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Conheça as 5 forças de Porter e saiba como aplicar na sua empresa

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Aprenda sobre as características das 5 forças de Porter e saiba como usar a ferramenta de modo a estabelecer um melhor posicionamento no mercado.

O que é?

As 5 forças de Porter estão relacionadas à determinação da posição da empresa dentro de seu mercado. Elas analisam os ambientes interno e externo a fim de determinar estratégias mais eficientes em frente aos seus concorrentes. São elas: rivalidade entre concorrentes, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes, ameaça de produtos ou serviços substitutos e barreira à entrada de concorrentes.

5 forças de Porter

Análise das 5 forças de Porter

Rivalidade entre concorrentes

Está relacionada à pesquisa de mercado. Se consiste em localizar seus concorrentes diretos – oferecem os mesmos tipos de produtos, para um mesmo público-alvo e em uma mesma faixa de preço – e indiretos – oferecem produtos que podem substituir o que está sendo ofertado. Feito isso, é realizada uma análise do quão fortes tais marcas são no mercado e dos pontos positivos adotados por cada uma delas.

Poder de barganha dos fornecedores

Verifica as melhores opções de fornecedores no mercado, mas de tal forma que nunca haja apenas uma opção. Caso haja um grande número de fornecedores disponíveis, as exigências relacionadas à preço e tempo de entrega estariam voltadas a favor da empresa. Na situação oposta, o empreendimento fica mais vulnerável às condições de seus fornecedores.

Poder de barganha dos clientes

Estuda a importância dos consumidores para a marca da empresa no mercado. Além disso, verifica a influência dos clientes para a receita. Quanto maior for a disponibilidade de produtos, mais poder os clientes tem na negociação. Na situação oposta, a exigência por preço e qualidade tende a ser mais forte.

Ameaça de produtos ou serviços substitutos

O foco dessa força é detectar o surgimento de novas tendências visando não deixar os produtos ou serviços ofertados obsoletos. Para que isso seja possível, é preciso que o empreendimento esteja apto a realizar mudanças em suas linhas operacionais. Esses novos produtos não são necessariamente iguais aos já ofertados, mas que podem substituí-los, atendendo à mesma necessidade.

Barreira à entrada de concorrentes

Apresenta a dificuldade de entrada de novas empresas do ramo no mercado. Portanto, deve-se estudar os impedimentos existentes para que isso aconteça e o poder de reação das organizações já constituídas. Fatores relacionados a esse tópico são quantia necessária no investimento inicial, burocracias existentes na área e se há incentivos fiscais ou governamentais para a abertura da empresa.  

Como usar a ferramenta?

A aplicação dessa ferramenta pode ser bem entendida seguindo três passos. São eles: captação de informações, análise dos resultados e formulação de estratégias.

Captação de informações

A principal estratégia para a captação de informações necessárias é fazer uma ampla pesquisa englobando todo o mercado o qual será o de atuação. É importante tentar obter o máximo de referências sobre concorrentes, clientes e fornecedores.

Para que isso seja feito com êxito, é necessário realizar pesquisas via internet, ligações ou até mesmo visitas locais para que possam ser feitas comparações com a concorrência. Ficar atento aos pontos positivos que podem ser implementados é fundamental.

Em relação às informações sobre os consumidores, a aplicação de questionários com perguntas pertinentes sobre o que se deseja saber sobre eles é uma opção muito válida. Nessa parte, é importante fazer uma seleção do que realmente é relevante para que nada seja esquecido.

Quanto aos fornecedores, é interessante buscar ao máximo opções que sejam confiáveis e de qualidade. Há ferramentas pertencentes à pesquisa de mercado, como mapeamento de fornecedores, que ajudam consideravelmente nisso. Elas irão tomar como base melhores preços, menor frete e melhor prazo de entrega, por exemplo, para realizar essa análise.

Análise dos resultados

Após feita a coleta das informações, agora é preciso analisá-las. É importante separar e detalhar o que cada informação obtida significa e no que ela pode ser útil para a empresa. Como serão muitos dados a serem examinados, o auxílio de ferramentas, como Excel, pode ser um facilitador. A construção de gráficos e tabelas facilita a visualização.

Formulação de estratégias

Com a análise dos resultados, já é possível formular estratégias a serem implementadas na empresa. O foco a ser tomado será todo em relação às pesquisas realizadas anteriormente. Assim, a adequação ao que o mercado adota e o que é preciso fazer para atrair os clientes já estarão muito bem encaminhados. Dessa maneira, a base para iniciar um negócio ou adequá-lo estará finalizada.

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Resumindo, quais são os seus benefícios?

Tendo em vista a funcionalidade de cada uma das forças, a visão geral da concorrência e como se beneficiar com essa informação fica muito mais facilitada. Com elas, é possível também a análise da competitividade e estabelecer a melhor forma de como se posicionar no mercado.

Além disso, as chances de não atender às expectativas do mercado diminuem consideravelmente, sendo feita a avaliação das forças descritas e aplicando-as no empreendimento em questão. A redução de gastos e maior estabilidade no mercado também pode ser conferida com aplicação delas, uma vez que são feitas averiguações relacionadas aos concorrentes, fornecedores e clientes.

E para os estreantes no mercado?

Para os que não possuem aprofundamento em empreendedorismo, as 5 forças de Porter dão um direcionamento eficiente. Elas inserem o empreendedor no mercado o qual ele pretende atuar, apresentando um variado conhecimento sobre as informações mais importantes.

Nessa mesma linha de raciocínio, há outras estratégias que também ajudam aqueles que pretendem abrir um empreendimento. Estudo de viabilidade, estudo de localização, entre outros, são ferramentas muito válidas para isso.

Texto escrito por Felipe Castro, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 16/05/2019 / Categoria: MARKETING /

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