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10 dicas para abrir um novo negócio de sucesso

Você já pensou em abrir um novo negócio, mas teve medo de tentar por não saber por onde e nem como começar? Que nem você, milhares de pessoas também passaram pelo mesmo problema, afinal, abrir um negócio de sucesso hoje em dia é, estatisticamente, uma das coisas mais difíceis de fazer.

Para isso, nós da PUC Consultoria Júnior trouxemos 10 dicas para você que quer abrir um novo negócio de sucesso. Se você, assim como nós, se interessa por esse assunto, continue lendo para ver essas dicas incríveis que, com certeza, vão ser fundamentais para o seu novo negócio.

1.  Saia da zona de conforto

Quando se trata de abrir um novo negócio, é fato que este não é um processo fácil. Sendo assim, encontrar dificuldades que te desmotivam a continuar são extremamente comuns. Todavia, não há, no mercado, nenhuma grande empresa que não tenha passado pelo mesmo.

É fundamental que você se desafie a passar pelos problemas que irão aparecer no meio do caminho. Ao mesmo tempo encontrando soluções para eles, mesmo que estas te façam sair da sua zona de conforto.

Além disso, procure, também, se manter perto de pessoas que te motivarão a continuar, mesmo sem ainda ver os resultados. Lembre-se de que grandes empresários também passaram por problemas e foram desacreditados por muitos, mas que só estão onde estão hoje, pois não tiveram medo de sair da sua zona de conforto.

2.  Defina seus Objetivos

Todo negócio de sucesso surgiu dos sonhos de alguém, que, assim como o seu, começou do zero. Para mais, uma das coisas que diferenciam os grandes empresários, das pessoas que não obtiveram sucesso, é que negócios de sucesso possuem objetivos alcançáveis que guiam as ações da empresa.

Sendo assim, saiba onde você está e aonde você quer chegar, desenvolvendo caminhos diferentes e alternativos para alcançar estes objetivos.

Ter objetivos em mente é primordial para todo negócio de sucesso. Dessa forma, você terá um propósito em mente, que servirá como um norte para todas as suas ações. Todavia, certifique-se que estes objetivos são alcançáveis, para que você não se perca no caminho para o sucesso.

3.  Estude casos de sucesso

O estudo é um ponto fundamental para se obter sucesso em todas as coisas, principalmente no ramo empresarial. É importante entender que os grandes negócios de sucesso que existem hoje no mercado, também começaram do zero. E assim como você, passaram pelos mesmos problemas ou por impasses similares e conseguiram superá-los.

Dessa forma, estude as estratégias utilizadas pelas grandes empresas para superar os problemas que elas encontraram e tente aplicá-las na realidade do seu negócio.

Outrossim, é importante ter em mente que ninguém chega a lugar algum sem estudar as tentativas, mal ou bem sucedidas, de pessoas que percorreram o mesmo caminho que você.

4.  Defina um público alvo

Outro ponto importante para se criar um negócio de sucesso é entender para quem os seus produtos são destinados. Uma vez que são estes que vão consumir os seus serviços.

Esta parcela da população é chamada de Público-alvo e é nestas pessoas que você deve focar suas estratégias comerciais e de marketing.

Para isso, defina o seu nicho de mercado e estude como é o perfil das pessoas que consomem os produtos da área de atuação do seu negócio. Estes serão o seu público-alvo.

É válido ressaltar que os estudos referentes ao público-alvo não devem ser feitos apenas uma vez. Faça isto durante toda a vida do seu negócio, visto que quanto mais se sabe sobre os seus consumidores, melhor serão as suas estratégias.   

5.  Entenda as vontades e necessidades do mercado

Quando se trata de negócios de sucesso, outro ponto de atenção é sobre as necessidades do mercado. É meritório ressaltar que a maioria das grandes empresas foram aquelas que trouxeram produtos que satisfaziam as vontades dos consumidores do mercado, principalmente aquelas que ainda não possuem muitas soluções à disposição.

Portanto, é importante que você estude o mercado de atuação do seu negócio. A partir disso, tente identificar as necessidades dos consumidores, adequando os seus serviços a estas vontades.

Para mais, esta é uma estratégia de suma importância, uma vez que a partir disso você está atuando em um oceano azul, ou seja, estará em um mercado cuja concorrência não é alta, no qual o seu produto receberá mais atenção do público. 

6. Estabeleça contatos

Outro diferencial entre os grandes empresários e aqueles que não obtiveram sucesso é o estabelecimento de contatos dentro do mercado de atuação. À vista disso, esta estratégia é chamada de Networking, que consiste em ampliar suas relações, visando ter por perto pessoas que vão ser importantes para o seu negócio. 

