“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” – Lewis Carrol
Metodologia SMART é um conceito bem simples e prático para traçar objetivos específicos seja na área pessoal ou profissional. Como por exemplo, em um empreendimento, onde possuir boas metas aumenta significativamente a produtividade dos colaboradores, resultando em melhores números para os negócios.
O que significa SMART?
A sigla SMART, é definida como “inteligente” em inglês, no entanto, engloba também outros sentidos e significados. Cada letra é a abreviação de um princípio para a elaboração de uma meta verdadeiramente inteligente.
Além disso, para aprender a otimizar o negócio e potencializar ainda mais suas vendas, leia também o artigo Como fazer um Planejamento de Produção Efetivo.
O que cada letra significa?
Specific (Específica)
No primeiro passo para traçar uma meta inteligente, faz-se necessário que todos os envolvidos tenham conhecimento do que se trata a meta. Para isso, ela deve ser bem direta, portanto, não pode ser ampla e não deve gerar ambiguidade.
Algumas perguntas para ajuda-lo a definir Metas Especificas são:
- O que eu quero alcançar com essa meta?
- Quem serão os responsáveis por ela?
- Como ela será conquistada?
- Quando você pretende realiza-la?
Measurable (Mensurável)
Não adianta criar um objetivo se esse não pode ser medido. É imprescindível estabelecer métricas eficientes para poder ter noção do que foi alcançado, o âmbito que precisa de melhorias e a partir dai traçar planos futuros.
Coletar e monitorar dados irá mantê-lo no controle do caminho que será percorrido.
Achievable (Atingível)
Desejar resultados excelentes é o que todos querem, porém isso envolve um enorme risco de traçar objetivos impossíveis de serem alcançados, frustrando todos os envolvidos. Metas bem definidas são aquelas que desafiam e, ao mesmo tempo, podem ser alcançadas pelo empreendimento.
No âmbito empresarial deve-se avaliar o histórico e ver se é possível ou não atingi-las e pedir opinião das pessoas envolvidas no cumprimento do objetivo.
Revelant (Relevante)
Definir propósitos é extremamente importante. Isso implica na criação de metas que afetam diretamente na empresa. Sendo assim, elas devem se basear no perfil e o momento que a empresa está inserida.
Time Based (Temporal)
Por último, é preciso determinar um tempo para que o objetivo se cumpra. Como por exemplo, um mês, um ano, um semestre, entre outros. Estabelecer metas sem prazos descredibiliza o objetivo estabelecido.
Deve-se sempre ter a atitude de revisar a meta de tempos em tempos. Isso porque ela pode fazer sentido hoje, mas talvez amanhã, não faça mais.
Porque usar as metas SMART?
Agora que você já entendeu a importância desse método, vamos entender os 4 porquês de usar as metas SMART:
- Elas ajudam a esclarecer suas prioridades.
- Permite que você foque mais no que é mais importante.
- Retira a subjetividade deixando obvio o que deve ser feito.
- Auxilia na melhor administração do seu tempo.
Se suas metas cumprirem todos os requisitos que listamos, toda a equipe envolvida estará empenhada em realizar os objetivos traçados, resultado num beneficio mutuo para a empresa quanto para os trabalhadores.
Texto escrito por Henrique Braga, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.