?
Primeiramente, é necessário conhecer os seus clientes para entender quais são suas necessidades. Para isso, deve-se definir o público-alvo que seu empreendimento pretende atender e divulgar seus produtos focados no perfil dele.
Além disso, quando ocorre o contato pessoal entre funcionários e compradores, no qual a confiança, o respeito e a empatia são valores que estimulam a compra e a fidelização à empresa. Isso é importante principalmente no momento em que o cliente vai tomar a decisão de comprar ou não.
Portanto, o empreendedor deve estudar o comportamento e as necessidades de seu público. Isso vai ajudá-lo a preparar os responsáveis pelas vendas da melhor maneira possível, garantindo uma comunicação mais eficiente. Isso pode ser feito por meio da Pesquisa de Mercado, que fornece uma ampla visão do campo de atuação e das possibilidades de interação com compradores.
Como divulgar?
Uma divulgação de qualidade é essencial para qualquer negócio. Com ela, para que seus clientes te reconheçam e se interessem por seus produtos ou serviços. Por isso, uma divulgação bem elaborada e focada em seu público é essencial para manter e melhorar a percepção de valor da empresa podendo se diferenciar em relação aos seus concorrentes.
Sendo assim, nós destacamos seis maneiras de divulgação para ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. São elas:
1. Definição da Identidade Visual
Essa etapa serve para que seu cliente identifique e se conecte com as ideias de sua empresa, ou produto que ela esteja oferecendo. A Identidade Visual é utilizada tanto para ressaltar seu diferencial no mercado, quanto para que seu cliente lembre de você.
É possível aplica-la de várias formas, como no próprio nome da empresa, logotipo e embalagens de produtos. Entretanto, necessariamente, estas aplicações precisam ter coerência entre si. Para isso, faça com que a sua identidade visual capture a essência de sua empresa, sua cultura, seus objetivos e o que ela quer que seu cliente pense dela.
2. Investir em Marketing Digital
O Marketing Digital é o conjunto de todas as atividades que sua empresa utiliza para se promover no mundo virtual. Podendo ser utilizado de diversas formas como por meio de redes sociais, e-mail marketing e site. Aplicado da forma correta, ele permite que seus clientes se interessem pelo seu negócio mesmo sem que eles tenham que te conhecer pessoalmente ou ter visitado a sua empresa.
Algumas das principais características desse método são:
- Informações devem ser passadas de forma mais rápida e direta.
- Sua visão de retornos dos resultados é bem mais rápida (Facilitando o Cálculo do ROI)
- Está em constante mudança, constantemente surgem novas tendências, diferentes ferramentas e novas plataformas.
- Possibilita direcionar seus anúncios para as pessoas certas. Em meio a tantas pessoas navegando na internet, é essencial que sua divulgação seja destinada a possíveis clientes e não a pessoas que estão muito distantes de seu publico alvo.
- Necessita de estratégias para atrair a atenção das pessoas. Com tanta informação na internet, se você quer que sua publicação cause o interesse das pessoas é preciso que ela tenha algum diferencial ou atenda bem o que os as pessoas buscam.
- Acompanhamento no pós-venda facilitado, através da internet é muito fácil manter a comunicação com clientes através de mensagens e publicações.
Aplicar o marketing digital é um pré requisito para se destacar no mercado globalizado, independente de sua área de atuação. Por isso, é necessário que você tenha maior estudo e prática sobre ele para realizar ações, com base em seus objetivos, afim de alcançar melhores resultados para o seu negócio.
3. Posicionamento profissional nas redes sociais
A participação profissional nas redes sociais faz parte do Marketing Digital, relacionando-se com algumas vantagens do mesmo como maior entendimento de seus investimentos. Por exemplo, ao postar uma foto com algum de seus produtos, a quantidade de likes e clientes entrando em contato são ótimos indicadores para saber se aquele produto atende aos gostos do seu cliente.
É possível manter uma constante participação de forma gratuita nesses meios. Além de ser uma ótima maneira para conseguir novas oportunidades de venda, por poder sempre estar próximo do seu cliente o mantendo por dentro das novidades da empresa e mostrando para ele que você sempre estará pronto para atendê-lo.
Apesar deste ambiente normalmente ser usado de forma mais descontraída, para o seu negócio é importante tentar manter a disciplina. Sendo assim, regular a quantidade de postagens necessárias e entender o que o seu cliente quer realmente ver é imprescindível. Isso também fará com que seus seguidores lembrem do seu perfil e esperem por postagens.
Ademais, investir em publicações patrocinadas possibilita a expansão da visibilidade da sua marca. Elas são capazes de trazer novos seguidores e, também, novos clientes que comprarão seu produto.
4. Buscar parceiros de sucesso
Parcerias com empresas de outros seguimentos, que atendem os mesmos clientes que os seus, podem alcançar públicos grandes e diferenciados de forma rápida e simples. Entretanto, é importante ter cuidado para não atribuir a imagem de sua empresa com organizações mal faladas ou pessoas com uma imagem ruim.
Seguindo essa linha, uma alternativa muito utilizada atualmente, é a parceria entre empresas e influenciadores, em que há a troca do seu produto pela divulgação em um perfil. Esse método de publicidade possibilita a interação com outros seguidores que conhecerão sua marca e serão influenciados a comprar seus produtos. É importante saber com quais influenciadores fazer a parceria, qual o público-alvo que ele atinge e se condiz com o seu.
5. Divulgar promoções e ofertas nas redondezas do local
É notório a importância do Marketing Digital e suas vantagens. Entretanto, é importante mesclar estas ações com o Marketing Offline, que pode ser feita de diversas formas bem simples, como panfletagem, participação em eventos e até mesmo investir na sua fachada. Suas ações podem lhe proporcionar bons clientes que moram perto da sua região e que. consequentemente, são mais fáceis de você atender.
6. Participação em eventos
É interessante pensar em participar de feiras e eventos, principalmente se condizerem com o seu ramo de atuação. Nesses lugares, é possível conhecer muitas pessoas que podem ser possíveis clientes e parceiros comerciais. Além de te mantem mais próximo de possíveis clientes e próximo dos movimentos recentes do mercado. Com isso, pode-se entender o que os seus clientes buscam e receber feedbacks instantâneos.
Afinal, qual é a melhor maneira de divulgação?
Depende. É necessário identificar e tentar focar quais são mais condizentes com o seu tipo de negócio e manter um equilíbrio dentre estas maneiras, sem que deixe de lado totalmente qualquer uma delas. Para isso, é importante ter controle de quais ações estão gerando maiores resultados.
Como em qualquer setor de uma empresa, o marketing sem direcionamento e estratégia é extremamente prejudicial ao futuro do negócio. Investimentos muito altos em áreas pouco vantajosas para determinada empresa apenas trazem frustração e não ampliam o mercado. Dessa forma, o Plano de Marketing é o produto ideal para um empresário que quer alavancar suas formas de divulgação e priorizar os canais que serão mais diretos no contato com o público-alvo.
Texto escrito por Bruno Romano, Consultor de Projetos na PUC Consultoria Jr.