Por conseguinte, procure se conectar com pessoas que poderão te auxiliar na consolidação do seu negócio, assim como, possuem certa influência do mercado.

É válido ressaltar que o networking não consiste, necessariamente, em manter contato com outros empresários. Entretanto, é importante, também, estabelecer relações com fornecedores, compradores, investidores, consultores, divulgadores, assim como, com pessoas que vão te auxiliar na solidificação do seu negócio.

7. Tenha um MVP

Uma dica primordial para você que quer abrir o seu novo negócio e não sabe por onde começar ou que acha que é necessário muito dinheiro para empreender, é o MVP (Minimum Viable Product)

Este consiste em uma estratégia, utilizada por grandes empresas do mercado, que em portugês significa Mínimo Produto Viável, que se trata de testar o seu produto antes de realmente investir nele, assegurando o sucesso do seu negócio.

É de suma importância estabelecer um MVP, sendo que este é  fundamental para que você conheça mais ainda o seu produto e o seu público, saiba o que melhorar, entenda a viabilidade do seu negócio e, também, consiga capital para começar a investir.

Dessa forma, a estratégia do MVP se respalda em, basicamente, você fornecer, inicialmente, a algumas pessoas aquilo que pretende vender. Isto serve para ver como estas reagem ao que você está oferecendo. Em seguida, você irá começar a cobrar por isso, para entender até quanto os consumidores pagariam pelo seu produto.

8. Utilize as redes sociais

É do conhecimento de todos que a propaganda é a alma de todo grande negócio de sucesso, mas muitos não sabem por onde começar. Para isso, as redes sociais servem, atualmente, como uma ferramenta poderosa de marketing, divulgação e vendas, afinal é através delas que as pessoas vão chegar até você. 

Sendo assim, é fundamental que você crie perfis nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Estes devem ser alimentados com conteúdos voltados para a sua marca. 

Além disso, é importante que você desfrute de todas as ferramentas que estas plataformas oferecem para você. Uma vez que são elas que te ajudarão a aumentar o engajamento da sua loja. Se atende também a sua identidade visual, pois isto trará mais credibilidade para o seu negócio. 

9. Divulgue Benefícios

Se você tem um produto e tem certeza da qualidade dele, é fundamental que você deixe as pessoas saberem disso. Uma estratégia que todas as grandes empresas que existem no mercado hoje em dia utilizam, é de divulgar os valores que os produtos oferecem para o consumidor.   

Para isso, é fundamental que você, ao divulgar o seu produto, evidencie os benefícios que estes trarão para a vida dos consumidores.

Esta estratégia é primordial para que você consiga alavancar o seu negócio e ao mesmo tempo fazer com que os consumidores se interessem mais pelo seu produto, ignorando, mesmo que um pouco, os preços cobrados por ele. 

10. Tenha um planejamento

Por fim, um ponto importante, que é um dos segredos para se ter um negócio de sucesso é a elaboração de um plano de negócios efetivo. A partir disso, você terá esquematizado as orientações necessárias para atingir os seus objetivos. Assim como, saberá se o seu negócio é realmente algo viável ou não. 

A partir disso, é meritório que você tenha em mãos um planejamento de negócios antes de começar a empreender, para evitar erros e ter as informações necessárias para levar o seu empreendimento ao sucesso.

Se você se interessou sobre a elaboração de um plano de negócios, não deixe de conferir este texto sobre Por que fazer um Plano de Negócios?

E Agora?

Após ler essas dicas preparadas pela nossa equipe da PUC Consultoria Júnior, você já sabe por onde começar e como criar o seu negócio. Lembre-se de guardá-las para se assegurar de que você está no caminho certo para o sucesso. 

Tenha em mente que empreender nem sempre será um processo fácil, mas que com trabalho duro, dedicação e disciplina você conseguirá atingir seus objetivos e alcançar os tão sonhados resultados.

Além das dicas fornecidas acima, o mais importante conselho para você que, assim como muitos, tem o sonho de ter o seu próprio negócio é: não desista! Você vai chegar lá. Nós da PUC Consultoria Júnior estamos aqui para te ajudar a alcançar suas metas, solidificar seu empreendimento e otimizar os seus processos e resultados, afinal seu sucesso é o nosso objetivo! 

Além disso, se você precisa de ajuda para o seu Plano de Negócios, não deixe de conferir nossos serviços, nós podemos te ajudar com isso! Se você se interessou por este conteúdo, não deixe de conferir mais textos como esse no nosso Blog.

Texto escrito por Victor Soares, consultor de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 23/08/2021 / Categoria: CONSULTORIA E ASSESSORIA, FINANÇAS, PLANO DE NEGÓCIOS /

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